domingo, 25 de setembro de 2011

Let's speak - about the health

A SAÚDE - The health

1 - Vocabulário:
* health - saúde
* iliness, disease - enfermidade; doença
* healthy - saudável
* ill, sick - enfermo; doente
* doctor - médico
* nurse - enfermeiro
* surgeon - cirurgião
* dentist - dentista
* patient - paciente
* allergy - alergia
* cold - resfriado
* depression - depressão
* fever - febre
* flu - gripe
* (to) cough - tossir; tosse
* (to) sneeze - espirrar, espirro
* ache, pain - dor
* painful - doloroso
* tablet - comprimido
* prescription - receita médica
2 - Para expressar problemas de saúde podemos dizer:
Ex.:
* I don't feel well. - Não me sinto bem.
* I have a sore throat. - Tenho dor de garganta.
* I have a pain in my elbow. - Estou com dor no cotovelo.
* My knee hurts. - Meu joelho está doendo.
3 - Com a terminação "-ache" temos cinco tipos de dor:
Ex.:
* To have a(n) - headache       - dor de cabeça
                        - stomachache  - dor de estômago
                        - toothache       - dor de dente
                        - backache       - dor nas costas
                        - earache         - dor de ouvido
4 - As outras dores podem ser expressas por meio de:
Ex.:
* - I have a sore... - Tenho dor...
     I have a sore foot... - Meu pá está doendo.
* - I have a pain in my... - Me doi o/a...
     I have a pain in my arm. - Me doi o braço...
* - My... hurts. - Meu... dói...
     My shoulder hurts. - Meu ombro dói.
5 - Ao usar uma das duas últimas expressões, temos que lembrar que as partes do corpo se expressam com os adjetivos possessivos, ainda que em português sejam usados artigos.
Ex.:
* I have a pain in my back. - Tenho dor nas costas.
* My leg hurts. - Me dói a perna.

EXPRESSAR OPINIÕES

1 - Quando queremos dar alguma opinião, muitas vezes usamos expressões de introdução como:
* I think...      - Penso... / Acho...
* I suppose... - Suponho...
* I guess...     - Creio... / Me parece...
Ex.:
* I think it will rain tomorrow. - Acho que vai chover amanhã.
* I suppose you're coming to the party. - Suponho que virá à festa.
* I guess he doesn't feel well. - Me parece que ele não está se sentindo bem.
* I suppose this tablet will do you good. - Suponho que este comprimido lhe fará bem.
* I have a stomachache. I think I ate too much yesterday. - Tenho dor de estômago. Creio que comi demais ontem.

O CORPO HUMANO - The human body

1 - Vocabulário

* head - cabeça
* neck - pescoço
* shoulder - ombro
* back - costas
* chest - peito
* arm - braço
* elbow - cotovelo
* wrist - punho
* hand - mão
* finger - dedo (da mão)
* waist - cintura
* leg - perna
* knee - joelho
* calf - panturrilha
* ankle - tornozelo
* foot - pé
* toe - dedo (do pé)

EXPRESSAR CONSELHOS OU SUGESTÕES - Should

1 - Should - O verdo auxiliar "should" equivale à forma condicional do verbo "dever" (deveria...). Tem a mesma forma para todas as pessoas e é usado antes de um infinitivo sem "to".
Ex.:
* You should take a pill. - Deveria tmar uma pílula.
* She should study harder. - Ela deveria estudar mais.
* We should go and see the doctor. - Deveríamos ir ao médico.
* I should be happy. - Eu deveria estar contente.
* You should brush your teeth three times a day. - Você deveria escovar os dentes três vezes ao dia.
2 - A forma negativa é "should not" ou "shouldn't".
Ex.:
* You shouldn't smoke . It's harmful. - Não deveria fumar. É nocivo.
* They shouldn't go out in this weather. - Eles não deveriam sair com este tempo.
* He shouldn't go to home alone. - Ele não deveria ir para casa sozinho.
* I shouldn't drink alcohol. - Eu não deveria beber álcool.
3 - Para fazer perguntas, invertemos a ordem entre "should" e o sujeito.
Ex.:
* Should I take any medicine? - Eu deveria tomar algum remédio?
* What should he do? - O que ele deveria fazer?
* Should we buy any painkiller? - Deveríamos comprar algum analgésico?
* what doctor should she visit? - Ela deveria ir a qual médico?
Atenção: Todas estas estruturas são utilizadas para dar ou pedir conselhos, recomendações ou sugestões.
4 - Outra estrutura similar a "shouldn't" é "had better" / 'd better" e "had better not / 'd better not", em frases afirmativas e negativas.
Ex.:
* You should buy some cold medicines = You'd better buy some cold medicines.
   Você deveria comprar alguns medicamentos para o resfriado.
* He shouldn't do more exercise = He'd better not more exercise.
   Ele não deveria fazer mais exercícios.

PLURAIS IRREGULARES

1 - Vejamos algumas partes do corpo com plurais irregulares.
* tooth / teeth - dente / dentes
* foot / feet    - pé / pés
* calf / calves - panturrilha / panturrilhas
Ex.:
* My left foot hurts. - Meu pé esquerdo está doendo.
* My feet hurt. - Meus pés doem.

OS VERBOS "TO HAVE" E "TO HAVE GOT" - II

1 - Os verbos "have" e "to have got" têm o mesmo  significado (ter), mas quanto à forma, são um pouco diferentes. A diferença fundamental é que "have" não são auxiliar e "have got", sim; portanto, "have" necessita de "don't / doesn't / didn't" para as negações, ou "do / does / did" para as respostas.
Ex.:
* I don't have a job - Não tenha trabalho?
* Does he have many books? - Ele tem muitos livros?
2 - "Have got", por ser auxiliar, só acrescenta "not" para as negações, e é "have" o que inverte a ordem com o sujeito para fazer pergunta.
Ex.:
* He has not (hasn't) got a watch. - ele não tem relógio.
* Have you got on old diswasher? - Você tem uma lavadora de louças antiga?
3 - "Have got" pode contrair com o sujeito, mas "have" não.
Ex.:
* I've got a new camera. / I have a new camera.
4 - Vejamos mais alguns exemplos com ambas as formas.
Ex.:
* I've got a sore throat. - Estou com dor de garganta.
* He has a headache. - Eler está com dor de cabeça.
* He's got a pain in his wrist. - Ele tem dor no punho.
* She's got a backache. - Ela tem dor nas costas.
* We have a sore back. - Nós temos dor nas costas.
* I've got a cold. - Estou resfriado.
5 - Neste último exemplo, "cold" (resfriado) é um substantivo, que não pode ser confundido com o adjetivo "cold" (frio)..
Ex.:
* He's got a cold. - Ele está resfriado.
* He's cold. - Ele está com frio.

COULD

1 - "Could" é o passado de "can" (poder, saber). Tem uma mesma conjugação para todas as pessoas e se usa antes de um infinitivo sem "to".
Ex.:
* I could win the game. - Eu podia ganhar a partida.
* She could swim. - Ela sabia nadar.
* He could come to the party. Ele podia vir à festa.
2 - Em frases afirmativas:
Ex.:
* I could read your message. - Eu pude ler sua mensagem.
* He could phone her in the morning. - Ele pôde ligar para ela de manhã.
* We could see the monument. - Nós pudemos ver o monumento.
* They could find the key. - Eles puderam encontrar a chave.
3 - Em frases negativas usamos "could not" ou "couldn't":
Ex.:
* I couldn't use my computer. - Não pude usar meu computador.
* You couldn't sell your car. - Você não pôde vender seu carro.
* She couldn't go to the movies. - Ela não pôde ir ao cinema.
* They couldn't stay longer. - Eles não puderam ficar mais tempo.
4 - Nas perguntas invertemos a ordem entre "could" e o sujeito.
Ex.:
* What could I do? - O que eu podia fazer?
* Where could she pratice English? - Onde ela podia praticar inglês.
* Could we meet on Friday? - Podíamos nos encontrar na sexta?
5 - "Could" se usa:
a) para expressar possibilidade:
Ex.:
* Charles could go to jail. - Pode ser que Charles vá para a prisão.
* It could snow tomorrow. - Pode ser que chova amanhã.
b) para expressar habilidade no passado:
Ex.:
* I could swim when I was four. - Eu sabia nadar quando tinha quatro anos.
* She could speak a little Chinese. - Ela sabia falar um pouco de chinês.
c) para expressar sugestões:
Ex.:
* You could spend your vacation in Italy. - Poderia passar suas férias na Itália.
d) para fazer pedidos (de maneira formal):
Ex.:
* Could you pass me the salt, please? - Poderia me passar o sal, por favor?
* Could you do me a favor? - Poderia me fazer um favor?
e) Também funciona como condicional de "poder" (poderia):
Ex.:
* You could sleep better if you take this pill. - Você poderia dormir melhor se tomasse esta pílula.
* Could you show me the way? - Poderia me mostrar o caminho?

EXERCISE

1.Que conselho daria na seguinte situação? Mary's got an earache.
a) You should go to the disco.
b) You should see your brother.
c) You should watch TV.
d) You should see the doctor.

2.Correlacione as frases com os usos de "could":
a) You could go and see the doctor.
b) Could you help me, please?
c) It could be a cold day.
d) She could make friends easily.

1.(    ) Possibilidade
2.(    ) Habilidade
3.(    ) Sugestão
4.(    ) Pedido

3.Preencha os espaços com as formas corretas de "have", "have got" ou deixe-os em branco.
a) Does he _____________ a computer?
b) What _________ you __________ ?
c) I don't ______ a blue car.
d) He hasn't __________ a camera.

                                                                             FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário