terça-feira, 17 de março de 2015

Talking about relationships - 9

1.Love relationships / rrelêishan-shépi /
   Relacionamentos amorosos
*I'm in love / ai-menlóvi /
  Estou apaixonado(a)
*I'm in love with two girls at the same
*I realy like her / rrílei /
  Realmente eu gosto dela
*I'm crazy about her / abáuti /
  Estou louco por ela
*I can't stop thinking about her / fênkim /
  Não consigo parar de pensar nela
Usa-se Meet / míti / quando conhecemos alguém:
*Jane meet Richard at a club / éra-klóbi /
  Jane conheceu Richarde em um club
*We meet on a plane /onná-plêini /
  Nos conhecemos em um avião
*Where did you meet / uér-dêdi-u /
  Onde vocês se conheceram?
Para se conhecerem melhor:
*John is dating Danny / dêrrin /
  John está saindo com Danny
*John is going out with Danny / gôin-náuti /
  John es´ta saindo com Danny.
*John is seeing Danny / issiêm /
John está saindo com Danny
Quando quiser saber se alguém está saindo:
*Are you seeing anyone? / siêm-ennuânni /
  Está saindo com alguém?
*Are you dating anyone? / dêrrin /
  Está saindo com alguém
Para apresentar alguém:
*I will set you up / séti-i-u-ápi /
  Apresentarei alguém para você
Quando nos apaixonarmos dizemos:
*I'm in love
  Estou apaixonado.
*I'm in love with her.
  Estou apaixonado por ela.
Se for amor à primeira vista:
*It was love at first sight / sáiti /
  Foi amor à primeira vista
A pessoa apaixonada diz:
*I'm in love with you
  Estou apaixonado(a) por você.
Quando estão noivos:
*We got engaged / gára-endêi-tichí /
  Nós ficamos noivos
*We're getting engaged next month / uíer-guêrin /
  Vamos noivar no próximo mês.
Quando estão casados:
*We got married / gáti-merídha /
  Nos casamos.
*Did you get married? / guéti /
  Você se casou? / Vocês se casaram?
Quando existe problemas:
*I need some time to think / nídi /
  Preciso de tempo para pensar:
*Let's stop seeing each other / siêm-ítchi-áder /
  Vamos parar de nos ver.
*I'm not seeing her anymore / ênni-mor /
  Não estou saind mais com ela
Quando o casamento chega ao fim:
*We split up / isplerápi /
  Nos separamos.
*We separated a month ago / separêiredi / égau /
  Nos separamos a um mês
*We got divorced / gáti-dê-vórrrcidi /
  Nos divorciamos.
2.More past forms of verbs:
   Mais verbos no passado
Infinive past:
*See / / - ver
  I see / / - eu sou
  I saw / / - eu vi
  I will see - eu verei
  I would see - eu veria
  I may see - eu posso ver
  I might see - eu poderia ver
  I could see - eu poderia ver
  I'm seeing - estou vendo
  If I saw - se eu visse
*Meet / míti / - conhecer, encontrar
  I meet / míti / - eu conheço
  I met / méti / - eu conheci
  I will meet - eu conhecerei
  I would meet - eu conheceria
  I may meet - eu posso conhecer
  I might meet - eu poderia conhecer
  I could meet - eu poderia conheceru
  I'm meeting - estou conhecendo
  If I met - se eu conhecesse
*Tell / tél / - dizer, contar
  I tell / tél / - conto
  I told / tôudi / - contei
  I will tell - eu contarei
  I would tell - eu contaria
  I may tell - eu posso contar
  I might tell - eu poderia contar
  I could tell - eu poderia contar
  If I told - se eu contasse
3.Questions with "Where" and "When":
   Perguntas com "Onde" e "Quando":
*Where did you meet Gred?
  Onde você conheceu Gred?
*When did you meet?
  Quando vocês se conheceram?
4.Asking about appearance and personality / apiorênci / personélari /
   Perguntas sobre a aparência física e a personalidade
*What does he look like? / lúki-láiki /
  Como ele é fisicamente?
*What's she like? /uótis /
  Como ela é?
*What does she look like?
  Como ela é fisicamente?
*He's tall, slim and athletic / tól / islêmmi / at-leréki /
  É alto, esbelto e atlético.
*What is he like?
  Como ele é?
*He's very frendly / frêndilei /
  Ele é muito simpático.
5.Glossary - Glossário
*Atractive / etráktevi / - atraente
*Beard / bírrdi / barba
*Beautiful / biúrifol / - bonito(a), belo(a)
*Curly / kárrlei / - encaracolado
*Dark / dárrki / - escuro(a)
*Clear / klíer / - claro(a)
*Fat / féti / - gordo(a)
*Friendly / frêndilei / - simpático(a), amigável
*Good looking / gúdi-lúkin / - boa aparência
*Gorgeous / godjéssi / - esplêndido(a), magnífico(a)
*Hair / réar / - cabelo
*Long / lôngui / - longo(a)
*Middle-aged / merolêi-dísti / - meia-idade
*Moustache / mostáchi / - bigode
*Pretty / púrer / - bonita
*Selfish / selféshi / - egoísta
*Short / shórrti / - curto(a), baixo(a)
*Shy / shái / - tímida
*Slim / islêmmi / - esbelto
*Stroight / istróiti / - liso(a)
*Tall / tól / - alto(a)
*Thin / fên / - magro(a)
*Unfriendly / anfrêndilei / - antipático(a), hostil
*Wavi / ueiví / - ondulado(a)
6.Expressions of surprise - Expressões de surpresa
*I don't believe you / bê-lívi /
  Não acredito!
*No kidding! / nôukeren / - não brinca! Você está brincando
*Really? / rrílei / - verdade, realmente
*Oh, my God / góoda / - Deus
*I can't believe it! / belivéti / - Não posso acreditar
*Seriously? / sirislêi / - sério?
*No way! / nôuei / - Não é possível, de jeito nenhum
7.How + Adjective:
*How terrific! / tchu-reféki / - que fantástico
*How incredible! / inkrereból / - que incrível!
*How wonderful! / uanderfól / - que maravilha
*How cool! / kuól / - que genial!
8.The superlative / superlatévi /
*The tallest player / talésti /
  O jogador mais alto
*The fastest / featésti / - a mais rápido
*The most attractive / môusti-athráki-tévi /
  O mais atraente.
*The most talented / talantédi /
  O mais talentoso
Se o adjetivo for curto: The + est
*Tall /tól / - alto
  The tallest / talésti / - a mais alto
*Fast / fésti / - rápido
  The fastest / fée-tésti / - o mais rápido
*Large / lárrdji / - grande
  The largest / larrgésti / - o maior
*Small / ismól / - menor, pequeno
  The smallest / ismolésti / - o menor
*Heavy / reví / - pesado
  The heavieste / reviésti / - o mais pesado
*Long / lôngui / - longo
  The longest / longuêsti / - o mais longo
*Deep / dípi / - profundo
  The deepest / dipésti / - o mais profundo
Exemplos:
*This racquet is the heaviest / rrakéti /
  Esta raquete é a mais pesada.
*This swimming pool is the deepest / suêmmin-púl /
  Esta piscina é a mais profunda
*This ball is the smallest / ból /
  Esta bola é a menor
*This field is the largest / fiéldi /
  Este campo é o maior.
Se o adjetivo for longo - The (most ou leaste) + Adjetivo:
Atenção:
Most / môusti / - mais
Least / lísta / - menos
*Attractive / atraktévi / - atraente
  The most attractive - O mais atraente
*Talented / telantédi / - talentoso
  The least talented - O menos talentoso
*Intelligent / inteledjênti / - inteligente
  The most intelligent - O mais inteligente
*Exciting / éki-sáirin / - emocionante
  The least exciting - o menos emocionante
*Interesting / intérristin / - interessante
  The least interesting - O menos interessante
*Amazing / amêizin / - surpreendente
  The most amazing - O mais surpreendente
Superlativo de Good e Bad:
*Good / gúdi / - bom
  The best /bésti / - o melhor
*Bad / bédi / - ruim
  The worst / uésti / - o pior
Exemplos:
*He's the best player.
  Ele é o melhor jogador
*This is the worst team / tímmi /
  Este é o pior time
*Who is the best player.
  Quem é o melhor jogador.
*Which is the worst team? / uétchi /
  Quem é o pior time?
Quando a comparação se refere a pessoas ou coisas, usa-se Of:
*He's the best of the three players
  Ele é o melhor dos três jogadores
*This is the worst of the four teams
  Este é o pior dos quatro times
*He's the fastest plauer of all
  Ele é o mais rápido de todos os jogadores.
Quando a comparação se refere a lugares, usa-se In ou on:
*The worst player in the world.
  O pior jogador do mundo.
*The tallest player on his team.
  O jogador mais alto de seu time.


                                                             Fim















Nenhum comentário:

Postar um comentário