quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Let's speak - on hours

PERGUNTAR E RESPONDER SOBRE A HORA

1 - Para perguntar a hora, dizemos:
* What time is it? / What's the ditime? - Que horas são?
2 - E para responder a esta pergunta, podemos dizer:
Ex.:
* It's twenty after two. - São duas e vinte.
3 - Como vimos no exemplo, primeiro expressamos os minutos e logo depois as horas. Entre os minutos e as horas usaremos "after", se o ponteiro dos minutos estiver entre 12 e 6, ou "to", se o ponteiro estiver entre 6 e 12, ou seja, "after" corresponde a "e" e "to" corresponde a "para".
4 - A forma completa é: It's + minutos + after / to + hora
Ex.:
* 1:10 : It's ten after one - É uma e 10.
* 4:55 : It's five to four - São cinco para as quatro.
5 - Para marcar as horas em ponto:
Ex.:
* 2:00 : It's two o'clock - São duas em ponto
* 9:00 : It's nine o'clock - São nove horas
6 - Para marcar as horas e meia: It's + half past + hora
Ex.:
* 11:30 : It's half past eleven - São onze e meia
* 4:30 : It's half past four - São quatro e meia
7 - Para marcar os quartos de hora: It's + a quarter + after/to + hora
Ex.:
* 8:15 : It's a quarter after eight - São oito e quinze
* 2:45 : It's a quarter to three - São quinze para as três
8 - Outra maneira é usarmos "am" [ei em] desde as 12 da noite até as 12 do meio-dia e "pm" [pi em] desde as 12 do meio-dia até as 12 da noite, para evitar ambiguidades.
Ex.:
* It's twenty-five to five am. - São 25 para as 5 da manhã.
* It's twenty-five to five pm. - São 25 para as 5 da tarde.
9 - Em alguns países de língua inglesa se utiliza "past" em lugar de "after":
Ex.:
* 7:20 : It's twenty past seven. - São sete e vinte.
10 - Mas as horas também podem ser ditas como aparecem nos relogios digitais, ou seja, dizendo a hora e as minutos, sem dizer nada entre ambos.
Ex.:
* 2:15 : It's two fifteen - São duas e quinze.
* 6:55 : It's six fifty-five - São seis e cinquenta e cinco.
* 9:30 : It's nine thirty - São nove e trinta.
11 - Quando quisermos expressar exatidão em uma hora, usaremos "sharp":
Ex.:
* The office opens at nine o'clock sharp. - O escritório abre exatamente às nove. 
12 - Mais exemplos:
Ex.:
* 10:05 : It's five after ten / It's ten five - São dez e cinco.
* 12:35 : It's twenty-five to one / It's twelve thirty-five - É meio-dia e vinte e cinco.
*   3:50 : It's tento four / It's three fifty - São dez para as quatro.
*   6:30 : It's half past six / It's six thirty - São seis e meia
*   4:05 : It's five after four / It's four oh five - São quatro e cinco
*   7:10 am : It's ten after sevem am / It's seven ten am - São ste e dez da manhã.
*   8:15 pm : It's a quarter after eight pm / It's eight fifteen pm - São oito e quinze da noite.
13 - Desta maneira podemos perguntar e dizer a hora, assim como a hora de algun evento ou ação. Neste casa, aparece a preposição "at".
Ex.:
* What time is it? It's twenty-five to six. - Que horas são? São vinte e cinco para as seis.
* What time is the concert? It's at nine o'clock. - A  que horas é o show? É as nove em ponto.
* What time do you get up? I get up at seven thirty. - A que hora você acorda? Acordo às sete e meia.
* The lesson is at a quarter after four. - A aula á às quatro e quinze.

OS MESES DO ANO - The months of the year

1 - Os meses do ano são escritos sempre com letra maiúscula e são os seguintes:
* January - janeiro
* February  - fevereiro
March      - março
April        - abril
May          - maio
June          - junho
July           - julho
August       - agosto
* September - setembro
October     - outubro
* November - novembro
* December - dezembro

ARTIGO DEFINIDO - The

1 - O artigo definido "the" significa: o, a os, as, ou seja, é usado tanto para o masculino e feminino, como para o singular e plural.
Ex.:
* the car, the cars - o carro, os carros
* the house, the houses - a casa, as casas
2 - "The" se utiliza:
a) quando o locutor e o ouvinte conhecem do que se trata:
Ex.:
* The book is interesting. - O livro é interessante (todos sabem qual livro)
b) ao falarmos sobre algo mencionado anteriormente:
Ex.:
* These are my children. The boy is Tom. - Estes são meus filhos. O menino é Tom.
c) Ao falar de algo único:
Ex.:
* He is the president. - Ele é o presidente.
* I can see the moon from here. - Posso ver a lua daqui.

AUSÊNCIA DE ARTIGO

1 - Não se utiliza o artigo:
a) ao nos referirmos a um nome de maneira geral:
Ex.:
* Money is important. - O dinheiro é importante.
* Cats are nice animals. - Os gatos são animais bonitos.
b) com os dias da semana e as estações do ano:
Ex.:
* The classes are on Mondays. - As aulas são às segundas.
* It usually snows in winter. - Normalmente neva no inverno.
c) com a hora:
Ex.:
* It's seven o'clock. - São sete em ponto.
* The match is at 2:30. - A partida é às 2:30.
d) quando o verbo "to play" significa "jogar" não se usa "the" junto ao jogo ou esporte, mas se significa "tocar" (música), o artigo aparece junto ao instrumento:
Ex.:
* I want to play baseball. - Quero jogar baseball.
* He plays the guitar in a band. / Ele toca guitarra em uma banda.
e) ante uma pessoa com título ou tratamento também não se usa artigo:
Ex.:
* Mr. Jones - O Sr. Jones
* President Sánchez - O presidente Sánchez
* Mrs. Kelly tall and pretty - A Sra. Kelly é alta e bonita.

PREPOSIÇÕES DE TEMPO - in, on, at

 1- In se usa:
a) Para meses, estações e anos:
Ex.:
* The exam is in April. - O exame é em abril.
* It's hot in summer. - Faz calor no verão.
* He was born in 1975. - Ele nasceu em 1975.
b) Para partes do dia:
* in the morning - pela manhã
* in the afternoon - à tarde
* in the evening - à tarde / à noite
* at night - à noite
2 - On se usa:
a) Quando nos referimos a um dia ou a uma data determinada:
Ex.:
* I go to the gym os Wednesday. - Vou à academia às quartas.
* My birthday is on July, 12th. - Meu aniversário é no dia 12 de julho.
b) Se nos referimos a um dia e à parte deste dia, usamos "on", mas desaparece "in the" diante da parte do dia:
Ex.:
* I usually go out on Saturday evenings. - Normalmente saio aos sábados à noite.
c) Em expressões como "on the weekend / on weekends"(o fim de semana/ os fins de semana)
Ex.:
* I never work on weekends. - Nunca trabalho nos fins de semana.
3 - At se usa:
a) Ao falar de horas:
Ex.:
* I start work at 8:00. - Começo a trabalhar às 8:00.
* They have lunch at noon. - Eles almoçam ao meio-dia.
b) Com certos períodos de tempo:
Ex.:
* at Christmas - no Natal
* at Easter - na Semana Santa
* I usually visit my family at Christmas. - Normalmente visito minha família no Natal.

Atividade:

01.Use os artigos "a / an", "the" ou deixe o espaço em branco.
a) She plays_____ guitar and her brother plays_____basketball.
b) What_____ difficult exercise!
c) i usually go to the movies on______Fridays.
d) I'm staying at_____ Continental Hotel.
e) _____ planes are very fast.

02.Preencha os espaços com as preposições in, on e at.
a) The TV program is____ 8 o'clock ______ the evening.
b) They often go to the disco______Saturday evenings.
c) Do you visit your grandparents______weekends?
d) The exam is______ September, 23rd.
e) I met her ______ 2007.

03.Correlacione as horas.
a) 04:25
b) 02:15
c) 02:45
d) 11:30
e) 05:50
f) 06:10

(     ) It's two forty-five
(     ) It's twenty-five after four
(     ) It's a quarter after two
(     ) It's ten to six
(     ) It's half past eleven
(     ) It's six ten

                                                              FIM     

domingo, 7 de agosto de 2011

Let's speak - The alphabet

O ALFABETO

1 - É importante aprender as diferentes letras do alfabeto, já que assim poderemos soletrar ou pedir que soletrem palavras.
    A        B        C        D        E        F        G        H        I
  (ei)     (bi)     (si)    (di)     (i)      (ef)    (shi)   (éich)   (ai)

    J        K        L        M        N        O        P        Q        R
(shéi)  (kéi)   (el)     (em)    (en)    (ou)     (pi)    (kiú)   (ar)

   S        T        U        V        W        X        Y        Z       
(es)     (ti)      (iu)    (vi)  (dábliu)  (eks)  (wái)   (zi)
2 - Para pedir que alguém soletre uma palavra são usadas as seguintes expressões:
a) To spell - soletrar
* Can you spell ... ? (informal) - Pode soletrar ... ?
* Could you spell ... ? (formal) - Poderia soletrar ... ?
* How do you spell ... ? - Como se soletra ... ?
Ex.:
* Can you spell the word "house"? - Pode soletrar a palabra "house"?
* Could you spell your name, please? - Poderia soletrar seu nome, por favor?
* How do you spell "house"? - Como você soletra "house"? / Como se soletra "house"?
b) A resposta será letra por letra, exceto quando encontramos duas letras iguais seguidas. Nesse caso cabe a possibilidade de falar letra por letra, ou usando "double + letra".
Ex.:
* Can you spell the word "book"? - Yes. B-O-O-K (bi-dábel ou-kei).
* Pode soletrar a palavra "book"? - Sim. B-O-O-k

VOCABULÁRIO TELEFÔNICO - Phone language

1 - Para pedir para falar com alguém:
Ex.:
* Can I speak to Margaret? - Posso falar com a Margarete?
* Could I speak to Margaret Clark, please? - Poderia falar com Margarete Clark, por favor?
* I'd like to speak to Margaret, please. - Gostaria de falar com a Margaret, por favor.
2 - Para perguntar quem é:
Ex.:
* Who's calling? - Quem deseja? / Da parte de quem?
3 - "I am..."Para se identificar não se utiliza , e sim, "This is...":
Ex.:
* - Who's calling? - Quem deseja?
* - This is Carlos Pérez. - Sou/fala Carlos Pérez.
4 - Quando solicitamos que transfiram a chamada para outra pessoa:
Ex.:
* Could you put me through to John Gates, please? - Poderia falar com John Gates, por favor?
5 - Ao transferir a chamada para outra pessoa dizemos:
Ex.:
* Just a moment. I'll put you through (to him). - Um momento. Vou passar.
* Just a minute. I'll transfer your call. - Um minuto. Vou transferir a sua chamada.
6 - Quando pedimos para falar com a pessoa que atendeu o telefone, este se identifica dizendo: "Speaking" (Sou eu).
Ex.:
* - I'd like to speak to Mr. Evans, please. - Gostaria de falar com o Sr. Evans, por favor.
* - Speaking. - Sim, sou eu.
7 - Para indicar o motivo da chamada podemos usar:
Ex.:
* I'm calling about a job interview. - Estou ligando a respeito de uma entrevista de trabalho.
8 - Para pedir que a pessoa espere na linha:
Ex.:
* Hold on, please. - Espere, por favor.
* Hold on a moment, please. - Espere um momento, por favor.
* Could you hold a minute? - Poderia esperar um momento?

NÚMEROS TELEFÔNICOS - Phone numbers

1 - Para dizer um número telefônico temos que falar número por número.
a) o número "0" pode ser "oh" [ou], como a letra "o", ou "zero". Quando o número contém dois dígitos iguais seguidos, podemos dizê-los um a um ou "double + número".
Ex.:
* What's your phone number? It's 908 417 33 86
   (nine-zero-eight-four-one-seven-three-three-eight-six)
   (nine-oh-eight-four-one-seven-double three-eight-six)
b) De uma maneira formal também podemos perguntar o número de telefone com o verbo "to spell":
Ex.:
* Could you spell your phone number, please? - Poderia me dar seu número de telefone, por favor?

OS DIAS DA SEMANA - The days of the week

1 - Os dias da semana são:
Ex.:
* Monday - segunda
* Tuesday - terça
* Wednesday - quarta
* Thrusday - quinta
* Friday - sexta
* Saturday - sábado
* Sunday - domingo
2 - Os dias da semana sempre são escritos com letra maiúscula em inglês.

TRATAMENTOS FORMAIS

1 - Há tratamentos de cortesia que normalmente são utilizados em linguagem, tanto oral como escrita.
Ex.:
* Mr. [míster] - se utiliza com o sobrenome de homens adultos e equivale a Sr. (Senhor).
* Mrs. [míziz] - se utiliza com o sobrenome de mulheres casadas e aquivale a Sra. (senhora).
* Miss [mis]   - se utiliza com o sobrenome de mulheres solteiras e equivale a Srta. (senhorita).
* Ms [miz]      - se utiliza com o sobrenome de uma mulher adulta, sem definir seu estado civil e equivale à senhora ou senhorita.
Ex.:
* Mr. Brown is your boss. - O Sr. Brown é nosso chefe.
* Mrs. Smith has a dog and a cat. - A Sra. Smith tem um cachorro e um gato.
* Is Miss Jones in the office? - A Srta. Jones está no escritório.
2 - Sir ou Madam (coloquialmente ma'am) são usados para um homem ou uma mulher, respectivamente, de maneira respeitosa. São palavras especialmente usadas por empregados de restaurantes, hoteis, etc.
Ex.:
* Goodbye, sir! - Adeus, senhor!
* Good morning, madam! - Bom dia, senhora!
3 - Mas quando falamos sobre um senhor ou uma senhora não usamos os termos "sir" e "madam", e sim "lady" (dama, senhora0 e "gentleman" (cavalheiro, senhor).
Ex.:
* This lady is our teacher. - Esta senhora é nossa professora.
* That gentleman is very funny. - este senhor é muito divertido.

PEDIDOS - Requests

1 - Quando queremos pedir ou solicitar algo usamos "can" e "could".
Ex.:
* Can I speak to jone, please? - Posso falar com a Jane, por favor?
* Could you spell your name, please? - Poderia soletrar seu nome, por favor?
2 - Para responder a estas perguntas afirmativamente, podemos dizer:
a) De uma maneira informa:
*Sure (claro), Ok, Yes.
Ex.:
* - Can I speak to Jimmy? Posso falar com o Jimmy?
* - Sure. Hold on. - Claro (com certeza). Espere.
b) De uma maneira formal:
* Of course (com certeza)
Certainly (claro)
Ex.:
* - Could I speak to Mr. Jones, please? - Poderia falar com o Sr. Jones, por favor?
* - Certainly. I'll put you through to him. - Claro Vou passar para ele.
c) Mais alguns exemplos:
Ex.:
* - Can you repeat, please? - Pode repetir, por favor?
* - Sure. - Claro.
* - Could you spell your name, please? - Poderia soletrar seu nome, por favor?
* - Od course. L-U-I-S. - Com certeza. L-U-I-S.

PEDIDOS FORMAIS - Formal requests

1 - Vimos expressões de pedidos formais (could), mas também podemos solicitar algo por meio de " I would like to + infinitivo" (gostaria de). Neste caso não realizamos uma pergunta, mas sim, uma oração afirmativa. A expressão mais utilizada de forma contraída: "I'd like to".
Ex.:
* I'd like to speak to Mrs. O'Hara, plese. - Gostaria de falar com o Sra. O'Hara, por favor.
* I'd like to have a meeting with him. - Gostaria de ter uma reunião com ele.
2 - Mas pode haver mais sujeitos:
Ex.:
* He'd like to see her. - Ele gostaria de vê-la.
* We'd like to leave a message. - Gostaríamos de deixar uma mensagem.

SOLETRANDO - Spelling

1 - Quando uma palavra é soletrada, há letras que soam de forma parecida e podem criar uma confusão, especialmente por telefone.
* "G" as in Gregory - "G" de Gregory
* "T" as in Tom - "T" de Tom
Ex.:
* - My surname is Lean.
* - Could you spell it, please?
* - Certainly. l as in London, E as in Europe, A as in Alabama, N as sin Nevada.
* - Meu sobrenome é Leon.
* - Poderia soletrá-lo, por favor?
* - Claro. L de Londres, E de Europa, A de Alabama, N de Nevada.

OS VERBOS "TO TAKE" E "TO LEAVE"

1 - O verbo "to take" (pegar) e "to leave" (deixar):
Ex.:
* Can I take a message? - Posso pegar uma mensagem?
* Can I leave a message for him? - Posso deixar uma mensagem para ele.

EXERCÍCIO - Exercise

01.Corrija os erros nas frases que necessitam.
a) Can you help me, please?
b) Could you came here, please?
c) I'd like to visiting you.
d) He'd likes to see me.
e) I'd like to have the menu.

02.Ordene as palavras para formar frases.
a) favor could he me do a?
b) him I like to 'd to speak.
c) you please can a take message?
d) leave 'd to message a like I.
e) name please could you your spell?

                                                             FIM

sábado, 6 de agosto de 2011

Let's speak - about meanings

PERGUNTAR SIGNIFICADOS

1 - Para perguntar o significado de alguma palavra ou expressão podemos usar distintas fórmulas:
a) To mean - significar
Ex.:
* What does "grammar" mean? - O que significa "grammar"?
* What is the meaning of "grammar"? - Qual é o significado de "grammar"?
2 - Para responder:
a) It means - significa
Ex.:
* "Grammar" means... - "Grammar significa...
3 - Se queremos que nos repitam algo que não entendemos:
a) To understand - entender, compreender
b) To repeat - repetir
Ex.:
* Sorry, I don't understand. - Desculpe, não entendo.
* Can you repeat, please? - Pode repetir, por favor?
* Can you speak more slowly, please? - Você pode falar mais devagar, por favor?
c) Estas últimas perguntas podem ser mais formais se substituirmos "can" por "could":
Ex.:
* Could you repeat, please? - Você poderia repetir, por favor?
* Could you speak more slowly, please? - Poderia falar mais devagar, por favor?

EXPRESSAR HABILIDADES

1 - Vejamos algumas expressões que denotam habilidade:
* To be (very) good at - ser bom em, fazer algo bem
* To be (very) bad at - ser ruim em, fazer algo mal
Ex.:
* I am very good at tennis. - Sou muito bom em tênis.
* She isn't good at mathematics. - Ela não é boa em matemática.
* They're bad at French. - Eles são bons em francês.
2- Se em lugar de substantivos usarmos ações (verbos), estas devem estar no gerúndio:
Ex.:
* I'm bad at cooking. - Sou ruim cozinhando.
* He's very good at swimming. - Ele é muito bom nadando.
* We aren't good at singing. - Não somos boas cantando.

VOCABULÁRIO: Profissões - jobs

* lawyer - advogado (a)
* architect - arquiteto (a)
* fireman - bombeiro
* taxi driver - taxista
* butcher - açougueiro (a)
* baker - padeiro (a)
* postman - carteiro
* scientist - cientista
* cook - cozinheiro (a)
* shop assistant - assistente (a)
* electrician - eletricista
* bank clerk - funcionário (a) de banco
* plumber - mecânico hidráulico
* engineer - engenheiro (a)
* gardener - jardineiro (a)
* vet - veterinário (a)
* translator - tradutor (a)
* secretary - secretário (a)
* teacher - professor (a)
* policeman - policial
* painter - pintor (a)
* pilot - piloto
* journalist - jornalista
* mechanic - mecânico
* student - estudante
* manager - gerente
* accountant - contador (a)
* hairdresser - cabeleireiro (a)
Observação: Lembre-se que quando o sujeito estiver no singular temos de utilizar "a" antes da profissão;
Ex.:
* She is a nurse. - Ela é enfermeira
* They are nurses. - Elas são enfermeiras.

EXPRESSAR HABILIDADE

1 - A maneira mais comum é através do verbo "can" (poder, saber).
a) "Can" é um verbo modal, auxiliar, com características peculiares. Não admite a partícula "to" nem antes nem depois dele, pois precede um infinitivo sem a partícula.
Ex.:
* I can swim. - Sei nadar.
* I can drive a bus. - Sei (Posso) dirigir um ônibus.
* He can teach Portuguese. - Ele sabe (pode) ensinar português.
* We can run very fast. - Podemos correr muito rápido.
* You can solve this problem. - Você sabe (pode) resolver este problema.
* They can understand. - Eles podem entender.
2 - Outra peculiaridade é que tem a mesma forma para todas as pessoas. Não admite "s" na 3ª pessoa do singular (he, she, it). Em frases afirmativas.
*     I   can  eu sei, posso
* you   can  você sabe, pode
*   he   can  ele sabe, pode
* she   can  ela sabe, pode
*   it    can  sabe, pode
*  we  can  nós sabemos, podemos
* you  can  vocês sabem, podem
* they can  eles(as) sabem, podem
3 - Em frases negativas acrecentamos "not" após "can". A negativa admite três formas: can not, cannot e can't. Destas, a mais usada é a forma contraída.
* I can't speak Italian. - Não sei falar italiano.
* He can not type. - Ele não sabe digitar.
* We cannot play the piano. - Não sabemos tocar piano.
* You can't dance salsa. - Vocês não sabem dançar salsa.
* They can't use that machine. - Eles não sabem usar essa máquina.
4 - Em frases interrogativas, por se tratar de um verbo auxiliar, "can" inverte a ordem com o sujeito:
* He can play baseball.
* Can he play baseball?
5 - Outros exemplos:
* Can you skate? - Você sabe patinar?
* Can they sing opera? - Eles sabem cantar ópera?
* What can you do? - O que você sabe fazer? / O que você pode fazer?
* What languages can you speak? - Que idiomas você sabe falar?
* Can she use a computer? - Ela sabe usar o computador?
6 - Para responder de forma curta, usaremos "Yes" ou "No" e "can" ou "can't".
* Can you play chess? - Yes, I can. - Você sabe jogar xadrez? Sim, (sei).
* Can he teach German? No, he can't. - Ele sabe ensinar alemão? Não, (não sabe).
* Can we build a house? No, we can't. - Podemos construir uma casa? Não, (não podemos).
* Can they make an omelette? Yes, they can. - eles sabem fazer uma tortilha? Sim, (sabem).

EXPRESSAR OBRIGAÇÃO

1 - Uma das maneiras de expressar obrigação em inglês é através do verbo "have to" (ter que).
Ex.:
* I have to do my homework. - Tenho que fazer meus deveres de casa.
2 - "Have to" aparece sempre seguido de um infinitivo.
a) A forma afirmativa no presente é:
*     I     have to  eu tenho que
* you    have to  você tem que
*   he    has   to  ele tem que
* she    has   to  ela tem que
*    it    has   to  tem que
* we    have to  nós temos que
* you   have to  vocês têm que
* they  have to  elas(as) têm que
b) A forma negativa é don't / doesn't have to":
* I don't have to get up early on Sundays. - Não tenho que madrugar aos domingos.
* You don't have to go. - Você não tem que ir / Não é necessário que você vá.
* She doesn't have to take that bus. - Ela não tem que pegar aquele ônibus.
* We don't have to buy a new car. - Não temos que camprar um carro novo.
* They don't have to clean. - Eles não têm que limpar. / Não é necessário que limpem.
3 - Nestes casos, "have to" não pode ser contraído com o sujeito.
Ex.:
* You have to buy a cell phone. - Você tem que comprar um celular.
* She has to study hard. - Ela tem que estudar bastante
* We have to visit the museum. - Temos que visitar o meseu.
* They have to get up early. - Eles têm que se levantar cedo.
* He has to see this. - Ele tem que ver isto.
4 - Para fazer perguntas usamos "do / does" antes do sujeito e "have to":
Ex.:
* Do you have to send an email? - Você tem que mandar um e-mail?
* Does she have to help you? - Ela tem que lhe ajudar?
* Do I have to stay here? - Tenho que ficar aqui?
* What do we have to do? - O que temos que fazer?
* Where does he have to go? - Aonde ele tem que ir?
5 - Para responder de forma curta:
Ex.:
* Do you have to work overtime? - Você tem que fazer hora extra?
* Yes, I do / No, i don't - Sim / Não
* Does he have to call the police? - Ele tem que chamar a polícia?
* Yes, he does / No, he doesn't - Sim / Não

ADJETIVOS

1 - Existem alguns adjetivos sobre trabalho, mas não confunda as palavras: "work" e "job":
a) "Work" significa trabalho e é um termo com significado geral. Também é usado como verbo (to work: trabalhar)
b) "Job" também significa trabalho, mas como "emprego" ou "local de trabalho". Não podemos usar como verbo.
2 - Entre os adjetivos que podem descrever um trabalho estão:
* interesting - interessante
* easy - fácil
* hard - duro
* dangerous - perigoso
* boring - chato
* tiring - cansativo
* risky - arriscado
* amusing - divertido
* difficult - difícil
* relaxing - relax / tranquilo
* safe - seguro
* demanding - absorvente
3 - Estes adjetivos podem aparecer antes do substantivo:
Ex.:
* I have an amusing job. - Tenho um trabalho divertido.
* He has a boring job. - Ele tem um trabalho chato.
4 - Ou depois do verbo "to be":
Ex.:
* My job is relaxing. - Meu trabalho é tranquilo.
* Her job is interesting. - Seu trabalho (dela) é interessante.
5 - Em relação a trabalho, as pessoas podem ser:
* hardworking - trabalhador(a)
* reliable - confiável
* responsible - responsável
* efficient - eficiente
* creative - criativo(a)
* lazy - preguiçoso
Ex.:
* They are efficient workers. - São trabalhadores eficientes.
* He is hardworking and reliable. - É trbalhador e confiável.
6 - Todos os adjetivos que vimos podem ser precedidos por um intensificador, como "very".
Ex.:
* I have a very dangerous job. - Tenho um trabalho muito perigoso.
* She is very creative at work. - Ela é muito criativa no trabalho.

EXERCÍCIO

1.Responda a esta pergunta: What do "butchers" do?
a) They sell vegetables.
b) They sell fish.
c) They sell meat.
d) They sell cars.

2.Coloque as palavras na ordem correta para formar frases.
a) can Chinese I speak.

b) her do homework to she has.

c) buy they can't computer that.

d) come he to does ?

e) we cant what do?

3.Corrija os erros nas seguintes orações.
a) It's a job very interesting.

b) Can he plays the violin?

c) They has to study grammar.

d) Does he has to come with us?

e) Her brother have to bring his books.

                                    FIM


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Let's speak - of your job

INFORMAÇÕES SOBRE TRABALHO

1 - Como perguntar sobre trabalho:
Ex.:
* What's your job? - Qual é o seu trabalho?
* What do you do? - A que se dedica? / O que você faz?
* What does she do? - O que ela faz?
2 - Para estas perguntas podemos responder com:
Ex.:
* I'm a plumber. - Sou mecânico hidráulico.
* I work as a plumber. - Trabalho como mecânico hidráulico.
* She works as a translator. - Ela trabalha como tradutora.
3 - E podemos acrescentar informação:
Ex.:
* I fix drains, faucets, gas pipes, etc. - Conserto vazamentos, torneiras, tubulações de gás, etc.
* She translates articles and books. - Ela traduz artigos e livros.
4 - Se quiser dizer para quem ou para que empresa se trabalha:
Ex.:
* I work for "Simpson Limited". - Trabalho para "Simpson Limited".
* She works for a Spanish company. - Ela trabalha para uma empresa espanhola.

INFORMAÇÕES SOBRE HOBBIES OU PASSATEMPOS

1 - Para perguntar pelos passatempos podemos usar algumas destas estruturas:
Ex.:
* What are your hobbies? - Quais são seus hobbies?
* What do you do in your spare time?
* What do you do in your free time? - O que você faz em seu tempo livre?
2 - Para estas perguntas respondemos:
Ex.:
* My hobbies are: going to the movies, listening to music and dancing. - Meus robbies são: ir ao cinema, escutar música e dançar.
* I like playing cards with my friends. - Eu gosto de jogar cartas com meus amigos.
3 - Se perguntarmos por uma atividade ou passatempo em particular podemos responder de forma rápida:
Ex.:
* Do you like reading? Yes, I do. - Você gosta de ler? Sim, eu gosto.
* Does she like soccer? No, she doesn't. - Ela gosta de futebol? Não, não gosta.

EXPRESSÕES ÚTEIS

1 - Para mostrar interesse por algum assunto ou comentário pode-se dizer:
Ex.:
* Sounds good! - Soa bem!
* Sounds interesting! - Soa interessante!
* Souns like a lot of fun! - Soa muito divertido!
2 - Estas expressões não precisam de sujeito "it".
Ex.:
* Carl: I work as a translater. - Carl: Sou tradutor.
* Mike: Souns interesting! - Mike: Soa interessante!

RESPOSTAS CURTAS

1 - São aqueles utilizadas quando a pergunta é respondida com um "sim" ou "não". Para isso, a pergunta deve começar com um auxiliar. Até agora, os auxiliares que conhecemos são o verbo "to be" e a partícula "do/does".
Ex.:
* Are they Italian? - Eles são italianos?
* Do you speak English? - Você fala inglês?
a) ao responder estas perguntas de forma afimativa, utilizamos "Yes", o pronome reto correspondente e o auxiliar, que será afirmativo.
Ex.:
* Are they Italian? Yes, they are.
*Do you speak English? Yes, I do.
* Does he live in New York? Yes, he does.
b) ao responder às perguntas curtas de forma negativa utilizamos "Não", o pronome reto correspondente e o auxiliar, que será negativo.
Ex.:
* Is he a doctor? No, he isn't. - Ele é médico? Não, não é.
* Do they have a car? No, they don't. - Eles têm carro? Não, não têm.
c) O auxiliar e a negação podem ser contraídos ou não, mas normalmente é usado de forma contraída.
Ex.:
* Is she your mother? No, she isn't / No, she is not. - Ela é sua mãe? Não, ela não é.
* Does your father smoke? No, he doesn't. / No, he does not. - Seu pai fuma? Não, ele não fuma.
d) Como exemplos de respostas curtas afirmativas e negativas, temos:
Ex.:
* Are you studying English? Yes, I am. - Você está estudando inglês? Sim.
* Is he from Brazil? No, he isn't. - Ele é do Brasil? Não.
* Am I a reacher? yes, you are. - Sou professor? Sim, você é.
* Are they playing tennis? No, they aren't. - Eles estão jogando tênis? Não.
* Do you usually watch TV? Yes, I do. - Você normalmente assiste à TV? Sim.
* Does it rain in winter? Yes, it does. - Chove no inverno? Sim.
* Do they have a pet? No, they don't. - Eles têm animal de estimação? Não.
* Does she get up early? No, she doesn't. - Ela se levanta cedo? Não.

PERGUNTAS COM PRONOMES INTERROGATIVOS

1 - Estudaremos os pronomes interrogativos com mais detalhes. Estes pronomes são palavras que utilizamos no início das perguntas para demandar informação sobre coisas, pessoas, lugares, momentos, etc.
What? - Que?, Qual?
Who? - Quem?
Where? - Onde?
When? - Quando?
Why? - Por que?
Whose? - De quem?
Which? - Que?, Qual?
How? Como?
2 - Os pronomes interrogativos são colocados no início da pergunta, antes do auxiliar ("to be" ou "do/does").
Ex.:
* What do you do? - O que você faz?, A que você se dedica?
* Who is your boss? - Quem é seu chefe?
* Where do you live? - Onde você mora?
* When is your birthday? - Quando é o seu aniversário?
* Why are you studying English? - Por que você está estudando inglês?
* Whose are those books? De quem são esses livros?
* Which is your coat? - Qual é o seu casaco?
* How do you go to work? - Como você vai para o trabalho?
3 - Os pronomes interrogativos também aparecem diante de "to be" em perguntas com o presente continuo:
Ex.:
* What are you doing? - O que você está fazendo?
*Where is he doing? - Aonde ele vai?
4 - Estas perguntas não podem ser respondidas com um "sim" ou um "não", por isso não podemos dar respostas curtas, são necessárias respostas mais elaboradas.
Ex.:
* Where do you live? I live in Puerto Rico. - Onde você mora? Moro em Porto Rico.
* What are you doing? I'm studying. - O que você está fazendo? Estou estudando.
* How are you? I'm fine, thanks. - Como você está? Estou bem, obrigado.

ATIVIDADE

01.Complete com respostas curtas:
a) Is she a doctor? Yes, _____________
b) Do you speak English? Yes, ___________
c) Are you Dominican? No, ______________
d) Does he work at home? No, _____________
e) Am I a teacher? Yes, __________________

02.Preencha os espaços com pronomes interrogativos.
a) ____________ is your English lesson? It's in the evening.
b) ____________ is my car? It's there.
c) ____________ book do you prefer? I prefer the history book.
d) ____________ is your mother? She's fine, thanks.
e) ____________ is that girl? She's my sister.
f) ____________ are they doing? They're playing tennis.

03.Ligue as perguntas às respostas:
a) Does she like doing aerobics.
b) Where are they from?
c) What's he reading?
d) Are you from Florida?
e) Who are they?

(     ) Yes, I am.
(     ) They're from Germany.
(     ) They're Jimmy and Gordon.
(     ) Yes, she does.
(     ) A novel.

                                          FIM


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Let's speak - Parts of the day

PARTES DO DIA

1 - Para expressar as distintas partes do dia usamos estas expressões:
* in the morning - pela manhã
* in the afternoon - à tarde
* in the evening - à noite
* at night - à noite
Ex.:
* I usually get up at seven in the morning. - Normalmente me levanto às sete da manhã.
* They work in the afternoon. - Eles trabalham à tarde.
* She comes back home in the evening. - Ela volta para casa à noite.
* People sleep at night. - As pessoas dormem à noite.

PERGUNTAR A FREQUÊNCIA COM QUE AS AÇÕES ACONTECEM

1 - Para perguntar sobre a frequência com que as ações acontecem, utilizamos "how often?" (Com que frequência?).
Ex.:
* How often do you go the theater? I reraly go to the theater.
* Com que frequência você vai ao teatro? Vou pouco (poucas vezes) ao teatro.
* How often does he play chess? He never plays chess.
* Com que frequência ele joga xadrez? Ele nunca joga xadrez.
* How often does it rain here? It usually rais here.
* Com que frequência chove aqui? Normalmente chove aqui.
2 - Uma forma de responder a estas perguntas é usando os advérbios de frequência, que já estudamos, mas outra forma é indicando a quantidade de vezes que ocorre a ação:
Ex.:
* once - uma vez
* twice - duas vezes
3 - A partir de "três vezes", se usa o numeral e a palavra "times" (vezes):
Ex.:
* three times - três vezes
* seven times - sete vezes
4 - Mas para indicar a quantidade de vezes que a ação acontece em um período de tempo, se utiliza o artigo "a" e o período de tempo:
Ex.:
* once a month - uma vez ao mês
* twice a year - duas vezes ao ano
* four times a week - quatro vezes por semana
5 - Outros exemplos:
* How often do you visit your grandparents? I visit them three times a month.
* Com que frequência você visita seus avós? Eu os visito três vezes ao mês.
* How often does she go to the gym? She goes to the gym twice a week.
* Com que frequência ela vai à academia? Ela vai à academia duas vezes por semana.

ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTES

1 - Para falar de atividades físicas e esportes usamos diferentes verbos, dependendo da atividade. Dessa maneira:
a) se é praticado com bola, usamos o verbo "to play":
Ex.:
* Play - soccer > jogar futebal
           - basketball > jogar basquete
           - baseball > jogar baseball
           - tennis > jogar tênis
* He plays basketball on weekends. - Ele joga basquete nos fins de semana.
b) se não é praticado com bola, usamos o verbo "to go" e na atividade o gerúndio:
Ex.:
* Go - swimming > ir nadar
         - skating > ir patinar
         - horse-riding > ir montar a cavalo
         - cycling > ir pedalar
* My sister goes swimming once a week. - Minha irmã vai nadar uma vez por semana.
c) para outras atividades utilizamos "to do":
Ex.:
* Do - yoga > praticar yoga
        - pilates > praticar pilates
        - exercise > fazer exercício
        - judo, karate, etc. > praticar judô, caratê, etc.
* I usually do exercise in the morning. - Normalmente faço exercício pela manhã.

A TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR DO PRESENTE SIMPLES

1 - Se o infinitivo acaba em -s, -sh, -ch, -o, -z, acrescenta-se "-es".
Ex.:
a) To pass - aprobar:
* He always passes his exams. - Ele sempre passa nos exames.
b) To wash - lavar:
* She washes her hands before eating. - Ela lava as mãos antes de comer.
c) To watch TV - ver a TV:
* He watches TV every evening. - Ele assiste TV todas as noites.
d) To do - fazer:
* She never does her homework. - Ela nunca faz seus deveres.
e) To go - ir:
* My father goes to work by car. - Meu pai vai trabalhar de carro.

EXPRESSAR AGRADO E DESAGRADO

1 - Para expressar que algo ou uma ação nos agrada ou desagrada, utilizamos os seguintes verbos:
Ex.:
a) To love - amar/encantar
* I love old cars. - Eu adoro os carros antigos.
b) To like: gostar/adorar
* She likes coffee. - Ela gosta de café.
* We don't like beer. - Nos gostamos de cerveja.
* She likes it. - Ela gosta.
* We don't like it. - Não gostamos.
c) To enjoy - desfrutar de
* They enjoy it. - Eles o desfrutam.
d) To hate - odiar
* Your mother hates them. - Sua mãe os odeia.
* Your mother hates mice. - Sua mãe odeia ratos

"ALSO", "TOO" E "AS WELL" - TAMBÉM

1 - "Also" se utiliza diante do verbo:
Ex.:
* They have three children and they also have a dog. - Eles têm três filhos e também têm um cachorro.
* I like baseball and I also like soccer. - Eu gosto de baseball e também gosto de futeball.
2 - "Also" se coloca atrás do verbo se este for "to be":
Ex.:
* She is also working here. - Ela também está trabalhando aqui.
* Your parents are also Mexican. - Seus pais também são mexicanos.
3 - "Too" e "as well" são colocados ao final da oração:
Ex.:
* They love parties. I love them, too. - Eles adoram as festas. Eu também adoro.
* I speak English and French, as well. - Falo inglês e também Francês.   
* Peter enjoys singing, and dancing, too. - Peter gosta de cantar e também de dançar.
* We like pizza and pasta, as well. - Nós gostamos de pizza e também de massa.

EXERCISE

01.Preencha os espaços com a 3ª pessoa do singular no presente dos seguintes verbos: go, read, study, wash, buy.
a) My father _______ his car twice a month.
b) She rarely _______ to the theater.
c) Sarah _______ English at school.
d) Your cousin ______ the newspaper.

02.Escolha a expressão adequada em cada caso.
They ____________ at the disco. They have a great time.
a) don't like dance
b) love dancing
c) hate to dance

03.Escolha a expressão adequada:
He ______________ that chair. It's very uncomfortable.
a) likes
b) doesn't like
c) loves

04.Escolha a expressão adequada:
My mother ___________ .
a) enjoy swimming
b) enjoyes swim.
c) enjoys swiming

05. Escolha a espressão adequada:
I ____________ baseball. It's boring.
a) like plaing
b) love to play
c) don't like playing

06.Preencha apenas os espaços necessários com "Also", "Too"; ou "as Well".
a) He ____________ is _______________ a tennis player.
b) I study ____________ English______________
c) They ______________ go to the gym.
d) I __________ am living in Miami ____________.

                                                 FIM  

terça-feira, 26 de julho de 2011

Let's speak - At job

PERGUNTAR E RESPONDER SOBRE TRABALHO

1 - Para perguntar a alguém qual é o seu trabalho, podemos utilizar:
Ex.:
* What is you job? = What's your job? - Qual é o seu trabalho?
* What do you do? - o que você faz? A que se dedica?
2 - Para ambas as perguntas pode-se responder:
Ex.:
* I am a studant (teacher, painter, ...) - Sou estudante (professor, pintor, ...)
3 - Para falar de profissões ou ocupações é preciso colocar o artigo "a / an" antes da profissão sempre que o sujeito for apenas uma pessoa. Este artigo não se traduz em português.
Ex.:
* What's your job? I'm a designer. - Qual é o seu trabalho? Sou designer.
* What's her job? She's an artist. - Qual é o trabalho dela? Ela é artista.
4 - O artigo não aparece quando o sujeito estiver no plural:
Ex.:
* What's their job? they are carpenters. - Qual é seu trabalho (deles)? Eles são carpinteiros.

EXPRESSÕES PARA RECEBER CONVIDADOS

1 - Para receber convidados em casa podemos utilizar distintas expressões - ao recebê-los:
Ex.:
* Welcome to my home! - Bem-vindo(s) à minha casa!
* Come in, please! - Entre(m), por favor!
* Can I take your coat? - Podem me dar seus casacos?
* Let me take your umbrellas. - Deixem-me pegar seus guarda-chuvas.
2 - Para convidá-los a se servirem com comida ou bebida:
a) se for pessoa: * Help yourself! (Sirva-se!)
b) se for várias pessoas: * Help yourselves! (Sirvam-se!)
c) se acrescentarmos a comida ou bebida, aparece "to": * Help yourselves to a drink, please. (Sirvam-se com algo para beber, pot favor.)
3 - Para mostrá-los a casa:
Ex.:
* I'll show you around the house. (informal) - Vou lhe mostrar a casa.
* Let me show you around the house. - Deixe-me lhe mostrar a casa.
a) os convidados podem responder com expressões como estas:
Ex.:
* What a lovely house! - Que casa mais bonita!
* What a nice view! Que vista linda!
* What an expensive vase! Que jarro caro!
4 - Mas se o nome estiver no plural, não aparece o artigo "a".
Ex.:
* What big rooms! - Qu cômodos tão grandes!
* What beautiful pictures! - Que quadros mais bonitos!

O PRESENTE SIMPLES

1 - Em frases afirmativas é formado com o infinitivo do verbo (sem "to"), que é invariável para todas as pessoas, exceto para a 3ª pessoa do singular (he, she, it), onde se acrescenta um "s".
Ex.:
*     I   eat  eu como
* you   eat  tu comes, você come
*   he  eats  ele come
*  she eats  ela come
*    it   eats come
*   we  eat  nós comemos
*  you  eat  vocês comem
* they  eat  eles(as) comem
2 - Vejamos alguns exemplos:
* We eat a lot of fish. - Nós comemos muito peixe.
* She lives in New Mexico. - Ela vive no Novo México.
* I play basketball. - Eu jogo basquete.
* He works from Monday to Friday. - Ele trabalha de segunda a sexta.
* The dog drinkes a lot of water. - O cachorro bebe muita água.
* They study English. - Eles estudam inglês.
3 - Em frases negativas se utiliza o auxiliar "don't" antes do infinitivo para todas as pessoas, exceto para a 3ª pessoa do singular (he, she, it), que usa "doesn't". neste último caso, o infinitivo não acrescenta "s". Tanto "don't" como "doesn't" equivalem a "não" em português.
Ex.:
* I don't like wine. - Não gosto de vinho.
* You don't live in Spain. - Você não vive na Espanha.
* He doesn't play the piano. - Ele não toca piano.
* She doesn't get up at sevem. - Ela não se levanta às sete.
* The machine doesn't work properly. - A máquina não funciona corretamente.
* We don't study German. - Não estudamos alemão.
* You don't do exercise. - Vocês não fazem exercícios.
* They don't work in Miami. - Eles não trabalham em Miami.
4 - Em perguntas, usamos o auxiliar "do" antes do sujeito, ou "does" se for 3ª pessoa do singular (he, she, it), e o verbo no infinitivo. Neste caso, nem "do" nem "does" têm tradução em português, mas são marcas de pergunta.
Ex.:
* Do I spend a lot of money? - Eu gasto muito dinheiro?
* Do you understand? - Entendeu?
* Does he have a blue car? - Ele tem um carro azul?
* Does she like vegetables? - Ela gosta de vegetais?
* Does it rain in winter? - Chove no inverno?
* Do we go to bed late? - Vamos para a cama tarde?
* Do you speak French? - Vocês falam French? - Vocês falam francês?
* Do they watch television? - Eles assistem televisão?

ADVÉRBIOS DE FREQUÊNCIA

1 - Estes adverbios indicam a frequência com que ocorre uma ação:
Ex.:
* always - sempre
* generally - geralmente
* usually - normalmente
* sometimes - às vezes
* reraly - raramente
* hardly ever - quase nunca
* never - nunca
2 - Aparecem após o verbo "to be", se este estiver na frase, ou antes do verbo que aparecer na frase:
Ex.:
* I am usually at work at nine. - Normalmente estou no trabalho às nove.
* You reraly wash your car. - Você raramente lava o seu carro.
* He is never late. - Ele nunca está atrasado.
* Does she always buy the newspaper? - Ela sempre compra o jornal?
* They sometimes watch the news on TV. - Eles às vezes assistem às notícias na TV.

PRONOMES INTERROGATIVOS

1 - Os pronomes interrogativos são palavras que utilizamos no início das perguntas para demandar informação acerca de coisas, pessoas, lugares, momentos, etc.
Ex.:
* What? - Que?, Qual?
* Who? - Quem?
* Where? - Onde?
* When? - Quando?
* Why? Por que?
* Whose? -De quem?
* Which? - Qual?, Qual?
* How? Como?
2 - Alguns exemplos:
Ex.:
* What is your name? - Qual é o seu nome.
* Who is that woman? - Quem é aquela mulher?
* Where is the car? - Onde esá o carro?
* When is your birthday? - Quando é seu aniversário?
* Why are they here? - Por que eles estão aqui?
* Whose are those books? - De quem são esses livros?
* Which is your pencil? - Qual é o seu lápis?

EXERCISES:

I.Escolha a resposta correta:
1. I __________ up late.
a) doesn't get
b) gets
c) don't get

2. _______ you speak Spanish?
a) Are
b) Do
c) Does

3. He _________ live in Colombia
a) doesn't
b) don't
c) isn't

4. What _____ she do?
a) is
b) do
c) does

5. They _______ write books.
a) don't
b) aren't
c) doesn't

II.Coloque o advérbio de frequência no espaço apropriado:
a) He _______________ listens to the radio _____________ (never)
b) I ______________ go _________ to the movies. (often)
c) They ___________ are ____________ tired. (always)
d) We ____________ watch ___________ the news. (sometimes)
e) She _____________ is _______________ at home in the morning. (usually)

                                                 FIM