sexta-feira, 18 de junho de 2010

To have (ter)

     O verbo to have(ter) é usado também nos sentidos de "comer" ou "beber", isto é, para sinônimos de "tomar" quando se trata de tomar algo, de comer ou beber.
Exemplos:
I have some toast for breafast.
Como algumas torradas no café da manhã.

He has a cup of coffee.
Ele toma uma xícara de café

Note: To have breakfast - tomar o café da manhã
          To have lunch - almoçar
          To have dinner - jantar
          To have tea - tomar chá

To have a tea(tomar chá) é empregado frequentemente com o sentido de "lanchar".
Nestes casos, vem geralmente seguido de "in the afternoon", isto é, a frase completa costuma ser "to have tea in the afternoon" - "tomar chá à tarde", "lanchar".

Meals - "refeições, isto é, qualquer refeição.
Ex.:
We have our meals in the dinning-room.
Nós fazemos nossas refeições na sala de jantar.

Além do noon existe a expressão midday para indicar "meio-dia".
Ex.:
It's midday.
É meio-dia.

At noon.
Ao meio-dia.

At midnight.
À meia-noite.

Para interrogar ou para negar com o verbo to have qundo significa "ter" ou "haver" (como auxiliar), não é necessário o emprego do auxiliar do.
Ex.:
Hes he a straw hat?
Ele tem um chapéu de palha?

O verbo to have empregado no sentido de "comer" ou "beber" preciso do auxiliar do para interrogar ou para negar.
Ex.:
What do you have for lanche?
O que é que você come no almoço?

Para interrogar ou para negar com o verbo to have empregado na terceira pessoa do singular e quando este verbo significa "comer" ou "beber" é necessário o uso do auxiliar does, acompanhado de have.
A terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo to have é has. Quando se usa o auxiliar does para interrogar com a terceira pessoa do singular do to have, usa-se have e não has.
Ex.:
What does he have for lunch?
o que é que ele come no almoço?

He has meat for lunch?
Ele come carne no almoço.

Another meanings of the verb to have ( Outros significados do verbo to have)

O verbo to have é empregado também como "tomar" na expressão "to have a bath" - tomar banho. Necessita do auxiliar do para interrogar ou negar.
É empregado também como "tomar", "servir", no sentido de oferecer algo a alguém.
Ex.:
Have some sweets.
Sirva-se de uns doces.

To have a cigarette.
Fumar um cigarro.

                                                                             FIM

terça-feira, 15 de junho de 2010

The Future Tense - O Tempo Futuro

Vamos aprender a fazer perguntas e respostas no Tempo Futuro, e para isso é usado o verbo auxiliar will, que também é colocado na pergunta tendo como função conjugar o verbo principal no tempo futuro. Nas respostas também substitue o verbo já conjugado.
O verbo auxiliar will também não tem tradução.
Ex.:
*Will you learn English next month?
 Você aprenderá inglês no próximo mês?
 Yes, I will.
 Sim, eu aprenderei.
 No, I will not (No, I won't.)
 Não, eu não aprenderei.

*Will she come here tomorrow?
 Ela virá aqui amanhã?
 Yes, she will.
 Sim, ela virá.
 No, she will not. (No, she won't.)
 Não, ela não virá.

*Will he eat a lot next week?
 Ele comerá muito na próxima semana?
 Yes, he will.
 Sim, ele comerá.
 No, he will not. (No, he won't.)
 Não, ele não comerá.

The Condicional Tense (O Tempo Condicional)

*Would she stady more tomorrow night?
 Ela estudaria mais amanhã à noite?
 Yes, she would.
 Sim, ela estudaria.
 No, she would not. (No, she wouldn't.)

*Would you speak German next year?
 Você falaria alemão no próximo ano?
 Yes, I would.
 Sim, eu falaria.
No, I would not. (No, I wouldn't.)

Another auxiliary verb did - Verbo auxiliar did

Did - Auxiliay verb of Past Tense ( Verbo auxiliar do Tempo Passado)

Agora, vamos aprender um outro verbo auxiliar: did.
A função do verbo auxiliar did, na pergunta, é conjugar o verbo principal no tempo Passado Simples, que usamos para falar de ações ou situações ocorridas no passado.
O verbo auxiliar did não tem tradução.
Some sentenças:
Algumas sentenças:

*Did you study Geography today?
Você estudou geografia hoje?
Yes, I did.
Sim, eu estudei.
No, I didn't.
Não, eu não estudei.

*Did she understand the lesson?
Ela entendeu a lição?
Yes, she did.
Sim, ela entendeu.
No, she didn't.
Não, ela não entendeu.

Verb to do - present tense

Usamos o verbo auxiliar do para para a formação de perguntas no present tense.
Do - Não tem tradução e a função dele na pergunta é conjugar o verbo principal da sentença no tempo presente.
Observe a pergunta a seguir:

You speak English?
Você falar inglês?

Está sem sentido, sem tempo verbal, correto? Precisamos conjugar o verbo (falar) no tempo presente (Simple Present). Para isto, coloca-se o verbo auxiliar (do) na pergunta, pois, ele tem como função colocar o verbo principal da frase no tempo presente.
Let's see now ( Vamos ver agora):

Question (Pergunta)

Do you                   speak      English?
(v. auxiliar)Você   fala         inglês?

Answer ( Reposta)

Yes, I do.
Sim, eu falo.

No, I do not (don't).
Não, não falo.

Short answers (Repostas curtas): na resposta curta, o verbo auxiliar do substitue o verbo principal da frase.

More examples ( Mais exemplos)

*Do you speak French?
Você fala francês?
Yes, I do.
Sim, eu falo.
No, I don't.
Não, eu não falo.

Long answers ( Respostas longas)

*Do you speak Portuguese?
Você fala português?
Yes, I speak Portuguese.
Sim, eu falo português.
No, I don't speak Portuguese.
Não, eu não falo português.

Possessive pronouns and possessive adjectives

     Pronomes possessivos e pronomes adjetivos

     A primeira particularidade a ser observada é que em inglês, ao contrário do português, tanto o adjetivo como o pronome concordam em gênero, número e pessoa com o possuidor e não com a coisa possuída.
Ex.:
His car - seu carro (o carro dele)
Her pen - sua caneta (a caneta dela)
His pen - sua caneta (a caneta dele)
Her car - seu carro ( o carro dela)

Adjectives (adjetivos)                            Pronouns (Pronomes)

My - meu                                                 Mine - meu
Your - teu                                                Yours - teu
His - seu (dele)                                       His - seu (dele)
Her - seu (dela)                                       Hers - seu (dela)
Its - seu (dele/dela)                                 Its - seu (dele/dela)
Our - nosso(a), nossos(as)                      Ours - nosso(a), nossos(as)
Your - vosso(a), vossos(as)                    Yours - vosso(a), vossos (as)
Their - seu(s), sua(s)                               Theirs - seu(s), sua(s)

A forma do adjetivo possessivo deve ser usada antes do substantivo.
Ex.:
*This is my pen.
Esta caneta é minha.

*This is her house.
Esta é a casa dela.

*This pen is mine.
Esta caneta é minha.

Atenção: Evita-se dizer: this pen is my pen.

*This house is hers.
Esta casa é sua (dela).

Atenção: Quando o possuidor for do gênero neutro, deve-se usar its.

*The cat licks its paws.
O gato lambe suas patas.

Atenção: Mais de um possuidor, usa-se their e o pronome theirs.

*The cats lick their paws.
Os gatos lambem suas patas.

Exercise (Exercícios)
A. Write the possessive adjective which corresponds with the subject of the sentence (Escreva o adjetivo possessivo que corresponde com o sujeito da sentençe):

01.The boys walk to_____________ class.
02.The girl walks to_____________ chair.
03.I walk to____________ chair.
04.We study____________ lessons every night.
05.I put____________ copybook on the desk.
06.Paty likes___________ English class.
07.We bring____________ copybooks to the lesson.
08.The boys bring_________copybooks to the lesson.
09.The girl brings__________copybook to the lesson.




  

Personal Pronouns - Pronomes Pessoais

Os pronomes pessoais tomam gênero, número e pessoa dos substantivos que representam.
Em inglês existem dois casos:
Nominative(Nominativo)            Objective (Obletivo)

I - eu                                              me - me, mim
you - você                                     you - te, ti
he - ele                                          him - ele, lhe, o
she - ela                                        her  - ela, lhe, a
it - ele ou ela(neutro)                    it - ele, lhe, o, a, ela
we - nós                                        us - nos
you - eles ou elas                          you - vos
they - eles ou elas                         them - eles, elas, lhe os, as

*Neutro - é usado para animais, objetos ou sujeito aculto.

1.Quando o pronome representa o sujeito da sentença, usam-se as formas correspondentes ao caso nominativo:
Ex.:
I drive a car.
Eu dirijo um carro.

We read a book.
Nós lemos um livro.

2.As formas do caso objetivo são usadas como objeto direto ou indireto do verbo, com ou sem preposição.
Ex.:
*They went with us.
Eles foram conosco.

*He gave a book to me.
Ele deu um livro para mim.

*I see him.
Eu o vejo.

3.Pronome I (eu) é escrito sempre com letra maiúscula, mesmo  quando estiver no meio de uma frase.
Ex.:
*Peter and saw the accident.
Pedro e eu vimos o acidente.

4.O pronome it refere-se a coisas, animais e a um ser cujo sexo e indeterminado.
Ex.:
*Which is your car?
Qual é o seu carro?

*It is the yellow one.
É o amarelo.

5.P ronome they pode se referir às pessoas em geral, especificamente na frase "they say",dizem que).
Ex.:
They say it is going to be a hot day.
Dizem que será um dia quente.

6.Após as palavra "but", "except" e "like", usa-se sempre a forma objetiva.
Ex.:
*There was no one there but him.
Não havia ninguém lá além dele.

*Everybody was requested except her.
Todos foram interrogados, exceto ela.

*She is like me.
Ela é como eu.

Exercise

A.Complete with personal pronouns (subjet or objet) (Complete com pronomes pessoais(sujeito ou objeto):
I, he, she, it
We, you, they
Them, us, me, him, her.

01.These pictures were in the drawer, but I didn't find________________
02.I spoke with Paul, but_____________didn't understand____________
03.We went to visit Mr. Fahd, but___________didn't receive____________
04.Robert loves Anne, but___________doesn't love____________
05.Daisy read the book, but____________didn't understand_____________
06.Jane loves Peter, but____________doesn't love_____________
07.Do you now Mr. Rocha? No__________don't know_______________
08.I have a new car, but____________don't like_____________
09.What did Frank do with the apple?___________ate___________
10.Jannifer is playing the guitar now. Don't speak to__________

B.Complete with the pronouns(Complete com os pronomes).
1.John gave_______two pencils.(we/us)
2.Send_________ some cards. (I/me)
3.Who is waiting for_____________?(she/her)
4.I know all about____________ .(they/them)
5.____________like to be at home.(we/us)
6.I read better than__________.(he/him)
7._____________say it's going to be a hard a winter. (they/them)

C.Write the Personal Pronoun - I, you, he, she, it, we, me, him, her, us, them - which corresponds to the words in bold of each sentence(Escreva o pronome pessoal que corresponde as palavras em negrito de cada sentença):
01.The book is on the desk.( 1 linha)
02.Mr. foster is in his office.
03.Mark and his brother are in the cafetria.
04.I saw Peter and his brother yesterday morning.
05.Do you study with George?
06.Yes, I study with George and his mother.
07.This chair is new.
08.Those pencils on the table are red.
09.We see those animals on the farm in the morning.
10.I put a hat and a coat on the table.
11.She has her English class at three o.'clock.
12.I put your dog in the garden.
13.Jessica and I like to estudy mathematics.
14.I saw you with Lucy on the bus this morning.
15.The soldier opened the door for me.

Respostas:
A.
1.them
2.he
3.they - us
4.she - him
5.she - it
6.she - him
7.I - him
8.I - it
9.he - it
10.her

B.Complete with the Pronouns(Complete com os pronomes):

1.us
2.me
3.her
4.them
5.we
6.him
7.she

C.Write the Personal Pronoun - I, you, he, she, it, we, they, me, him, her, us, them - which corresponds to the words in bold of each sentence(Escreva o pronome pessoal que corresponde às palavras em negrito de cada sentença):

01.It
02.He
03.they
04.them
05.him
06.them
07.It
08.They
09.them
10.them
11.it
12.it
13.We
14.you
15.He

There is and there are

     Inpersonal form of the verb (there is, there are) -Forma impessoal do verbo (there is, there are).

     A forma há do verbo impessoal haver verte-se para o inglês por there is quando se lhe segue um complemento no singular, e there are quando se lhe segue um complemento no plural.
Ex.:
There is a clock on the wall.
Há um relógio na parede.

There are two pictures on the wall.
Há duas fotos na parede.

A forma negativa do verbo impessoal haver forma-se em inglês, colocando-se not depois do verbo.
Ex.:
There is not a box on the table.
Há uma caixa em cima da mesa.

There are not two books on the chair.
Há dois livros em cima da cadeira.

A forma interrogativa do verbo impessoal haver, forma-se em inglês, colocando-se is ou are antes de there.
Ex.:
Is there a book on the table?
Há um livro sobre a mesa?

Are there three chairs in this room?
Há três cadeiros nesta sala?

Emprega-se yes, there is ou yes, there are, se a resposta for afirmativa; e no, there isn't ou no, there aren't, se a resposta for negativa

Verb to have - Present Tense

Let's see the verb to have (ter), in all forms (Vamos ver o verbo ter, em todas as formas):

Present Tense (Tempo Presente)

O verbo to have aquivale em português a "ter" como verbo principal ou auxiliar.
Emprega-se have com as duas primeira pessoas do singular e astrês do plural, ou seja:
I - eu
You - você, tu
We - nós
You - vós
They -eles, elas.

Emprega-se have com as duas primeiras pessoas do singular e as três pessoas do plural, ou seja:
I - eu
You - você, tu
We - nós
You - vós
They - eles, elas

Empregase has com a terceira pessoa do singular (masculino, feminino e neutro), ou seja: he, she, it.
They have é o plural de:
* he has
*she has
*it has

I have - eu tenho
You have - você tem
He has - ele tem
She has - ela tem
It has - ele/ela tem
We have - nós temos
You have - vocês têm
They have - eles ou elas têm

Ex.:
*I have a car - Eu tenho um carro.
*You have a car - Você tem um carro.
*He has a car - Ele tem um carro.
*She has a car - Ela tem um carro.
*It has a car - Ele/ela tem um carro.
*We have a car - Nós temos um carro.
*You have a car - Vocês têm um carro.
*They have a car - Eles/elas têm um carro.
*He has a house - Ele tem a casa.
*I have two friends - Eu tenho dois(duas) amigos(as).
*She has a bike - Ela tem uma bicicleta.

Negative form (Forma negativa)

Forma-se a negativa do to have acrescentando not depois de have e has.
Ex.:
*I don't have a new hat.
Ela não tem  um chapeu novo.

*She doesn't have a bag.
Ela não tem uma bolsa nova.

Na conversação usa-se, normalmente, a forma negativa  contracta: haven't com I, you, they; hasn't com
he, she, it.

*I don't have a dog.
Eu não não tenho um cão.

*She doesn't have a boyfriend.
Ela não tem um namorado.

*We don't have money.
Nós não temos dinheiro.

Interrogative form (Forma interrogativa)

Forma-se a interrogativa colocando have/has antes do sujeito.
Ex.:
Have you a lot of friends?
Você tem muitos amigos?

Has he a lot of money?
Ele tem muito dinheiro?

Short answers (Respostas abreviadas)

É muito frequente em inglês o emprego de uma resposta abreviada. Quando a resposta é afirmativa, empregam-se o sujeito e o verdo precedido de yes = sim.
Ex.:
*Do you have a car?
Você tem um carro?
Yes, I do.
Sim, eu tenho.

*Does he have a new house?
Ele  tem uma casa nova?
Yes, he does.
Sim, ele tem.

Se a resposta for negativa, emprega-se o sujeito e o verbo, em sua forma contracta, precedida de no = não.
Ex.:
*Have they a lot of friends?
Eles têm muitos amigos?
No, they haven't.
Não, eles não têm.

*Has she a lot of money?
Ela tem muito dinheiro?
No, she hasn't.
Não, ela não tem.

Exercises (Exercícios)

A.Make these interrogative and negative forms(Faça na forma interrogativa e negativa)
1.I have a small car( Eu tenho um carro pequeno).
   .....................................................................
   .....................................................................
2.She has  a new bag(Ela tem uma  bolsa nova).
   .....................................................................
   ......................................................................
3.They have a box of tabacco(Eles têm uma caixa de fumo).
    .......................................................................
    .......................................................................
4.You have a pretty house(Você tem uma bonita casa).
    ...........................................................................
    ...........................................................................
5.He has an old car(Ele tem um carro velho).
   .............................................................................
   ..............................................................................

Verb to be (verbo ser/estar)

Let's see the grammar point about the past tense of the verb to be (Vamos ver o ponto gramatical sobre o passado do verbo to be)

Vamos ver a conjugação e tradução, deste verbo já conhecido e muito usado, nos dois tempos verbais:

Present tense verb to be (Tempo presente do verbo ser/estar):
I am................Eu sou/Eu estou
You are..........Você é/Você está
He is..............Ele é/Ele está
She is.............Ela é/Ela está
It is.................Ele ou Ela é/Ele ou Ela está
We are............Nós somos/Nós estamos
You are...........Vocês são/Vocês estão
They are..........Eles ou Elas são/Eles ou Elas estão

Past tense verb to be (tempo passado do verbo ser/estar)
I was...............Eu era/Eu estava
You were........Você era/Você estava
He was...........Ele era/Ele estava
She was..........Ela era/Ela estava
It was..............Ela ou ele era/Ele ou Ela estava
We were.........Nós éramos/Nós estávamos
You were........Vocês eram/vocês estavam
They were......Eles ou Elas eram/Eles ou Elas estavam

Past tense of the verb to be (Tempo passado do verbo to be)

O verbo tob be tem as seguintes formas no pasado:
*Afirmativa;
*Interrogativa;
*Negativa.

Affirmative form (forma afirmativa)
I was - fui, está, era
You were - foste, foi, estás, estava, eras, era
He was - foi, está, era
She was - foi, estava, era
It was - foi, estava, era
We were - fomos, estávamos, éramos
You were - foram, estavam, eram
They were - foram, estavam, eram

Interrogative form (forma interrogativa)

As perguntas com to be no tempo passado são formadas da mesma maneira que a interrogativa no tempo presente - colocando-se o verbo antes do sujeito.

Was I? - Eu estava? Eu era/
Were you? - Você estava? Você era?
Was he? - Ele era? Ele estava?
Was she? - Ela era? Ela estava?
Was it? - Ele/ela era/ Ele/ela estava?
Were we? - Nós éramos?Nós estávamos?
Were you? - Vocês eram? Vocês estavam?
Were they? Eles/elas eram? Eles/elas estavam?

Negative form (forma negativa)

Forma-se a negativa do to be no passado da mesma maneira que no presente, ou seja, colocando-se not após o verbo.

I wasn't
Eu não era. Eu não estava.

You weren't.
Você não era. Você não estava.

He wasn't.
Ele não era. Ele não estava

She wasn't.
Ela não era. Ela não estava.

It wasn't.
Ele/ela não era. Ele/ela não estava.

We weren't.
Nós não éramos. Nós não estávamos.

You weren't.
Vocês não eram. Vocês não estavam.

They weren't.
Eles/elas não eram. Eles/elas não estavam.

Exercises (Exercícios)

Pode ser usada também a forma not, ou seja, I am not, em vez da forma contracta.
A.Use the correct past tense of to be (Use o correto no tempo passado do to be)

01.John ____ absent from class yesterday(was)
02.He_____always a good student.
03.The doors________opened all day long.
04.Both doors__________opened all day long.
05.The book____________on the table.
06.Helen and I ___________always good friends.
07.There____________someone in this room.
08.This_____________an easy exercise.
09.The last exercise____________a dificult exercise.
10.The weather_____________bad yesterday.
11.Mr. Smith_____________our teacher for a long time.
12.Both of them____________absente from class yesterday.

B.Change from Present Tense to Past Tense. Change today to yesterday when necessary (Mude do Tempo Presente para o Tempo Passado. Mude hoje para ontem quando necessário):

01.John's absent from class today.
02.They are in Washington today.
03.There ara a lot of estudents absent from class today.
04.The book is on the desk.
05.They are very good friends.
06.She is a good teacher.
07.This exercise is easy.
08.Miss Jones is our teacher.
09.They are two men in the room.
10.Henry and george ara both absent from class today.

C.Change to negative form (Mude para a forma negativa):

01.There were two buses at the corner.
02.The dog was in the room.
03.We were both absent yesterday.
04.John was sick all last week.
05.The weather yesterday was very bad.

Let's learn some "questions words" - Vamos aprender algumas "palavras interrogativas"

*What - O que?
*Why - Por quê?
*Which - Qual, quais?
*Whose - De quem?
*Where - Onde?
*How - Como?

Exemplos:
Which is your car?
Qual é o seu carro?

What is your phone number?
Qual é seu número de telefone?

Whose is that red car?
De quem é aquele carro vermelho?

How old are you?
Quantos anos você tem?

Which is the best?
Qual é o melhor?

Where do you live?
Onde você mora?

Articles - Artigos: 2

Os artigos podem ser definidos ou indefinidos.
Definitive article - Artigo definido
Em inglês é the que corresponde em português aos artigos definidos o, a, os, as.
Ex.:
the book - o livro
the books - os livros
the chair - a cadeira
the chairs - as cadeiras
the table - a mesa
the egg - o ovo

Indefinitive article - Artigo indefinido
Em inglês o artigo indefinido tem forma dupla: a e an.
Ambas correspondem aos nossos artigos indefinidos no singular: um, uma. Servem para os três gêneros.
Vejamos a forma a:
Ex.:
a man - um homem
a woman - uma mulher
a box - uma caixa
Antes de um nome (substantivo ou adjetivo) que comece  por vogal ou possua som de vogal, emprega-se em vez de a o artigo indefinido an.
Ex.:
an egg - um ovo
an hour - uma hora

Exercises - Exercícios

A. Use the indefinitive article - a/an:
Empregue o artigo indefinido
01.____ man - homem
02.____ woman - mulher
03.____ dog - cachorro
04.____ boy - menino
05.____ girl - menina
06.____ table - mesa
07.____ student - estudante
08.____ elephant - elefante
09.____ airplane - aeroplano
10.____ artist - artista
11.____ pilot - piloto
12.____ clock - relógio(de parede)
13.____ tower - torre
14.____ umbrella - quarda-chuva
15.____ watch - relógio (de pulso)
16.____ apple - maçã
17.____ flag - bandeira
18.____ orange - laranja
19.____ teacher - professor
20.____ sky - céu

Let's see some sentences, ...- Vamos ver algumas sentenças,...

Let's see some sentences, questions and answers.
Vamos ver algumas sentenças, perguntas e respostas.

* Hi, I am Jessica.
Oi, eu sou a Jéssica.

* Hello, how are you?
Olá, como vai você?

* I am Brazilian.
Eu sou brasileiro(a).

* You are American.
Você é americano(a).

* How do you say "pipoca" in English?
Como você diz "pipoca" em inglês?

* I say "popcorn".
Eu digo "popcorn".

* How do you say "amor" in English.
Como você diz "amor" em inglês?

* I say "love".
Eu digo "love".

* Thank you.
Obrigado.

* You're welcome.
De nada.

How to iniciate a conversation? - Como iniciar uma conversa?

Em qualquer língua, como iniciamos uma conversa, um diálogo? Com perguntas e respostas é claro!
Conheça algumas expressões que você usará diariamente com você.
* Good morning studentes!
Bom dia, alunos/estudantes
* Let's start our class.
Vamos começar nossa aula.

*Repeat for me.
Repitam para mim.

*How do you say... in English?
Como você diz... em inglês?

* Repeat after me.
Repitam depois de mim.

* Let's learn.
Vamos aprender.

* Good morning my students.
Bom-dia, meus estudantes.

* Good afternoon.
Boa tarde.

* Good evening teacher.
Boa noite, professor(a).

* Good night folks.
Boa noite, pessoal.

*Obs.; Usa-se good evening quando se está chegando a algum lugar e good night quando se está saindo.

* Translate this sentence, please.
Traduza esta sentença, por favor.

* Make this exercise.
Faça este exercício.

* Have a good weekend!
Tenha um bom final de semana!

* You too!
Você também!

* Everybody, please!
Todos, por favor!

*Open your books on page...!
Abram seus livros na página...!

* Close your books.
Fechem seus livros.

* Of course.
É claro.

* Come here!
Venha aqui.

* Come here, please!
Venha aqui, por favor!

* Please, don't say goodbye!
Por favor, não diga adeus!

* Don't go without me!
Não vá sem mim.

* Pardon?
Como?/ Perdão?

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Diphthongs - Ditongos

Som do ditongo au

* O ditongo au soa geralmente como [ó]:
Ex.: August - agosto

Som do ditongo ea

* O dotongo ea soa, na maior parte dos casos, como [i]:
Ex.:
pea - ervilha
speak - falar

* Soa como [é] em vários vocábulos, entre os quais:
Ex.:
bear - urso
head - cabeço
dead - morto

* Tem o som de [â] quando seguido de r e outra consoante:
Ex.:
earn - ganhar
earth - terra
learn - aprender

* Soa como [êi] em:
Ex.:
break - quebrar
great - grande
steak - bife

Som do ditongo oa

* O ditongo oa tem por som regular [ou]:
Ex.:
boat - barco
coat - casaco, paletó

Som do ditongo oe

* O ditongo oe soa como [ôu] em:
Ex.:
Joe
Monroe
Crusoe

Som do ditongo oo

* O ditongo oo tem, em regra, o som de [u]:
Ex.: book - livro

* Soa como [o] longo em:
Ex.:
door - porta
floor - chão

* Tem o som de [â] em:
Ex.:
blood - sangue
flood - enchente, dilúvio

Som do ditongo ou

* O ditongo ou soa como [au], na maior parte dos casos:
Ex.:
hause - casa
cloud - nuvem

* Soa como [â] em:
Ex.:
country - país, região, interior, rural
cousin - primo(a)
double - dobro, duplo
Douglas

Som do ditongo ua

* O ditongo ua soa como [uó] em:
Ex.:
quality - qualidade
quarrel - rixa, disputa

* Soa como [a] em:
Ex.: guard - guarda
guarantee - garantir

Pronúncia das palavras com th

O dígrafo th apresenta duas pronúncias:
* Linguodental(a ponta da língua fica entre os dentes anteriores e o ar passa como num sopro rápido):
EX.:
tooth - dente
thank - obrigado
through - através, de lado a lado

* Linguopalatal( a ponta da língua toca leve e rapidamente o palato acima dos dentes superiores):
Ex.:
this - este(a)
that - aquele(a)
these - estes(as)
those - aqueles(as)

Vowels - Vogais

Som da vogal a

* A vogal a soa como [êi] nos dissílabos terminados em e mudo:
Ex.: trade - comércio, ofício

* Soa como [aé] nos monossílabos:
Ex.: cat - gato
e tambem antes de bb, cc, dd, pp, tt:
Ex.:
rabble - população
paddle - remo
battle - combate, batalha

* Tem som de [a] nos monossílabos, quando seguida de r:
Ex.: car - carro

* Soa como [é] nos dissílabos terminados em re:
Ex.: care - cuidado

* Soa como [ó] antes de ll,ld,lk e re:
Ex.:
small - pequeno
bald - calvo
talk - conversar
salt - sal

Som da vogal e

* Tem som de [i]:
Ex.: be - ser ou estar

* Soa como [é] nos monossílabos, quando seguida de consoante:
Ex.: let - deixar

* É muda no fim das palavras:
Ex.: name - nome

* É muda nos díssilabos, antes de n final:
Ex.: garden - jardim

* Soa como [â]  antes de um r final:
Ex.: finger - dedo

Som da vogal i

* Tem o som de [i] bree nos monossílabos:
Ex.: bit - pouco
Bem como nos dissílabos, quando seguida de duas ou mais consoantes:
Ex.: little poco(a)

* Soa como [ai] antes de gh e gn:
Ex.:
light - luz, leve, claro
sign - assinar, sinal, letreiro

* Soa ainda como [ai] nas palavras terminadas em e mudo;
Ex.: life - vida
Excetuam os vervo give(dar) e live(morar), em que  soa como [i] breve.

* Tem o som de [â] antes de r seguido de consoante:
Ex.: bird - pássaro

Som da vogal o

* Tem o som de [ôu] nos dissílabos:
Ex.: stone - pedra

*Tem o som de [ó] nos monossílabos:
Ex.: stop - parar, ponto

* Soa como [u] em:
Ex.:
do - fazer, agir
to  - a
who - quem
shoe - sapato
woman - mulher
to lose - perder
to move - mover, mudar-se
to prove - provar
to improve - melhorar

* Soa como [â] em:
Ex.:
to come - vir
done - feito
none - feito
dove - pomba
glove - luva
above - acima
some - algum(a), alguns(mas)
brother - irmão
mother - mãe
nothing - nada
to govern - governar

Som da vogal u

* Tem o som de [i] em:
Ex.:
busy - ocupado
business - acupação, negócio

* Soa como [é] mudo em:
Ex.:
buoy - boia
guarantee - garantir
biscuit - biscoito

* Com exceção do verbo to put - pôr, e algumas outras palavras, a vogal u soa como [â] nos monossílabos:
Ex.: rug - tapete

* Tem o som de [iu] na maior parte dos dissílabos:
Ex.: pupil -aluno(a)

Numbers

001. one - um
002.two - dois
003.three - três
004.four - quatro
005.five - cinco
006.six - seis
007.seven - sete
008.eight - oito
009.nine - nove
010.ten - dez
011.eleven - onze
012.twelve - doze
013.thirteen - treze
014.fourteen - quatorze
015.fifteen - quinze
016.sexteen - dezesseis
017.seventeen - dezessete
018.eighteen - dezoito
019.nineteen - dezenove
020.twenty - vinte
021.twenty one - vinte e um
022.twenty four - vinte e quatro
023.twenty seven - vinte e sete
030.thirty - trinta
035.thirty five - trinta e cinco
040.forty - quarenta
041.forty three - quarenta e três
048.forty eight - quarenta e oito
050.fifty - cinquenta
055.fifty five -cinquenta e cinco
060.sixty - sessenta
069.sixty nine - sessenta e nove
070.seventy - setenta
077.seventy seven - setenta e sete
080.eighty - oitenta
088.eighty eight - oitenta e oito
090.ninety - noventa
091.ninety one - noventa e um
094.ninety four - noventa e quatro
100.one (a)hundred - uma centena/cem
101.one hundred and one - cento e um
102.one hundred and two - cento e dois
103.one hundred and twenty - cento e vinte
      Obs.:
 a thousand - mil
 two thousand - dois mil
 a million - um milhão
         

Alphabet - Alfabeto

A - [ êi ]                            

B - [ bíí ]

C - [ cíí ]

D - [ díí ]

E -  [ íí ]

F - [ éff ]

G - [djíí ]

H - [êitch ]

 I - [ àii ]

J - [djêi ]

K - [kêi ]

L - [ éll ]

M -[êmm ]

N - [ênn ]

O - [ ou ]

P - [ píí ]

Q - [quíu ]

R - [ àrr ]

S - [éss ]

T - [ tíí ]

U - [ iú ]

W -[ dêbliôu ]

Y [ uái ]

Z - [ zíí ]

domingo, 2 de maio de 2010

Comparativos e Superlativos

Existem duas maneiras de expressar os comparativos e superlativos, por sufixação ou com o auxílio de uma outra palavra.

Comparativos

Para os comparativos de superioridade, existem as seguintes opções:
a)Colocar o sufixo -er ao final de um adjetivo + o complemento than(que):
Exemplos:
Bigger than                  maior que
Smaller than                menor que
Taller than                   mais que que
Quicker than                mais rápido que

b)Usar more(mais) como uma palavra auxiliar + o complemento than:
Exemplos:
More beautiful than      mais bela que
More intelligent than    mais inteligente que
More interesting than   mais interessante que
More sensible than       mais sensato que

c)Para os camparativos de inferioridade, podemos substituir more por less(menos):
Exemplos:
Less beautiful than        menos bela que
Less intelligent than      menos inteligente que
Less interesting than     menos interessante que
Less sensible than         menos sensato que

Os Superlativos

Os superlativos de superioridade podem ser formados dos seguintes modos:

a)Colocar o sufixo -est no final do adjetivo. Utilizamos o artigo definido para especificá-lo.
Exemplos:
The biggest                   o maior
The Smallest                 o menor
The tallest                     o mais alto
The quickest                  o mais rápido

b)Usar the most(o mais) antes do adjetivo:
Exemplos:
The most beautiful         a mais bela
The most intelligent       o mais inteligente
The most interesting      o mais interessante
The most sensible          o mais sensato

c)Para indicar um superlativo de inferioridade, podemos substituir the most por the last ( o menos):
Ex.:
The least beautiful      a menos bela.
The least intelligent    o menos inteligente.
The least interesting   o menos interessante.
The least sensible       o menos sensato             

Adjetivos

Adjetivos são palavras que adicionam informações e descrições aos substantivos, qualificando-os quanto ao modo de ser, a aparência, ao estado ou a qualidades e defeitos.
Em inglês, os adjetivos são colocados antes do substantivo. Devido a essa posição na sintaxe, os adjetivos não possuem concordância de singular ou plural, elemento definido somente depois da marca-
ção no substantivo, e, portanto, diferentemente do português, a desinência de plural figura unicamente no substantivo.
Exemplos:
*Five blue pencils.
Cinco lápis azuis.

*A red rose.
Uma rosa vermelha.

*An interesting book.
Um livro interessante.

*Several brilliant ideas.
Várias ideias brilhantes.

Much e many: quantificadores

Much e mant são adjetivos que quantificam substantivos. Estes, sim, mostram concordância de singular e plural. Much é singular e corresponde a muito ou muita, enquanto a forma plural, many, corresponde a muitos ou muitas.
Exemplos:
*There isn't much time.
Não há muito tempo.

*How many peaple were there?
Quantas pessoas havia lá?

Much e many também apresentam a ideia de substantivos contáveis e não contágeis.
Exemplos:
*I haven't got any money!
Não tenho dinheiro
Money - não contável

*How many different coins have you got in your collection?
Quantas moedas diferentes há em sua coleção?

Very - Muito/a

Very é um advérbio que pode intensificar o sentido de um adjetivo e, em língua portuguesa, correspon-
de ao advérbio muito, muita.
Exemplos:
*I am very hungry.
Tenho muita fome.

*I am feeling very hungry.
Estou com muita fome.

*She is very tired.
Ela está muito cansada.

Really - Realmente

Outra opção para intensificar ou enfatizar um sentido é o advérbio really. O efeito é muito parecido com o uso de very, mas, no sentido estrito da gramática, really é um advérbio que intensifica o verbo,
enquanto very intensifica o adjetivo.
Exemplos:
*I am really hungry.
Estou realmente faminto.

*She is really tired.
Ela está realmente cansada.

Other e Another - Outro(s)

Other e another diferenciam-se pelo uso plural e singular. Other corresponde em português ao plural outros, outras; eanother corresponde ao singular: outro, outra.
Exemplos:
*There were some other issues to look at.
Havia alguns outros assuntos polêmicos para tratar.

*Bring me another beer.
Traga-me mais uma cerveja.

*There is another thing I wanted to discuss with you.
Havia outro assunto que eu queria discutir com você.

Substantivos

Substantivos são palavras que nomeiam as coisa, sejam objetos concretos ou ideias e noções abstratas.
Incluem-se, nessa definição, formas de gerúndio que nomeiem atividades.
Exemplos:
*Car                     carro
*Table                  mesa
*Thoughts             pensamentos
*Dreams               sonhos
*Wants                 desejos
*Swimming          natação
*Smoking             fumar

This/that e These/those

============================
Singular                 Plural
.............................................................
this                         these
that                         those
.............................................................
Tabela

Utilizamos this para indicar um objeto que fica mais perto do enunciador, enquanto a forma that indica
certa distância entre nós e o objeto.
Exemplo:
*This old book here is mine, not that new car.
Este velho livro aqui é o meu, não aquele novo.

*That one over there looks interesting.
Aquele lá parece interessante.

É fundamental lembrar que this e that têm suas formas de plural, que são respectivamente these e those:
Exemplo:
*These grapes are very tasty, better than those you bought last week.
 Estas uvas são deliciosas, melhor do que aquelas que você comprou na semana passada.

                                                                           FIM

Artigos

A função do artigo é definir os substantivos dentro da frase. Em termos simples, um substantivo pode ser definido ou indefinido.
No primeiro caso, podemos especificar o objeto de que estamos falando, quando ele já é conhecido pelo interlocutor; nesse caso, em inglês utilizamos o artigo the, que em português corresponde aos arti-gos  o, a, os, as.
No segundo caso, não definimos especificamente um objeto ou uma ideia, isto é, o objeto pode ser qualquer representante de uma dada espécie; assim, utilizamos em inglês o artigo a/an, que em português corresponde aos artigos um, uma, uns, umas.
=================================
Artigo definido          Artigo indefinido
........................................................................
        THE                           A/AN
........................................................................
Tabela

O artigo definido The
Exemplos:
*the car                   o carro
*the bank                 o banco
*the decision           a decisão
*the sky                   o céu
*the morning           a manhã
*the afternoon         a tarde

Como a língua inglesa não utiliza desinências diferentes para palavras masculinas ou femininas, o artigo the serve para todos os substantivos. Também não há uma forma no plural para o artigo, assim a concordância é feita com apenas o substantivo rebendo o plural.
Exemplos:
*the car; the cars             o carro; os carros
*the man; the men            o homem; os homens
*the girl; the girls            a menina; as meninas

O artigo indefinido a/an
Exemplos:
*a book                          um livro
*a tree                            uma árvore
*a car                             um carro
*a woman                      uma mulher
*a child                          uma criança

Do mesmo modo como ocorre com o artigo definido, o indefinido não possui formas diferencia-
das quanto ao gênero - masculino e feminino. A única mudança importante acontece quando o ar-
tigo precede uma palavra que começa com outra vogal. Nesse caso, uma consoante é posposta ao para separar as vogais - assim, o artigo A transforma-se em An:
Exemplos:
*an umbrella                   um guarda-chuva
*an unsual day                um dia inusitado
*an impossible task        uma tarefa impossível 

Observe que a mudança é fonética, isto é, o artigo se transforma quando o substantivo a seguir começa com o som de vogal. No entanto, é preciso atentar para a pronúncia de certas palavras que são grafadas com uma vogal no princípio, pois às vezes elas não têm som de vogal e, nesse caso, não precisam da quebra produzida pela consoante a no artigo an:
Exemplos:
*A university                   uma uninversidade
*A united front                 uma frente unida



       

Guia breve de gírias cotidianas

01.Bom "pra" cachorro                Really good
02.Cale a boca                             Shut up
03.Colocar a boca para fora        To boast
04.Dá um tempo                           Give me a break
05.É brincadeira                          Just joking
06.Está brincando                        You're joking
07.Está maluca?!                          Are you out of your mind?!
08.Fala sério?                              Straight up?
09.Fica fria                                  Keep cool
10.Não brinca!                             Don't mess around with me!
11.Não enche!                              Don't be annoying!
12.O quê que é isso?                    What the hell was that?
13.Papo furado                             It's bullshit
14.Preço de banana                      For peanuts
15.Puxa, que coisa!                      Goodness me!
16.Qual é?                                    What's the matter?
17.Que audácia!                           What a cheek!
18.Que bosta!                               What a shit!
19.Que chata!                               How annoying!
20.Que deu nele?                         What's his problem?
21.Que houve?                             What happened/What's up?
22.Que maluco!                            That's crazy!
23.Que moleza!                            It's a sinch.
24.Que palhaçada!                       How ridiculous!
25.Que papo é esse?                    What's all this rubbish?
26.Que pena!                                What a pity!
27.Que sapeca                              She's full of beans.
28.Que você tem?                         What's up with you?
29.Se liga, mané!                          Wise up, you jerk!
30.Show de bola!                         Amazing!
31.Simplesmente adorei!              I just loved it!
32.Sujou!                                      That's blown it/done it/messed things up.
33.Tá legal.                                  Alright.
34.Tirar sarro de alguém.             To make fun of someone; to make the mickey.
35.Uma bela dupla.                       A fine pair/a good team.
36.Valeu!                                      Thanks

Family - Família

01.Mother: mãe

02.Father: pai

03.Son: filho

04.Daughter: filha

05.Grandparents: avós

06.Grandmother: avó

07.Grandfather: avô

08.Grandchildren: netos

09.Granddaughter: neta

10.Grandson: neto

11.Aunt: tia

12.Uncle: tio

13.Cousin: primo/prima

The in-laws

01.Mother-in-law: sogra

02.Father-in-law: sogro

03.Daughter-in-law: nora

04.Son-in-law: genro

05.Sister-in-law: cunhada

06.Brother-in-law: cunhado

07.Step-mother: madrasta

08.Step-father: padrasto

09.Step-daughter: enteada

10.Step-son: enteado

11.Half-brother: meio-irmão

12.Half-sister: meia-irmã

13.Godparente: padrinhos

14.God mother: madrinha

15.God father: padrinho

16.God daughter: afilhada

17.God son: afilhado

                                                                              FIM

Vocabulary - 5

01.Damage: danos

02.Food: comida

03.Lorry (truck): caminhão

04.Property: propriedade

05.Shortage: falta de

06.To develop: desenvolver

07.To warn: avisar

08.Wallet: carteira

O verbo auxiliar have

Para expressar o tempo perfeito, utiliza-se o verbo auxiliar have juntamente com um particípio passado.
=================================
Singular                             Plural
........................................................................
I have (I've)                       We have (we've)
You have (you've)             You have (you've)
He has (he's)
She has (she's)                   They have (they've)
It has (it's)
..........................................................................
Tabela 8.1

==================================
Sujeito  + v. auxiliar   + part. passado +  complemento
..........................................................................
They         haven't           seen                   John.
She           has                 told                    me.
He            has                 gone                   to the bank.
..........................................................................
Tabela 8.2

Formas interrogativas usam a inversão típica do sujeito e verbo auxiliar.
==================================
v. auxiliar  +  sujeito  + part. passado  + complemento
...........................................................................
Have(n't)        they         seen                   John?
Has(n't)          she          told                    you?
Has(n't)          he            gone                  to the bank.
..........................................................................
Tabela 8.3

As regras valem para todos os verbos

Particípio passado

Há verbos que têm formas novas para marcar seu particípio passado:
=================================
Verbo   Part. passado   Tradução
........................................................................
Be         Been                 Sido    
Go         Gone                Ido
Write    Written             Escrito
Give     Given               Dado
See       Seen                 Visto
Speak    Spoken            Falado
Drive    Driven             Dirigido/Pilotado/Conduzido
......................................................................
Tabela 8.4

Há aqueles que nunca mudam:
==================================
Verbo     Part. passado       Tradução
.........................................................................
Cut          Cut                       Cortado
Bet          Bet                       Apostado
Beat        Beat                     Vencido
.........................................................................
Tabela 8.5

Existem alguns que voltam à raiz, mesmo que sejam irregulares em sua forma do passado:
===================================
Verbo      Part. passado        Tradução
.............................................................................
Run          Run                       Corrido
Come       Come                    Vindo
-------------------------------------------------------
Tabela 8.6

E há verbos que respeitam a forma do passado como particípio, sejam regulares ou irregulares:
===================================
Verbo       Part. passado        Tradução
.............................................................................
Play          Played                  Jogado/Brincado/Tocado
Change     Change                  Mudado
Catch        Catch                    Pego
Keep         Kept                     Guardado
............................................................................
Tabela 8.7

Pode parecer complicado decorar, mas o sentido do particípio passado é constante. Ele segue a direção e sentido de haver, que usamos como verbo auxiliar e marca um tipo de possessão. Com prática e tem-
po, essa dinâmica torna-se instintiva.
O presente perfeito pode ser simples, progressivo ou até até aparecer em voz passiva:
Exemplo:
*I have finished my work.
Já terminei meu trabalho.

*He must have been promoted.
Ele deve ter sido promovido.

*She has been training hard for the Olympics.
Ela vinha treinando bastante para as Olimpíadas.

Ações recentes

Quando algo acontece em tempo recente, podemos acentuar a ideia com o advérbio just. Na tradução, no entanto, para língua portuguesa a expressão "acabar de" seria a melhor.
Exemplo:
*I have just seen Freed.
Acabei de ver o Fred.

*She has just arrived.
Ela acaba de chegar.

*I have just been talking to you boss.
Acabei de falar com seu chefe.

Vocabulary - 4

01.Always: sempre

02.Bank: banco

03.Library: biblioteca

04.Mask: máscara

05.Post office: Correios

06.Recession: recessão

07.School: escola

08.Supermarket: supermercado

sábado, 1 de maio de 2010

Preposições de posição II

Este próximo grupo apresenta exemplos de preposições que ajudam a descrever posições em relação a outros objetos.

*In front of - em frente; à frente; na minha frente

Basicamente, in front of coloca algo ou alguém em uma posição mais perto do ponto de vista de alguém ou um objeto. Assim, uma coisa fica em frente à outra.
Exemplo:
*He stood right in front of me.
Ele ficou bem na minha frente.

*He parked his car in front of the bank.
Ele estacionou o carro em frente ao banco.

Uma variedade de outras preposições pode causar confusão, e isso se dá graças ao uso proposicional em português.

*Facing, face to face - Frente a frente(cara a cara); enfrentando
Exemplo:
O mundo está enfrentando uma séria falta de comida.

Opposite - do outro lada da rua, rio etc.
Exemplo:
*The bank is opposite the post office.
O banco está em frente à agência dos correios.

Outside - parecido a in front of - lado de fora
Exemplo:
*I'll meet you outside the Theatre.
Te encontrarei em frente ao teatro. (não dentro dele - talvez um ponto para se encontrar antes de entrar)

*They went outside.
Eles saíram do prédio.

*I left it outside.
Eu deixei lá fora.

*The taxi is outside waiting.
O táxi está lá fora à sua espera.

Behind - atrás; por trás.

No sentido estrito, behind representa uma ideia oposta a in front of, e, assim, coloca algo ou alguém em uma posição mais perto do ponto, de vista de outra pessoa ou objeto. Assim uma coisa fica em frenta à outra.
Exemplo:
*The child hid behind the door.
A criança se escondeu atrás da porta.

*He was left behind.
Fui deixado para trás.

*Behind his argument lies a deeper question.
Por tás de suas teses existe uma questão mais profunda.

Between - entre

Utilizamos between quando um objeto (ou uma pessoa) fica no espaço que divide dois ou mais objetos(ou duas ou mais pessoas), em um espaço prolongado de tempo, ou, no sentido mais abstrato, quando existe confiança ou segredo compartilhado por duas ou mais pessoas.
Exemplo:
*I sat between the President and the First Lady.
Eu me sentei entre o Presidente e a Primeira Dama.

*Between you and me, I don't think he'll come.
Cá entre nós, eu não acho que ele virá.

A preposição em português "entre" pode ser traduzida como among.

Among ou amongst expressa uma ideia mais abrangente do que between, isto é, de um entre um grupo(e apenas dois):
Exemplo:
*One amongst many.
Um entre muitos.

*He is amongst the leaders.
Ele está entre os líderes.

Past continuous - Passado contínuo

O sentido progressivo do passado é uma extensão do aspecto contínuo, em geral. A ideia progressiva mostra uma atividade que está ocorrendo no momento relatado, seja no presente, futuro ou passado.
O passado contínuo se forma com o passado do verbo auxiliar be e o gerúndio, o particípio progressivo
que representa a atividade (ação em progresso).
No caso do verbo play (jogar, brincar, tocar[instrumento]), o resultado seria:
========================================
Conjugação do v. auxiliar      particípio presente
................................................................................
             I was                         playing
            You were                   playing
            He was                      playing
            She was                     playing
            It was                        playing
            We were                   playing
            You were                  playing 
            They were                 playing
...................................................................................
Tabela 7.1

O gerúndio é um constante sem mudança nem irregularidade. A conjugação fica no pronome pessoal e no verbo auxiliar be.

O  uso do past continuous

Um dos usos típicos do passado contínuo é quando queremos mostrar uma atividade que fica cortada por outra ação.
Exemplos:
*I was driving along the road when suddenly a boy ran in fronf of the car.
Dirigia pela estrada quando, de repente, um menino atravessou em frente ao carro.

*He was working on the project when the boss rang to cancel it.
Ele estava trabalhando no projeto quando o chefe ligou para cancelá-lo.

Was/were going to...

Na sua forma presente, going to mostrava uma certa intenção, ou algo planejado. No passado esse plano fica cortado ou interrompido.
Exemplos:
*I was going to ring you but I ended up forgetting.
ia te ligar, mas acabei esquecendo.

*She was going to tell me buta something stopped her.
Ela ia me falar, mas algo a impediu.

*I was going to become an architect but I changed to graphic design.
Eu ia estudar para ser arquiteto, mas mudei para desenho grafico.

Simple past ou imperfect past

A distinção entre o pretérito passado e imperfeito não é algo muito explicado nos métodos de ensino de inglês, o que é uma pena, porque a diferença é muito importante para pessoas que falam uma língua que
distingue as formas de maneira bem clara.
Como as formas são idênticas em inglês, a única diferença que nos resta fica nos sentidos opostos dos dois tempos.
Veja uma comparação das formas e o único equivalente em inglês:
=================================
Pretérito     Imperfeito          Simple past
........................................................................
joguei         jogava                pleyed
gostei         gostava               liked
mudei         mudava               changed
tive             tinha                   had
foi              era                      was
estive         estava                 was
......................................................................
Tabela 6.5          

A complexidade que envolve o verbo auxiliar be

Parte da complexidade vem das funções que o simples verbo be têm quando visto no similar na língua
portuguesa.
Ele abrange tanto ser quanto estar, e ainda pode ser traduzido por ficar.
Exemplos:
*Ser:
That was quick.
Isso foi rápido.

*Estar:
I was thinking of you.
Estava pensando em você.

*Ficar:
I was disappointed.
Fiquei desapontado.

*Ter:
I was hungry.
Tive fome/Estava com fome.

*Have:
There was a big noise.
Houve um grande barulho.

O passado do verbo be

O verbo be é sempre um caso especial, seja em que língua for. Em inglês o verbo be é único, no sentido de que possui uma marcação na conjugação.

Singular                 Plural

I was                      We were
You were               You were
He was                   They were
She was
It was

Estado passado (pretérito e imperfeito)

*It was cold.
Foi frio/era frio/Estava frio.

Passado progressivo

*We were on our way home, when...
Estávamos a caminho de casa, quando...

*We were driving, when...
Estávamos dirigindo, quando...

Voz passiva

*The film was seen by more than 50 milion peaple.
O filme foi assistido por mais de 50 milhões de pessoas.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O verbo be

Em inglês, talvez o verbo mais importante entre todos seja o verbo be. Este auxiliar pode ser tradu-
zido de diversas maneiras do ponto de vista da língua portuguesa, e, portanto, vale ressaltar suas defe-
renças fundamentais. Os dois aspectos ou interpretações mais usadas são:
* Ser
* Estar

Mas também podemos traduzi-lo como:
* Ficar
* Ter

Exemplos:
* Ser
She is a secretary (Ela é um secretária)

*Estar
He is studying English. (Ele está estudando inglês)

*Ficar
The bank is on corner of the road. (o banco fica na esquina da rua)

*Ter
I am hungry. (Tenho fome)

Pronomes pessoais do caso reto:
Inglês            Português
..........................................................................
I                    Eu
We                Nós
They              Eles/Elas
You(plural)    Vocês
You(sing.)      Você
He                 Ele
It                   Ele/Ela
She                Ela
.........................................................................
Tabela 1

Repita os pronomes pessoais. Note que a conjugação dos pronomes tem sentidos bem diferentes e essencialmente úteis.
..................................................................................
Singular                                        Plural
..................................................................................
I (Eu)                                            We (nós)
You (você)                                    You(vocês)
He(ele)/she(ela)/ It9ele/ela neutro,  They(eles/elas)
para animais e objetos inanimados)
.................................................................................
Tabela 1.2

A conjugação do verbo be:

O verbo be é um dos poucos verbos que também tem uma forma contraída de conjugação.
As formas no presente simples são:
.................................................................................
Singular                  Plural
...............................................................................
I am - (I'm)            We are - (we're)
You are - (you're   They are (they're)
You are - (you're)
He is - (he's)
She is - (she's)
It - (It's)
................................................................................
Tabela 1.4

Conjugação do verbo (to) be (Ser)
...............................................................................
Be                   Ser
................................................................................
I am                 Eu sou
You are           Você é (Tu és)
He is                Ele é
She is              Ela é
It is                  Ele/Ela é
We are            Nós somos
You are           Vocês são
They are          Eles/Elas são
................................................................................
Tabela 1.5

Identifying - Identificação:
* I am the boss. - Eu sou o chefe.
* We are Brazilian. - Nós somos brasileiros.
* They are workers. - Eles são trabalhadores.
* You are all beginners. - Vocês todos são iniciantes.
* You are the student. - Você é o aluno.
* He is a friend. - Ele é um amigo.
* It is a ferrari. - É uma ferrari.
* She's my sister. - Ela é a minha irmã.

Descrição:
Existe uma clara relação entre to be e o verbo "ser" na identificação de pessoas e objetos. Mas quando se começa empregar os elementos descritivos, outros verbos entram na tradução entre inglês e
português. A seguir, os exemplos incluem osverbos "ter" e "estar".
...........................................................................
Be Estar Ser Ter
...........................................................................
I am Eu estou Eu sou Eu tenho
You are Você está Você é Você tem
He is Ele está Ele é Ele tem
She is Ela está Ela é Ela tem
It is Ele/Ela está Ele/Ela é Ele/Ela tem
We are Nós estamos Nós somos Nós temos
You are Vocês estão Vocês são Vocês têm
They are Eles/Elas estão Eles/Elas são Eles/Elas têm
.............................................................................
Tabela 1.6

Exemplos:
* I am tired. - Eu estou cansado.
* We are hungry. - Estamos com fome.
* They are angry. - Eles estão aborrecidos.
* You are beautiful. - Você é linda.
* You are lucki. - Vocês têm sorte.
* He is 18 years' old. - Ele tem 18 anos.
* Is is scary. - É assustador.
* She is nice. - Ela é simpática.

Passing states - Estados passageiros
Uma descrição de algo faz com que a pessoa perceba se algo é permanente ou passageiro. Assim, o
verbo "ser" mostra fatos ou características permanentes, enquanto "estar" define os passageiros.

Vocabulário:
*Tired - cansado
*Angry - com raiva
*Beautiful - lindo
*Lucki - com sorte
*Nice - simpático
*Scaring - assustando

Exemplos:
* I am feeling tired. - Eu estou cansado.
*We are feeling hungry. - Estamos com fome.
*They are (feeling) angry. - Estão com raiva.
*You are looking beautiful. - Você está linda.
*You are (being) lucky. - Estão com sorte.
*He is nearly 18 years' old. - Ele está com quase 18 anos.
*Is is scaring me. - Está me assustando.
*She is nice. - Ela é simpática.

Posições e localizações:
Ao usar be para determinar posições, os sentidos estão divididos mais uma vez. Podemos ter uma
posição relativa não permanente e outra mais fixa ou permanente (dentro da nossa vida). Quando se
trata de posições não permanentes, usa-se o sentido de "estar":
......................................................................
Be Ficar
.....................................................................
I am Eu fico
You are Você fica
He is Ele fica
She is Ela fica
It is Ele/Ela fica
We are Nós ficamos
You are Vocês ficam
They are Eles/Elas ficam
................................................................
Tabela 1.7

Exemplos:
*I am in the shopping center. - Estou no shopping center.
*We are at the beach. - Estamos na praia.
*They are in de pool. - Eles estão na piscina.

Mas quando se trata de um estabelecimento fixo, ou se for necessário indicar uma permanência,
usa-se o verbo "ficar".
Exemplos:
*I'm here all day. - Fico aqui o dia todo.
*The bank is on the corner. - O banco fica na esquina.
*It is not easy to now whot to do. - Não é fácil saber o que fazer.

Very - Muito
Para intensificar o sentido de algo, podemos utilizar o advérbio very(muito). E para dar um sentido
oposto a isso, podemos simplesmente adicionar not antes(not very).
Exemplos:
*He is usually a very happy person. - Normalmente, ele é uma pessoa muito feliz.
*The children are very intelligent. - As crianças são muito inteligentes.
*Food is very expensive in Britain. - A comida na Grã-Bretanha é muito cara.
*This coffe is very strong. - Este café é muito forte.
*This cake is not very nice. - Este bolo não é muito gostoso.
*The boss is not very pleased with you! - O chefe não está muito contente com você!

Present continuous

O present continuous é o tempo verbal que reflete o momento atual. Como o tempo é progressivo, ele indica, ele indica ações em progresso al longo do momento atual, ou seja, que estão acontecendo agora.
Esse tempo é formado por dois elementos: o verbo auxiliar be e a forma de particípio presente, co-
nhecida como o gerúndio, em português. A conjugação fica bem clara nos dois elementos do pronome
pessoal(de caso reto) e na conjugação do verbo auxiliar be.
Para formar o gerúndio em inglês, a regra básica é adicionar -ing no final do verbo.
No caso do verbo play(jogar, brincar, tocar[instrumento]), o resultado seria: playing.
........................................................................
Conjugação do verbo auxiliar
Participio presente
........................................................................
I am playing
You are playing
He is playing
It is playing
She is playing
We are playing
You are playing
They are playing
........................................................................
Tabela 2.1

Como se pode notar. o gerúndio é uma constante, sem mudança nem irregularidade.
*At presente our company is cutting prices.
 Neste momento, nossa empresa está cortando preços.

*Currently, we are struggling to compete.
  Atualmente estamos batalhando para concorrer.

*Now, I am considering a carreer move.
  Agora, estou considerando mudar de ramo.

*This year, we are aiming to expend our operations.
  Este ano, visamos a expandir nossa operação.

*At the moment our competidors are reducing production.
  No momento, a concorrência está reduzindo a produção.

*Presently, the market is growing.
 Neste momento, o marcado está em expansão.

*Right now the economy is moving into recession.
 Agora mesmo, a economia está indo para uma recessão.

A forma interrogativa
Para se fazer uma pergunta (forma interrogativa) em inglês, há uma regra básica: a inversão do ver-
bo auxiliar com o pronome pessoal do caso reto. Essa forma está presente em todos os aspectos e tem-
pos verbais dentro da gramática da língua inglesa. Ao criar uma inversão, iniciamos uma dinâmica aberta a qualquer resposta, ou seja, é o início de um diálago. Veja exemplos:
*Is your company cutting prices?
  Sua empresa está cortando os preços?

*Are you experiencing problems right now?
  Você está com dificuldade no momento?

*Are you considering a career move?
  Está pensando em mudar de ramo?

*Are you aiming to expand yor operations this year?
  Está visando a expandir os negócios neste ano?

*Are your competitors reducing production?
  A concorrência está reduzindo produção?

*Is the market growing at present?
  O mercado está em expansão?

*Is the economy currently in recession?
  A economia está atualmente em recessão?

                                                                  FIM