segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Let's speak - about the housework

EXPRESSÕES SOBRE "A ORDEM" EM CASA

1 - Quando nos referimos à ordem ou desordem em casa, ou em qualquer outro lugar, podemos utilizar a seguinte série de expressões, adjetivos e verbos. Sobre a desordem, vamos usar a palavra "mess" (bagunça, desordem):
* To make a mess - desarrumar / desordenar
Ex.:
* What a mess! - Que bagunça!, Que desordem!
* This room is (in) a mess. - Este quarto está desarrumado.
* I don't like this mess. - Eu não gosto desta desordem.
* They are making a mess in their bedroom. - Eles estão desarrumando o quarto.
2 - Também podemos usar os seguintes adjetivos:
* clean - limpo/a
* dirty - sujo/a
* tidy - organizado/a
* untidy - desarrumado/a
Ex.:
* This room was dirty before. Now it's clean. - Este quarto estava sujo antes. Agora está limpo.
* Charles is very untidy boy. - Charles é um menino muito desordenado.
3 - Assim mesmo encontramos os verbos:
* to clean (up) - limpar
* to tidy (up) - ordenar
* to straighten up - ordenar
Ex.:
* Let's clean (up) this room. - Vamos limpar este quarto.
* You have to tidy up your bedroom. It's in a mess. - Você tem que arrumar seu quarto. Está uma bagunça.
* He left the office in a mess and we had to straighten it up. - Deixou o escritório desarrumado e nós tivemos que arrumá-lo.

AS TAREFAS DOMÉSTICAS - The housework

1 - Vamos estudar mais alguns verbos relacionados com as tarefas domésticas:
a) housework, household chores - tarefas domésticas
* to make the meal - fazer a comida
* to wash the dishes - lavar os pratos
* to sweep the floor - varrer o chão
* to mop the floor - limpar o chão
* to pick up the clothes - recolher a roupa
* to hang up the clothes - pendurar a roupa
* to make the bed - fazer a cama
* to dust the furniture - tirar o pó dos móveis
* to vacuum the flor - aspirar o pó
* to iron the clothes - passar a roupa
* to take the garbage out - tirar o lixo
b) Ao nos referirmos às atividades, muitas delas se expressam com o verbo "to do":
* to do - the cleanning    - fazer a limpeza
            - the washing      - lavar a roupa
            - the washing-up - lavar os pratos
            - the shopping     - fazer as compras
            - the ironing        - passar
            - the vacuuming  - aspirar 
Ex.:
* My mother makes the meal but I have to wash the dishes. - Minha mãe faz a comida mas eu tenho que lavar os pratos.
* I make my bed and straighten up my bedroom before leaving home. - Eu faço minha cama e arrumo meu quarto antes de sair de casa.
* On Saturdays we have time to do the ckaning at home. - Aos sábados temos tempo de fazer a limpeza em casa.
* Can you take the garbage out, please? - Pode tirar o lixo, por favor?
* She hates ironing. - Ela odeia passar.

PRONOMES POSSESSIVOS
 pronomes possessivos são usados para substituir o adjetivo possessivo e o substantivo que o acompanha.
Adjetivos            Pronomes
possessivos         possessivos

* my / mine         (o/a)  meu/minha, (os/as) meus/minhas
* your/yours        (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas
* his/his              (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas (dele)
* her/hers            (o/a) seu/suas, (os/as) seus/suas (dela)
* its/its                (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas
* our/ours            (o/a) nosso/a, (os/as) nossos/as
* your/yours        (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas
* their/theirs        (o/a seu/sua, (os/as) seus/suas (deles/as)
Atenção: Vemos que "exceto "mine", o resto dos pronomes possessivos têm a mesma forma que os adjetivos possessivos, acrescentando "s", salvo os casos que já terminam em "s" (his, its), que são iguais.
Ex.:
* My car is black. Mine is black. - Meu carro é preto. O meu é preto.
* This is your house. This house is yours. - Esta é sua casa. Esta casa é sua.
* That is his book. that book is his. - Esse é seu livro (dele). Esse livro é dele.
* It is her toy. It's hers. É seu brinquedo (dela). É dela.
* They are our pictures. they are ours. São nossos quadros. São nossos.
* These are your shoes. These are yours. - Estes são seus sapatos (de vocês). Estes são os seus (de vocês)
* It's their computer. It's theirs. - É o computador deles. É deles.

O INTERROGATIVO "WHOSE?" - de quem?

1 - O pronome interrogativo "whose?" implica posse e significa "de quem?". As perguntas podem ser feitas de diversas maneiras:
a) Whose + to be no singular + nome no singular ou pronome singular:
Ex.:
* Whose is this shirt? Whose is it? - De quem é esta camisa? De quem é?
b) Whose + verbo "to be" no plural+ nome plural ou pronome plural:
Ex.:
* Whose are those documents? Whose are they? - De quem são esses documentos? De quem são?
c) Whose + nome singular + verbo "to be" no singular
Ex.:
* Whose ring is this? - De quem é este anel?
* Whose dog is that? - De quem é este cachorro?
d) Whose + nome plural + verbo "to be" no plural.
Ex.:
* Whose books are these? - De quem são estes livros?
* Whose cards are those? - De quem são esses cartões?
2 - A estas perguntas devemos responder:
a) Com um pronome possessivo:
Ex.:
* Whose is this shirt? - De quem é esta camisa?
   It's mine. - É minha.
* Whose are those documents? - De quem são estes documentos?
   They're hers. - São dela.
* Whose ring is this? - De quem é este anel?
   It's his. - É dele.
* Whose books are these? - De quem são estes livros?
   They're ours. - São nossos.
b) Com o caso genitivo, na resposta, não usamos o objeto junto ao possuidor?
Ex.:
* Whose is this dog? - De quem é este cachorro?
   It's Tom's. - É de Tom.
* Whose cards are those? - De quem são estes cartões?
   They're Sarah's. - São da Sarah.

TAMBÉM E TAMPOUCO

1 - Já conhecemos algumas formas de dizer "também" (also, too, as well).
Ex.:
* - I like English. - Eu gosto de inglês.
   - I like English, too. - Eu gosto de inglês também.
* - She washed the dishes. - Ela lavou os pratos.
   - I washed the dishes, too. - Eu também lavei os pratos.
2 - Se a frase for negativa, ao final da frase usaremos "either" (tampouco).
Ex.:
* - He isn't tall. - Ele não é alto.
   - I am not tall either. - Eu tampouco sou alto.
3 - Se não queremos repetir toda a frase, podemos usar apenas o sujeito, o auxiliar (verbo "to be", do/does/did, etc) e "too" ou "either".
Ex.:
* - He is angry. - Ele está com raiva.
   - She is too. - Ela também.
* - I like doing the cleaning. - Eu gosto de fazer a limpeza.
   - I do too. - Eu também.
* - She traveled to Europe. - Ela viajou para a Europa.
   - I did too. - Eu também.
* -They aren't enjoying the party. - Eles não estão aproveitando a festa.
   - We aren't either. - Nós tampouco.
* - She doesn't go to work by bus. - Ela não vai trabalhar de ônibus.
   - I don't either.
* - I didn't study for the test. - Não estudei para o exame.
   - I didn't either. - Eu tampouco.
4 - Outras formas de expressar "também" e "tampouco".
a) Uma forma curta:
* Me, too - Eu, também.
* Me, neither - Eu, também
Ex.:
* - I speak English. - Eu falo inglês.
   - Me, too. - Eu também.
* - I don't like chocalate. - Não gosto de chocolate.
   - Me, neither. Eu tampouco.
5 - Outra maneira mais elaborada é:
* So + auxiliar + sujeito - sujeito + também
* Neither + auxiliar + sujeito - sujeito + tampouco
Ex.:
* - I am Spanish. - Sou espanhol.
   - So am I. - Eu, também.
* - She can play the piano. - Ela sabe tocar piano.
   - So can I. - Eu, também.
* - They like tennis. - Eles gostam de tênis.
   - So do we. - Nós também.
* - I ate fish yesterday. - Comi peixe ontem.
   - So did I. - Eu, também.
* - I am not studuing Russian. - Eu não estou estudando russo.
   - Neither am I. - Eu tampouco.
* - He wasn't a doctor. - Ele não era médico.
   - Neither was his mate. - Seu companheiro tampouco era.
* - I don't live in Brazil. - Eu não moro no Brasil.
   - Neither do I. - Eu tampouco.
* - She didn't steal the watch. - Ela não roubou o relógio.
   - Neither did I. - Eu tampouco.

EXERCISE

1.Substitua as palavras sublinhadas por pronomes possessivos.
a) It's their house. It's _________________
b) Our exam was more difficult. _____________ was more difficult.
c) It's John's dog. It's _______________
d) This is my wallet. This is _______________
e) Where is your umbrella? where is ____________

2.Ordene as palavras para formar frases corretas.
a) car this is whose? mine it's.
b) these keys are whose? his they're.
c) computer whose is that? Mary's it's.
d) whose this was camera? Peter's was it.
e) ours nicer is than apartment your.

3.Una as frases corretamente.
a) I can't play the violin
b) She went to the movies yesterday.
c) We are tired.
d) They can speak three languages.
e) I don't like getting up early.

1.(    ) So can I.
2.(    ) Neither do I.
3.(    ) I did, too
4.(    ) So were my parents.
5.(    ) I can't, either.

                                                                    FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário