terça-feira, 15 de junho de 2010

Verb to do - present tense

Usamos o verbo auxiliar do para para a formação de perguntas no present tense.
Do - Não tem tradução e a função dele na pergunta é conjugar o verbo principal da sentença no tempo presente.
Observe a pergunta a seguir:

You speak English?
Você falar inglês?

Está sem sentido, sem tempo verbal, correto? Precisamos conjugar o verbo (falar) no tempo presente (Simple Present). Para isto, coloca-se o verbo auxiliar (do) na pergunta, pois, ele tem como função colocar o verbo principal da frase no tempo presente.
Let's see now ( Vamos ver agora):

Question (Pergunta)

Do you                   speak      English?
(v. auxiliar)Você   fala         inglês?

Answer ( Reposta)

Yes, I do.
Sim, eu falo.

No, I do not (don't).
Não, não falo.

Short answers (Repostas curtas): na resposta curta, o verbo auxiliar do substitue o verbo principal da frase.

More examples ( Mais exemplos)

*Do you speak French?
Você fala francês?
Yes, I do.
Sim, eu falo.
No, I don't.
Não, eu não falo.

Long answers ( Respostas longas)

*Do you speak Portuguese?
Você fala português?
Yes, I speak Portuguese.
Sim, eu falo português.
No, I don't speak Portuguese.
Não, eu não falo português.

Um comentário: