sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Let's speak - about saying farewell

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

1 - Para expressar habilidade usamos can e could:
Ex.:
* I can skate. - Sei patinar.
* Could they speak English? - Eles sabiam falar inglês.
2 - Para pedir e dar permissão: may e can.
Ex.:
* May I come in? - Posso entrar? (formal)
* Can I come in? - Posso entrar? (informal)
* You can drive my car. - Pode dirigir meu carro.
3 - Para pedidos: will, can, would e could.
Ex.:
* Can you tell me time, please? - Pode me dizer a hora, por favor?
* Will you close the window, please? - Pode fechar a janela, por favor?
* Could I use your phone? - Poderia usar seu telefone? (formal)
* Would you do it for me? - Você faria isso por mim?
4 - Para oferecer ou sugerir: can, could e may.
Ex.:
* Can I help you? - Posso lhe ajudar? (informal)
* May I help you? - Posso lhe ajudar? (formal)
* Could I make the meal today? - Eu poderia fazer a comida hoje? (formal)
5 - Para expressar obrigação:
a) Usa-se "Must" -quando há autoridade por parte do falante:
Ex.:
* You must do what I say. - Você tem que fazer o que eu digo. (O pai ao filho)
b) Usa-se "Have to" - quando não há tal autoridade:
Ex.:
* We have to study. - Temos que estudar. (Um estudante a outro)
6 - Para proibir: mustn't e can't.
Ex.:
* You mustn't smoke here. - Não pode fumar aqui.
* You can't do that. - Não pode fazer isso.
7 - Para pedir, dar conselhos e sugestões: should.
Ex.:
* What should I do? - O que eu deveria fazer?
* Should I study English? - Eu deveria estudar inglês?
8 - Outras estruturas para sugerir: How about, what about, why don't we ou let's.
Ex.:
* How about eating out? - Que tal comer fora?
* What about going for a walk after dinner? - Que tal darmos um passeio depois do jantar?
* Why don't we start a new course? - Por que não começamos um novo curso?
* Let's study the list of irregular verbs. - Vamos estudar a lista de verbos irregulares.
9 - Para expressar possibilidade: may, might, could.
Ex.:
* It may rain tomorrow. - Pode chover amanhã.
* He might come to the meeting. - Pode ser que ele venha à reunião.
* She could win the competition. - Ela pode ganhar a competição. (Ela poderia ganhar a competição)
10 - Para expressar certeza: must e can't.
Ex.:
a) (The phone is ringing)
* - It must be John. - Deve ser o John. (certeza)
b) (The phone is ringing)
* - It can't be John. - Não pode ser o John. (certeza)

DESPEDIDAS - Saying farewell

1 - Vejamos mais algumas formas de se despedir:
Ex.:
* I have to go. - Tenho que ir.
* I've got to go. - Tenho que ir.
* Take care! - Cuide-se.
* Loof after yourself ! - Cuide-se!
* stay well! - Fique bem!

O PRETÉRITO PERFEITO - II

1 - Para as negações, utilizamos "haven't" ou "hasn't" e o particípio do verbo que usamos:
Ex.:
* Our neighbors haven't sold their house. - Nossos vizinhos não venderam a casa.
* He hasn't spent his salary. - Ele não gastou o salário.
2 - Para fazer perguntas colocamos "have" ou "has" antes do sujeito:
Ex.:
* What have you done? - O que você fez?
* Has she seen you? - Ela lhe viu?
3 - Em perguntas curtas:
Ex.:
* Has he won a silver medal? - Ele ganhou uma medalha de prata?
   Yes, he has. - Sim.
* Have you sent the letter? - Você enviou a carta?
   No, I haven't. - Não, não enviei.
4 - O pretérito perfeito é utilizado:
a) Ao falar de ações que começaram no passado e ainda continuam no presente:
Ex.:
* I have worked for this company since 2004. - Eu trabalho para esta empresa desde 2004.
* She has lived in Chicago for two years. - Há dois anos ela vive em Chicago.
b) Quando nos referimos a uma experiência passada, se dizer o tempo exato:
Ex.:
* He has studied German. - Ele estudou alemão.
* I have seen the Eiffel tower. - Eu vi a Torre Eiffel.
c) Para expressar o resultado de uma ação ocorrida recentemente:
Ex.:
* My sister has broken her arm. - Minha irmã quebrou o braço.
* Someone has opened the door. - Alguém abriu a porta.
5 - O pretérito perfeito aparece muitas vezes seguido de "for" ou "since", que são usados como resposta à pergunta "howlong?" (quanto tempo):
Ex.:
* How long have you lived in Chicago? - Quanto tempo você morou em Chicago?
a) "For" é seguido de um período de tempo e equivale a "durante":
Ex.:
* I've lived in Chicago for five years. - Eu vivi em Chicago durante cinco anos.
* She has played the guitar for two months. - Ela tocou violão durante
b) "Since" é seguido de um ponto no tempo, ou seja, de um momento determinado (dia, mês, ano, etc) e equivale a "desde":
Ex.:
* I've lived in Chicago since 2007. - Morava em Chicago desde 2007.
* She has played the guitar since January. - Ela tocava violão desde janeiro.
6 - Recordemos:
a) For + período de tempo:
Ex.:
* They have been on vacation for two months. - Eles estão de férias por dois meses.
* He has driven a car for many years. - Ele dirige carro há muitos anos.
b) Since + momento determinado:
Ex.:
* They have been on vacation since last Monday. - Eles estão de férias desde a segunda-feira passada.
* He has driven a car since he was eighteen. - Ele dirige carro desde que tinha dezoito anos.
7 - Com o pretérito perfeito também usamos "ever" e "never":
a) "Ever" equivale a "alguma vez". Se utiliza em perguntas e aparece diante do particípio:
Ex.:
* Has she ever been to the USA? - Ela esteve alguma vez nos EUA?
* have you ever done a crossword? - Você alguma vez fez uma palavra-cruzada.
b) "Never" equivale a "nunca". É usado em frases afirmativas (o verbo não tem negação) e se coloca entre "have" / "has" e se coloca entre "have" / "has" e o particípio:
Ex.:
* They have never been to Brazil. - Eles nunca estiveram no Brasil.
* Have you ever eaten sushi? - Você já comeu sushi alguma vez?
   No, I have never eaten sushi. - Não, nunca comi sushi.
* Has he ever won a prize? - ele já ganhou algum prêmio?
   No, he has never won a prize. - Não, ele nunca ganhou nenhum prêmio.

LISTA DE VERBOS IRREGULARES - II

1 - Vejamos alguns verbos irregulares com suas formas de passado e particípio:
Infinitivo  - Passado  Particípio

* to be / was, were / been - ser, estar, foi, esteve, sido, estado
* to break / broke / broken - romper, rompeu, rompido
* to bring / brought / brought - trazer, trouxe, trazido
* to buy / bought / bought - comprar, comprou, comprado
* to come / came / come - vir, viu, vindo
* to do / did / done - fazer, fez, feito
* to drink / drank / drunk - baber / bebeu / bebido
* to drive / drove / driven - dirigir / dirigiu / dirigido
* to eat / ate / eaten - comer / comeu / comido
* to fall / fell / fallen - cair / caiu / caído
* to feel / felt /felt - sentir / sentiu / sentido
* to find / found / found - encontrar / encontrou / encontrado
* to forget / forgot / forgotten - esquecer / esqueceu / esquecido
* to get / got / got - gotten - conseguir, conseguiu, conseguido (obter, chegar)
* to go / went / gone - ir, foi, ido
* to have / had / had - ter, teve, tido (haver, pegar)
* to know / knew / known - conhecer, conheceu, conhecido (reunir)
* to lose / lost / lost - perder, perdeu, perdido
* to make / made / made - fazer, fez, feito (fabricar)
* to meet / met / met - conhecer, conheceu, conhecido (reunir)
* to pay / paid / paid - pagar, pagou, pago
* to put / put / put -colocar, colocou, colocado
* to run / ran / run - correr, correu, corrido
* to say / said / said - dizer, disse, dito
* to see / saw / seen - ver, viu, visto
* to sell / sold / sold - vender, vendeu, vendido
* to sent / sent / sent - enviar, enviou, enviado
* to speak / spoke / spoken - falar, falou, falado
* to spend / spent / spent - gastar, gastou, gasto (passar - tempo)
* to steal / stole / stolen - roubar, roubou, roubado
* to take / took / taken - levar, levou, levado (pegar)
* to tell / told / told - dizer, disse, dito
* to think / thought / thought - pensar, pensou, pensado
* to understand / understood / understood - compreender, compreendeu, compreendido
* to win / won / won - ganhar / ganhou / ganho
* write / wrote / written - escrever / escreveu, escrito

EXERCISE

1.Ordene as palavras para formar frases corretas.
a) I the haven't brought dictionary.
b) many we poems written haven't.
c) my hasn't mother bought new a dress.
d) haven't late you arrived.
e) found she her wallet hasn't.

2.Complete as seguintes orações com "for" ou "since".
a) We haven't seen him ________ three weeks.
b) She hasn't been here ________ last week.
c) We have done one exercise _______ 7 o'clock.
d) He's had his car ______ five years.
e) Have you lived in this house.

3.Forme a pergunta completa usando o pretérito perfeito.
a) (you/ever/be/to Los Angeles?)____________________
b) (he/read/any noveis in English?) __________________
c) (they/ever/visit/New York?) _____________________
d) (you/ever/speak to a famous person?) ______________
e) (she/live/in this town all her life?) ________________

                                                                            FIM

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Let's speak - about the restaurant

EXPRESSÕES USADAS NO RESTAURANTE

1 - Antes de chegar ao restaurante:
* I want to (reserve / book) a table for two at 8 o'clock. - Quero reservar uma mesa para duas pessoas às 8 em ponto.
2 - Outras frases:
Ex.:
* Do you have a non-smoking area? - Tem área para não fumantes?
* Do you have a vegetarian menu? - Tem cardápio vegetariano?
* Do you have a children's menu? - Tem cardápio infantil?
3 - Ao chegar a um restaurante, a pergunta habitual dos garçons é:
Ex.:
* Can I help you? - Posso ajudar?
* How can I help you? Em que posso ajudar?
4 - Já sentados à mesa, nos perguntarão:
Ex.:
* Can I take your order? - Posso anotar seu pedido?
* Are you ready to order? - Está pronto para pedir?
* What can I get you. - O que posso lhe servir?
* Anything to drink. - Algo para beber?
* What would you like to drink? - O que deseja beber?
* Would you like to see the menu? - Gostaria de ver o cardápio?
5 - Se nós pedirmos o cardápio:
Ex.:
* Can I see / have the menu, please? - Posso ver o cardápio, por favor?
* Could I see the wine list? - Poderia ver a carta de vinhos?
6 - Na hora de fazer o pedido:
Ex.:
* What do you recomend? - O que você recomenda?
* I'd like grilled salmon. - Gostaria de salmão grelhado.
* I'll try the onion soup. - Provaria a sopa de cebola.
* I'll have* the spinach lasagna, please. - Vou pedir a lasanha de espinafre, por favor.
Atenção: * O verbo "to have", além de "ter" ou "haver", também significa "pedir" (comida ou bebida).
7 - Se pedirmos carne, é comum perguntarem:
Ex.:
* Rare, medium or well done? - Mal passada, ao ponto ou bem passada?
8 - Ao nos servir, podem dizer:
Ex.:
* Bon appétit! - Bom apetite!
9 - Ao pedir a conta:
Ex.:
* Could I have the check*, please? - Poderia trazer a conta, por favor?
* The check, please! - A conta, por favor!
Atenção: * Em alguns países de língua inglesa, a conta é "the bill".
Ex.:
* Are taxes included? - Os impostos estão incluídos?
* Can I pay at the table or at the till/cash register? - Posso pagar na mesa ou devo ir ao caixa?

NO RESTAURANTE - At the restaurant

1 - Vocabulário:
* hors d'oeuvres - aperitivos
* starter, appetizer - entrada
* main course - prato principal
* dessert - sobremesa
* mineral water - água mineral
* soft drinks - refrescos
* beer - cerveja
* red wine - vinho tinto
* white wine - vinho branco
* specialty - especialidade
* a three-course meal - um menu de três pratos
* to book a table - reservar uma mesa
* to reserve a table - reservar uma mesa
* to serve - servir
* tip - gorjeta

GRAMÁTICA FÁCIL

1 - Substantivos no plural - pudemos constatar que há diversas maneiras de converter um nome singular em plural.
a) Como regra geral, o plural do substantivo é formado acrescentando "s" ao substantivo no singular.
* house / houses - casa, casas
* car / cars - carro, carros
b) As palavras terminadas em s, sh, x e z formam o plural acrescentando "es":
* bus / buses - ônibus, ônibus
* dish / dishes - prato, pratos
* match / matches - fósforo, fósforos
* fox / foxes - raposa, raposas
* buzz / buzzes - zumbido, zumbidos
c) As palavras terminadas em "y" formam o plural da seguinte maneira:
* Se o "y" vier precedido de uma consoante, se converte em "i" e acrescentamos "es":
Ex.:
* party / parties - festa, festas
* city / cities - cidade, cidades
* Se o "y" vier precedido de vogal, apenas acrescentamos "s":
* day / days - dia, dias
* boy /boys - menino, meninos
d) se a palavra terminar em "f" ou "fe", no plural estas letras mudam para "ves":
* leaf / leaves - folha, folhas
* knife / knives - faca, facas
* calf / calves - panturrilha, panturrilhas
e) Quando a palavra termina em "o", a regra geral é acrescentar "es" no plural:
* hero / heroes - herói, heróis
* potato / potatoes - batata, batatas
f) Algumas palavras não seguem esta norma:
* photo / photos - foto, fotos
* piano / pianos - piano, pianos
g) Há substantivos que formam o plural de maneira irregular:
* man / men - homem, homens
woman /women - mulher, mulheres
* child / children - criança, crianças
* foot / feet - pé, pés
* tooth / teeth - dente, dentes
* mouse / mice - rato, ratos
* sheep / sheep - ovelha, ovelhas
* fish / fish - peixe, peixes
Atenção: A palavra "people" significa gente, e é plural de "person":
* a person - uma pessoa
* two people / two persons - duas pessoas
h) Alguns substantivos só possuem forma plural e, para singularizá-los, se usa a expressão "a pair of" antes deles.
Ex.:
* scissors - tesouras
* a pair of scissors - uma tesoura
* jeans - calça jeans
* a pair of jeans - uma calça jeans

O PRETÉRITO PERFEITO - I

1 - O pretérito perfeito (present perfect) é um tempo verbal formado pelo presente do verbo "to have" (have / has) e o particípio do verbo que utilizamos:
Ex.:
* I have learned a lot of things. - Eu aprendi muitas coisas.
* She has studied latin. - Ela estudou latim.
* They have been to Spain. - Eles estiveram na Espanha.
2 - Sua forma afirmativa é:
a) To see - ver

* I have seen - eu vi
* you have seen - você viu
* he has seen - ele viu
* she has seen - ela viu
* it has seen - viu
* we have seen - nós vimos
* you have seen - vocês viram
* they have seen - eles/as viram
Ex.:
* I have seen her. - Eu a vi.
* He has answered the questions. - Ele respondeu às perguntos.
* We have opened the box. - Abrimos a caixa.
3 - No pretérito perfeito, "have"  pode ser contraído em " 've " e "has" em " 's ":
Ex.:
* They've rentet an apartment. - Eles alugaram um apartamento.
* She's bought a new dress. - Ela comprou um vestido novo.
4 - Não confundir a contração de "has" com a de "is", nem com o caso genitivo. "has" será seguido de um particípio.
Ex.:
* Paul's writing a letter      (is) - Paul está escrevendo uma carta.
* Paul's writing a letter    (has) - Paul escreveu uma carta.
* Paul's dog is small (genitivo) - O cachorro de Paul é pequeno

LISTA DOS VERBOS REGULARES - II

1 - Vejamos alguns verbos regulares e suas formas de infinitivo, passado e particípio.
   Infinitivo  - Passado  - Particípio
* to answer / answered / answered - responder, respondeu, respondido
* to arrive / arrived / arrived - chegar, chegou, chegado
* to ask /asked / asked - perguntar, perguntou, perguntado
* to close / closed / closed - fechar, fechou, fechado
* to cook / cooked / cooked - cozinhar, cozinhou, cozinhado
* to enjoy / enjoyed / enjoyed - desfrutar, desfrutou, desfrutado
* to help / helped / helped - ajudar, ajudou, ajudado
* to invite /invited / invited - convidar / convidou / convidado
* to like / liked / liked - gostar / gostou/ gostado
* to live / lived / lived - viver / viveu / vivido
* to look / looked / looked - olhar, olhou, olhado
* to open / opened / opened - abrir, abriu, abrindo
* to play / played / played - jogar, tocar, jogou, tocou, jogado, tocado
* to rain / rained / rained - chover, choveu, chovido
* to rent / rented / rented - alugar, aluguei, alugado
* to start / started / started - começar, começou, começado
* to study / studied / studied - estudar, estudou, estudado
* to travel / traveled / traveled - viajar, viajou, viajado
* to want / wanted / wanted - querer, quis, quisto
* to watch / watched / watched - assistir, observar, assistiu, observou, assistido, observado
* to work / worked / worked - trabalhar, trabalhou, trabalhado

EXERCISE

1.Ordene estas frases de acordo com uma situação real.
a) ___ Can I have the menu, please?
b) ___ Could I have the check, please?
c) ___ Can I reserve a table for one at 8:30?
d) ___ I'll have a steak.
e) ___ Can I take your order?
f) ___ What do you recommend?

2.Qual é o plural destas palavras?
a) door ____________
b) fish _____________
c) orange __________
d) brush ___________
e) potato ___________
f) woman ___________
g) room ____________
h) foot _____________
i) box ______________
j) wall _____________

3.Use o pretérito perfeito dos seguintes verbos para preencher os espaços: break, invite, forget, save, wash, lose.
a) He told me his name but I ________ it.
b) She _____________ her key.
c) Sue ___________ her hair.
d) We __________ some money for a new bicycle.
e) Somebody ___________ the windows.
f) They _____________ me to the party.

                                                                          FIM

domingo, 25 de setembro de 2011

Let's speak - about the health

A SAÚDE - The health

1 - Vocabulário:
* health - saúde
* iliness, disease - enfermidade; doença
* healthy - saudável
* ill, sick - enfermo; doente
* doctor - médico
* nurse - enfermeiro
* surgeon - cirurgião
* dentist - dentista
* patient - paciente
* allergy - alergia
* cold - resfriado
* depression - depressão
* fever - febre
* flu - gripe
* (to) cough - tossir; tosse
* (to) sneeze - espirrar, espirro
* ache, pain - dor
* painful - doloroso
* tablet - comprimido
* prescription - receita médica
2 - Para expressar problemas de saúde podemos dizer:
Ex.:
* I don't feel well. - Não me sinto bem.
* I have a sore throat. - Tenho dor de garganta.
* I have a pain in my elbow. - Estou com dor no cotovelo.
* My knee hurts. - Meu joelho está doendo.
3 - Com a terminação "-ache" temos cinco tipos de dor:
Ex.:
* To have a(n) - headache       - dor de cabeça
                        - stomachache  - dor de estômago
                        - toothache       - dor de dente
                        - backache       - dor nas costas
                        - earache         - dor de ouvido
4 - As outras dores podem ser expressas por meio de:
Ex.:
* - I have a sore... - Tenho dor...
     I have a sore foot... - Meu pá está doendo.
* - I have a pain in my... - Me doi o/a...
     I have a pain in my arm. - Me doi o braço...
* - My... hurts. - Meu... dói...
     My shoulder hurts. - Meu ombro dói.
5 - Ao usar uma das duas últimas expressões, temos que lembrar que as partes do corpo se expressam com os adjetivos possessivos, ainda que em português sejam usados artigos.
Ex.:
* I have a pain in my back. - Tenho dor nas costas.
* My leg hurts. - Me dói a perna.

EXPRESSAR OPINIÕES

1 - Quando queremos dar alguma opinião, muitas vezes usamos expressões de introdução como:
* I think...      - Penso... / Acho...
* I suppose... - Suponho...
* I guess...     - Creio... / Me parece...
Ex.:
* I think it will rain tomorrow. - Acho que vai chover amanhã.
* I suppose you're coming to the party. - Suponho que virá à festa.
* I guess he doesn't feel well. - Me parece que ele não está se sentindo bem.
* I suppose this tablet will do you good. - Suponho que este comprimido lhe fará bem.
* I have a stomachache. I think I ate too much yesterday. - Tenho dor de estômago. Creio que comi demais ontem.

O CORPO HUMANO - The human body

1 - Vocabulário

* head - cabeça
* neck - pescoço
* shoulder - ombro
* back - costas
* chest - peito
* arm - braço
* elbow - cotovelo
* wrist - punho
* hand - mão
* finger - dedo (da mão)
* waist - cintura
* leg - perna
* knee - joelho
* calf - panturrilha
* ankle - tornozelo
* foot - pé
* toe - dedo (do pé)

EXPRESSAR CONSELHOS OU SUGESTÕES - Should

1 - Should - O verdo auxiliar "should" equivale à forma condicional do verbo "dever" (deveria...). Tem a mesma forma para todas as pessoas e é usado antes de um infinitivo sem "to".
Ex.:
* You should take a pill. - Deveria tmar uma pílula.
* She should study harder. - Ela deveria estudar mais.
* We should go and see the doctor. - Deveríamos ir ao médico.
* I should be happy. - Eu deveria estar contente.
* You should brush your teeth three times a day. - Você deveria escovar os dentes três vezes ao dia.
2 - A forma negativa é "should not" ou "shouldn't".
Ex.:
* You shouldn't smoke . It's harmful. - Não deveria fumar. É nocivo.
* They shouldn't go out in this weather. - Eles não deveriam sair com este tempo.
* He shouldn't go to home alone. - Ele não deveria ir para casa sozinho.
* I shouldn't drink alcohol. - Eu não deveria beber álcool.
3 - Para fazer perguntas, invertemos a ordem entre "should" e o sujeito.
Ex.:
* Should I take any medicine? - Eu deveria tomar algum remédio?
* What should he do? - O que ele deveria fazer?
* Should we buy any painkiller? - Deveríamos comprar algum analgésico?
* what doctor should she visit? - Ela deveria ir a qual médico?
Atenção: Todas estas estruturas são utilizadas para dar ou pedir conselhos, recomendações ou sugestões.
4 - Outra estrutura similar a "shouldn't" é "had better" / 'd better" e "had better not / 'd better not", em frases afirmativas e negativas.
Ex.:
* You should buy some cold medicines = You'd better buy some cold medicines.
   Você deveria comprar alguns medicamentos para o resfriado.
* He shouldn't do more exercise = He'd better not more exercise.
   Ele não deveria fazer mais exercícios.

PLURAIS IRREGULARES

1 - Vejamos algumas partes do corpo com plurais irregulares.
* tooth / teeth - dente / dentes
* foot / feet    - pé / pés
* calf / calves - panturrilha / panturrilhas
Ex.:
* My left foot hurts. - Meu pé esquerdo está doendo.
* My feet hurt. - Meus pés doem.

OS VERBOS "TO HAVE" E "TO HAVE GOT" - II

1 - Os verbos "have" e "to have got" têm o mesmo  significado (ter), mas quanto à forma, são um pouco diferentes. A diferença fundamental é que "have" não são auxiliar e "have got", sim; portanto, "have" necessita de "don't / doesn't / didn't" para as negações, ou "do / does / did" para as respostas.
Ex.:
* I don't have a job - Não tenha trabalho?
* Does he have many books? - Ele tem muitos livros?
2 - "Have got", por ser auxiliar, só acrescenta "not" para as negações, e é "have" o que inverte a ordem com o sujeito para fazer pergunta.
Ex.:
* He has not (hasn't) got a watch. - ele não tem relógio.
* Have you got on old diswasher? - Você tem uma lavadora de louças antiga?
3 - "Have got" pode contrair com o sujeito, mas "have" não.
Ex.:
* I've got a new camera. / I have a new camera.
4 - Vejamos mais alguns exemplos com ambas as formas.
Ex.:
* I've got a sore throat. - Estou com dor de garganta.
* He has a headache. - Eler está com dor de cabeça.
* He's got a pain in his wrist. - Ele tem dor no punho.
* She's got a backache. - Ela tem dor nas costas.
* We have a sore back. - Nós temos dor nas costas.
* I've got a cold. - Estou resfriado.
5 - Neste último exemplo, "cold" (resfriado) é um substantivo, que não pode ser confundido com o adjetivo "cold" (frio)..
Ex.:
* He's got a cold. - Ele está resfriado.
* He's cold. - Ele está com frio.

COULD

1 - "Could" é o passado de "can" (poder, saber). Tem uma mesma conjugação para todas as pessoas e se usa antes de um infinitivo sem "to".
Ex.:
* I could win the game. - Eu podia ganhar a partida.
* She could swim. - Ela sabia nadar.
* He could come to the party. Ele podia vir à festa.
2 - Em frases afirmativas:
Ex.:
* I could read your message. - Eu pude ler sua mensagem.
* He could phone her in the morning. - Ele pôde ligar para ela de manhã.
* We could see the monument. - Nós pudemos ver o monumento.
* They could find the key. - Eles puderam encontrar a chave.
3 - Em frases negativas usamos "could not" ou "couldn't":
Ex.:
* I couldn't use my computer. - Não pude usar meu computador.
* You couldn't sell your car. - Você não pôde vender seu carro.
* She couldn't go to the movies. - Ela não pôde ir ao cinema.
* They couldn't stay longer. - Eles não puderam ficar mais tempo.
4 - Nas perguntas invertemos a ordem entre "could" e o sujeito.
Ex.:
* What could I do? - O que eu podia fazer?
* Where could she pratice English? - Onde ela podia praticar inglês.
* Could we meet on Friday? - Podíamos nos encontrar na sexta?
5 - "Could" se usa:
a) para expressar possibilidade:
Ex.:
* Charles could go to jail. - Pode ser que Charles vá para a prisão.
* It could snow tomorrow. - Pode ser que chova amanhã.
b) para expressar habilidade no passado:
Ex.:
* I could swim when I was four. - Eu sabia nadar quando tinha quatro anos.
* She could speak a little Chinese. - Ela sabia falar um pouco de chinês.
c) para expressar sugestões:
Ex.:
* You could spend your vacation in Italy. - Poderia passar suas férias na Itália.
d) para fazer pedidos (de maneira formal):
Ex.:
* Could you pass me the salt, please? - Poderia me passar o sal, por favor?
* Could you do me a favor? - Poderia me fazer um favor?
e) Também funciona como condicional de "poder" (poderia):
Ex.:
* You could sleep better if you take this pill. - Você poderia dormir melhor se tomasse esta pílula.
* Could you show me the way? - Poderia me mostrar o caminho?

EXERCISE

1.Que conselho daria na seguinte situação? Mary's got an earache.
a) You should go to the disco.
b) You should see your brother.
c) You should watch TV.
d) You should see the doctor.

2.Correlacione as frases com os usos de "could":
a) You could go and see the doctor.
b) Could you help me, please?
c) It could be a cold day.
d) She could make friends easily.

1.(    ) Possibilidade
2.(    ) Habilidade
3.(    ) Sugestão
4.(    ) Pedido

3.Preencha os espaços com as formas corretas de "have", "have got" ou deixe-os em branco.
a) Does he _____________ a computer?
b) What _________ you __________ ?
c) I don't ______ a blue car.
d) He hasn't __________ a camera.

                                                                             FIM

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Let's speak - about the weather

O TEMPO - The weater

1 - No vocabulário relativo ao tempo encontramos:
* the weather - o tempo
* sun - sol
* rain - chuva
* cloud - nuvem
* wind - vento
* snow - neve
* fog - névoa
* weather forecast - prognóstico meteorológico

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TEMPO E A TEMPERATURA

1 - Quando queremos perguntar sobre o tempo, podemos dizer:
Ex.:
* What's the weather like? - Como está o tempo?
* What's the weather like today? - Como está o tempo hoje?
* What's was the weather like yesterday?
* How's the weather? - Como está o tempo?

2 - Para responder a estas perguntas podemos usar os substantivos antes citados, acrescentando "y" e transformando-os em adjetivos. Devemos lembrar que o sujeito, nestes casos, sempre é "it", seguido pelo cerbo "to be".
Ex.:
* It's sunny. - Está sol.
* It's rainy. - Está chuvoso.
* It's cloudy. - Está nublado.
* It's windy. - Está ventando
* It's foggy. - Está com neblina.
* It was a cloud day. - Foi um dia nublado.
* It's a rainy day. - É um dia de chuva.
3 - Mas também podemos responder com um verbo:
a) To rain - chover
b) To snow - nevar
Ex.:
* It's raining. - Está chovendo.
* It is snowing. - Está nevando.
4 - Para perguntar sobre a temperature:
Ex.:
* What's the temperature? - Qual é a temperatura?
* 32º (thirty-two degrees) - 32º (trinta e dois graus)
5 - Lembrando que muitos países marcam os Graus em Fahrenheit e outros em Celsius ou centigrados (32ºF = 0ºC).
6 - Também encontramos outros adjetivos relativos ao tempo e a temperatura:
* hot - quente
* warm - cálido
* cool - fresco
* cold - frio
* wet - úmido
* dry - seco
* Is it hot? - Está calor?
Ex.:
* It's cool and wet. - Está fresco e úmido.
* It is hot an dry in the desert. - É quente e seco no deserto.
* What's the weather like today? - Como está o tempo hoje?
   It's raining and it's very cold. - Está chovendo e faz muito frio.
* What's the temperature? - Qual é a temperatura?
   Three degrees below zero. - Três graus abaixo de zero.

AS ESTAÇÕES DO ANO - The seasons

1 - As estações do ano:
* spring - primavera
* summer - verão
* fall - outono
* winter - inverno
Ex.:
* In spring it's warm and rainy. - Na primavera o tempo é cálido e chuvoso.
* I'm going on a trip in summer. - Vou viajar no verão.
* He bicomes sad when fall comes. - Ele fica triste quando chega o outono.
* I can ski in winter. - Posso esquiar no inverno.
Atenção: Em alguns países de língua inglesa, "outono" se diz "autunn".

EXPRESSAR POSSIBILIDADE E CERTEZA

1 - Possibilidade - quando queremos dizer que uma ação pode ocorrer (algo que é possível que ocorra), usamos os verbos auxiliares "may" ou "might", que virão antes de um verbo no infinitivo (sem "to").
Ex.:
* It may rain tomorroy. - Pode ser que chova amanhã.
* It might be windy. - Pode ventar.
* He may buy a new computer. - Pode ser que ele compre um computador novo.
* I might win the lottery someday. - Eu posso ganhar na loteria algum dia.
a) Se a frase for negativa, usamos "not" depois de "may" ou "might".
Ex.:
* They may not lose the match. - Eles podem não perder a partida.
* You might not (mightn't) arrive on time. - Você pode não chegar a tempo.
2 - Certeza - para expressar certeza ou segurança utilizamos os verbos auxiliares "must" ou "can't", seguidos de "be".
Ex.:
* It must be raining. - Deve estar chovendo.
* It can't be sunny. - Não pode fazer sol.
* The must be doing exercise. - Eles devem estar fazendo exercício.
* She can't be sleeping. - Ela não pode estar dormindo.

O PASSADO CONTÍNUO

1 - É formado com o passado simples do verbo "to be" (was/were) e o gerúndio do verbo que for utilizado.
Ex.:
* I was studying. - Eu estava/estive estudando.
* You were listening to the radio. - Você estava/esteve escutando o rádio.
* It was snowing all afternoon - Esteve nevando toda a tarde.
2 - A forma afirmativa é:
Ex.:
a) To eat - comer
* I was eating  eu estava comendo
* you were eating - você estava comendo
* he was eating - ele estava comendo
* she was eating - ela estava comendo
* it was eating - estava comendo
* we were eating - nós estávamos comendo
* you were eating - vocês estavam comendo
* they were eating - eles estavam comendo
Ex.:
* The dog was eating its food. - O cachorro estava comendo sua comida.
* In 2002 I was living in London. - Em 2002 eu estava morando em Londres.
* We were doing our homework. - Estávamos fazendo nossos deveres de casa.
* She was reading a magazine. - Ela estava lendo uma revista.
* They were cleaning their apartment. - eles estavam limpando seu apartamento.
3 - Em frases negativas usamos "was not" / wasn't" e "were not" / weren't":
Ex.:
* He wasn't dancing at the party. - Ele não estava dançando na festa.
* They weren't speaking French. - Eles não estavam falando Francês.
* I wasn't waiting for you. - Eu não estava esperando for você.
* We weren't fighting. - Nós estávamos brigando.
4 - Em perguntas, "was" e "were" invertem a ordem com o sujeito.
Ex.:
* Were you studying maths? - Estava estudando matemática?
* What were you doing? - O que estava fazendo?
* Was he playing the piano? - Ele estava tocando piano?
* Who were you talking to? - Com quem você estava falando?
5 - O passado contínuo também é usado para descrever o que estava acontecendo em um determinado momento do passado.
Ex.:
* She was working in the morning. - Ela estava trabalhando pela manhã.
* At seven o'clock I was sleeping. - Às sete em ponto eu estava dormindo.
* Yesterday evening they were playing cards. - Ontem à tarde eles estavam jogando cartas.
6 - Podemos também usar, neste caso, usar outro verbo no passado simples para expressar que uma ação estava acontecendo, quando outra interrompeu. Para isso usamos "when" (quando), antes do verbo no passado simples, ou "while" (enquanto), antes do passado contínuo.
Ex.:
* I was wasing the dishes when the telephone rang. - Eu estava lavando os pratos quando o telefone tocou.
* The telephone rang while I was washing the dishes. - O telefone tocou enquanto eu estava lavando os pratos.
7 - Este tempo também é utilizado para descrever duas ações que estavam ocorrendo no mesmo momento.
Ex.:
* She was reading a book while her children were playing. - Ela estava lendo um livro enquanto seus filhos brincavam.
* They were cleaning while I was doing the shopping. - Eles estavam limpando enquanto eu estava fazendo as compras.

AÇÕES HABITUAIS NO PASSADO - Used to

1 - Para expressar ações e estados habituais no passado utilizamos "used to" e o infinitivo do verbo. Em português, frequentemente, equivale ao passado do verbo "costumar".
Ex.:
* I used to play tennis when I was a teenager. - Eu costumava jogar tênis quando era adolescente.
a) Esta forma é igual para todas as pessoas.
Ex.:
* She used to spend a lot of money on clothes. - Ela costumava gastar muito dinheiro em roupa.
* We used to work in shifts. - Costumávamos trabalhar por turnos.
* They used to visit us on weekends. - Eles costumavam nos visitar nos finais de semana.
* I used to live in Miami. - Eu vivia em Miami.
b) Para as negações usamos "did not use to" ou didn't use to".
Ex.:
* You didn't use to study hard. - Você não costumava estudar muito.
* He didn't use to wear a suit. - Ele não costumava usar terno.
* They didn't use to get drunk. - Eles não costumavem ficar bêbados.
c) Em perguntas a posição é "(Wh-) did + sujeito + use to + infinitivo".
Ex.:
* Did you use to smoke? - Você fumava?
* What did he use to do? - O que ele costumava fazer?
* Did they use to play the piano? - Eles costumavam tocar piano?
d) Em respostas curtas:
Ex.:
* - Did you use to get up early? - Você costumava acordar cedo?
   - Yes, I did. - Sim.
* - Did she use to eat Chinese food? - Ela costumava comer comida chinesa?
   - No, she didn't. - Não.

EXERCISE

1.Preencha os espaços com letras para formar palavras relacionadas com o tempo e as estações.
a) s_n
b) s_o_
c) s_m_e_
d) f_g
e) r_i_
f) s_r_n_
g) c_o_d
h) w_n_e_
i) w_n_
h) f_l_

2.Preencha os espaços com "may", "might", "must" e "can't", para expressar possibilidade ou certeza.
a) They _____ be rich. They have several houses and three cars.
b) She _____ have dogs. She's allergic to them.
c) He doesn't feel well. He _______ have the flu
d) I'm very busy now. I _____ be waiting for him.

3.Coloque os verbos entre parêntesis no tempo correto (passado) simples ou passado contínuo).
a) I _______ him while I ________ to the office. (meet - go)
b) When I ______ her, she ______ for the bus. ( see - wait)
c) While he _________ to the radio, his children _________ their homework. (listen - do)
d) They _________ TV when I ________ home. ( watch - get)
e) She __________ me the ring while we __________ to Italy. ( give - travel)

4.Correlacione:
a) what did you use to do?
b) She use to drive her car?
c) Did you use to smoke?
d) Did they use to speak English in class?
e) My brother used to eat sweets.

1.(    ) Yes, they did.
2.(    ) Because he liked them a lot.
3.(    ) I used to go swimming.
4.(    ) Because there weren't any buses.
5.(    ) No, I didn't.

                                                                           FIM

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Let's speak - about adverbs

EXPRESSÕES PARA REAFIRMAR IDEIAS

1 - Em uma conversa é frequente reafirmar ideias que vão sendo ditas. Para isso são utilizadas expressões como:
* in fact                     - de fato, na realidade, realmente
* as a matter of fact
* really
* actually
2 - Como vemos, todas estas expressões são sinônimas.
Ex.:
* I'm good at geography. In fact, it's favorite subject. - Eu sou bom em geografia. De fato é meu assunto favorito.
* He's tall. As a matter of fact, he's taller than his father. - Ele é alto. De fato é mais alto que seu pai.
* Are you really well? - Está realmente bem?
* I play soccer. Actually, it's the only exercise I do. - Jogo futebol. Na realidade, é o único exercício que faço.
3 - "Hard" como adjetivo e advérbio
a) "Hard" (duro, duramente) é uma palavra que pode funcionar como adjetivo e como advérbio.
Ex.:
* This rock is hard. - Esta rocha é dura.
* He works hard. - Ele trabalha duro (duramente)
4 - Também se utiliza para descrever situações de especial difuculdade
Ex.:
* It's hard to say, but I don't love you. - É duro dizer, mas não te amo.
* It's a hard journey. É uma dura jornada.

EXPRESSAR ACORDO OU DESACORDO

1 - Vejamos algumas estruturas para mostrar acordo ou desacordo com algo que nos foi dito anteriormente.
a) A forma mais comum de mostrar acordo é dizendo: I agree (estou de acordo).
Ex.:
* - These views are beautiful! - Estas vistas são bonitas.
* - Yes, I agree. - Sim, estou de acordo.
b) Podemos estar de acordo com algo ou com alguém. Então usamos "with":
* - Going to the beach is a good plan for the weekend. - Ir à praia é um bom programa para o fim de semana.
   - Yes, I agree with that. - Sim, estou de acordo com isso.
* - I want to go to iniversity. - Quero ir para a universidade.
   - I agree with you. It's a great idea! - Estou de acordo contigo. É uma grande ideia.
c) Outras maneiras de mostrar acordo ou conformidade:
Ex.:
* That's settled! - feito
* It's a deal! - trato feito!
d) Para mostrar desacordo, podemos dizer I don't agree ou I disagree (não estou de acordo).
Ex.:
* - Going to the beach is a good plan for the weekend. - Ir à praia é um bom programa para o fim de semana.
   - I disagree. It's going to rain. - Não estou de acordo. Vai chover.

OS VERBOS "TO MEET" E "TO KNOW"

1 - Estes verbos podem nos confundir em algumas situações.
a) "To meet" - conhecer alguém
Ex.:
* I meet your father last week. - Conheci seu pai na semana passada.
* I'd like to meet her. - Gostaria de conhecê-la.
b) Às vezes pode vir acompanhado do ordinal "first".
Ex.:
* I first met him last year. - O conheci no ano passado.
c) "to meet" significa também reunir, encontrar.
Ex.:
* We meet every Friday. - Nos reunimos todas as sextas.
* Let's meet tomorrow! - Vamos nos encontrar amanhã!
d) To know" também significa "conhecer", mas com sentido de "ter como conhecido".
Ex.:
* I know him very well. - Eu o conheço muito bem.
* She knows the president. - Ela conhece o presidente.
e) Ao falar de lugares, nunca utilizaremos "to meet", e sim "to now".
Ex.:
* I know London well. - Conheço Londres bem.

CONECTORES - and, or e but

1 - Estas conjunções são as mais utilizadas em inglês. Servem para unir elementos em uma frase ou frases inteiras, mas suas funções são muito diferentes.
a) "And" - e: é utilizado para unir elementos ou frases que têm certa relação.
Ex.:
* Robert and Tom are my brothers. - Robert e Tom são meus irmãos.
* I live in France and you live in Italy. - Eu vivo na França e você vive na Itália.
* he is tall and slim. - ele é alto e magro.
b) "Or" - ou: Se usa para mostrar contraste.
Ex.:
* Are you a doctor or a nurse? - Você é médico ou enfermeira?
* You'll do it, sooner or later. - Farei isso, cedo ou tarde.
c) "But" - mas, e sim: Se usa para mostrar contraste.
Ex.:
* She isn't very friendly but I like her. - Ela não é muito simpática, mas eu gosto dela.
* I don't speak English but Spanish. - Eu não falo inglês e sim espanhol.

O FUTURO CONFIRMADO

1 - Já vimos algumas formas de expressar o futuro. Agora vamos estudar o futuro confirmado, ou seja, aquela ação futura que já foi acordada. É formado com o presente contínuo do verbo que vamos usar:
Ex.:
* On May, 11th, I'm seeing the dentist. - Em 11 de maio vou ao cinema.
* She's flying to New York tomorrow morning. - Ele voará para Nova York amanhã pela manhã.
* We aren't meeting on Friday. - Não vamos nos reunir na sexta.
* We are getting married next month. - Vamos nos casar no próximo mês.
2 - Às vezes esta forma de futuro pode confundir-se com o futuro de intenção (be going to). Um expressa a ação já acordada (presente contínuo) e o outro só expressa um desejo, uma intenção.
Ex.:
* I'm having lunch with Michael next Wednesday. - Vou almoçar com Michael na próxima quarta. (Assim foi acordado)
* I'm going to have lunch with Michael next wednesday. - Devo almoçar com Michael na próxima quarta. (É minha intenção)

ADVÉRBIOS DE TEMPO USADOS COM O FUTURO

1 - Alguns advérbios de tempo são frequentemente utilizados com as distintas formas de futuro.
* soon - logo
* later - depois, mais tarde
* this afternoon - esta tarde
* this evening - esta noite
* tonight - esta noite
* tomorrow - amanhã
* tomorrow morning -amanhã pela manhã
* tomorrow afternoon - amanhã à tarde
* tomorrow evening - amanhã à noite
* the day after tomorrow - depois de amanhã
* next Sunday - próximo domingo
* next week - próxima semana
* next month - próximo mês
* next year - próximo ano
2 - Os advérbios "very" (muito), "pretty" (muito) e "quite" (bastante) são colocados diante de adjetivos ou de outros advébios para reforçar seu significado.
Ex.:
* She cooks very well. - Ela cozinha muito bem.
* The exam was pretty difficult. - O teste foi muito difícil.
* That film is quite interesting. - Esse filme é bastante interessante.
* Isn't she pretty funny? ela não é muito divertida?
* This car is very expensive but quite good. - Este carro é muito caro mas bastante bom.
3 - É preciso ter cuidado e não confundir o advérbio "pretty" (muito) com o adjetivo "pretty" (linda, bonita).
Ex.:
* She is pretty funny. - Ela é muito divertida.
* She is pretty. - Ela é bonita.

EXERCISE

1.Correlacione:
a) It's the most attractive city to visit.
b) The blue car is more modern than the red one.
c) This picture is expensive

1.(    ) I don't agree. It's very cheap.
2.(    ) I agree. It's really interesting.
3.(    ) I disagree. It's older.

2.Use os verbos "meet" ou "know" no tempo correto.
a) I _________ her in a bar last summer.
b) Do you _________ a man called Michael thomas?
c) We'll ___________ again.
d) She ___________ a lot of people at the conference.
e) they don't ____________ anyone famous.

3.Ordene as palavras as palavras para formar frases corretas.
a) Mexican isn't but she Spanish.
b) beer do prefer wine or you?
c) answer she her I didn't but phoned.
d) Korea Japan to and traveled they.
e) I her she like like me doesn't but.

4.Use os seguintes verbos no presente contínuo para expressar ações confirmadas no futuro: have, fly, meet, have, see.
a) We ___________ a birthday party next weekend.
b) She _________ David tomorrow.
c) I ___________ the doctor on Monday morning.
d) ________ you __________ to Washington on May 3rd?
e) They ___________ lunch together on Friday.

                                                                           FIM

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Let's speak - about the future

VERBOS E EXPRESSÕES SOBRE O ASPECTO DE ALGUÉM

1 - Quando nos referimos ao aspecto que alguém demonstra usamos os verbos:
* To be - ser, estar
* To look - parecer
* To seem - parecer
* To feel - sentir (se)
2 - Para perguntar se há algum problema:
* What's wrong? - O que houve?
* What's wrong with you? - O que há de errado com você?
* What's the matter? - O que está acontecendo?
* What's the matter with him? - O que há com ele?
* Is anything wrong? - Há algo errado?
* Is anything wrong with you. - Há algo errado com você?
3 - Estas expressões são usadas quando sabemos que aconteceu algo ruim, ou, ao menos supomos.
Ex.:
* What's wrong with her? She looks sad. - O que houve com ela? Parece triste.
* John, you seem worried. What's the matter? - John, você parece preocupado. O que houve?
4 - Para expressar preocupação devemos usar um adjetivo "worried":
Ex.:
* She is worried. - Ela está preocupada.
* They look worried. - Eles parecem preocupados.
5 - Pode-se estar preocupado por algo ou por alguém. Então usamos "about":
Ex.:
* I'm worried about you. - Estou preocupado com você.
* She's worried about her finances. - Ela está preocupada com suas finanças.
6 - Se "about" vier seguido por um verbo, este deve estar no gerúndio (infinitivo + ing).
Ex.:
* He's worried about failing the exam. - Ele está preocupado por suspenderem o teste.
* I'm worried about losing my job. - Estou preocupado em perder meu emprego.
7 - Um sinônimo de "worried" é o adjetivo "concerned".
Ex.:
* She's concerned about her son. Ela está preocupada com seu filho.

EXPRESSAR SUGESTÕES

1 - Para expressar sugestões já conhecemos algumas estruturas
 a) Let's + infinitivo:
Ex.:
* Let's go to the movies. - Vamos ao cinema.
* Let's open a current account. - Vamos abrir uma conta corrente.
b) How about + gerúndio:
Ex.:
* How about buying a new car? - Que tal comprar um carro novo?
* How about dusting the furniture? - Que tal tirar o pó dos móveis?
2 - a expressão "how about?" tem o sinônimo "what about?".
a) What about? - pode vir seguido de um substantivo:
Ex.:
* What about a game? - Que tal (jogarmos) uma partida?
b) ou de um verbo no gerúndio:
Ex.:
* What about doing the shopping? Que tal fazer as compras?
c) Também podemos sugerir usando "why don't...?" (por que não...?).
Ex.:
* Why don't you see a doctor? - Por que não vai a um médico?
* Why don't we go to the theater tonight? - Por que não vamos ao teatro esta noite?
* Why don't we relax for a white? - Por que não relaxamos um pouco?

O FUTURO - Will, going to

1 - Em inglês existem diferentes formas de futuro: will, be going to, presente contínuo, etc. Nesta unidade estudaremos as duas primeiras. Futuro simples + WILL + INFINITIVO
* To have - ter

*      I  will have   eu terei
* You  will have   você terá
*   He  will have   ele terá
* She   will have   ela terá
*    It    will have   terá
* We    will have   nós teremos
* You   will have   vocês terão
* They  will have   eles/as terão

Ex.:
* We will have a nice house. - Teremos uma casa bonita.
* He will get a new job. - Ele conseguirá um novo emprego.
* I will send you a postcard from Italy. Eu lhe enviarei um postal da Itália.
2 - "Will" pode se contrair em "'ll":
Ex.:
* I'll help you. - Eu lhe ajudarei.
* She'll become a famous painter. - Ela será uma pintora famosa.
* They'll come soon. - Eles virão logo.
3 - Em frases negativas usamos "will not" ou sua contração Won't", e:
Ex.:
* They don't win the match. - Eles não ganharão a partida.
* He won't be late. - Ele não chegará atrasado.
* I won't play in the local team. - Não jogarei na equipe local.
4 - Em perguntas colocamos "will" antes do sujeito:
Ex.:
* Will you get married? - Vai se casar?
* Will she come tomorrow? - Ela virá amanhã.
* Will they straighten up their bedroom? - Eles arrumarão o quarto?
5 - Tanto "will" como "won't" também são utilizados em respostas curtas:
Ex.:
* Will it rain tomorrow? Yes, it will. - Choverá amanhã? Sim, choverá.
* Will she phone you? No, she won't. - Ela ligará para você? Não, não ligará.
* Will they go to school next week? Yes, they will. - eles irão para a escola na próxima semana? Sim, irão.
6 - O futuro simples é utilizado:
a) para previsões.
Ex.:
* She'll get a better job. - Ela conseguirá um emprego melhor.
b) para expressar decisões espontâneas:
Ex.:
* I'll open the door. - Eu abro a porta.
c) para convites:
Ex.:
* Will you come to the party? Você virá para a festa?
d) para pedir ajuda ou um favor:
Ex.:
* Will you help me? - Pode me ajudar?
7 - Futuro de intenção: BE GOING TO + INFINITIVO
Outra forma de futuro é expressado por meio do presente de "to be" (am, are, is) + going to + infinitivo.
Utilizamos:
a) para expressar planos ou intenções:
Ex.:
* She is going to buy a new house. - Ela vai comprar uma casa nova.
b) para fazer uma previsão, com provas evidentes:
Ex.:
* It's cloudy. It's going to rain. - Está nublado. Vai chover.
8 - Suas formas são:
a) Em frases afirmativas:
Ex.:
* I am going to call her. - Vou ligar para ela.
* He is going to make a cake. - Ele vai fazer uma torta.
* They are going to be late. - Eles vão chegar tarde.
Atenção: O verbo "to be" pode ser contraído:
Ex.:
* You're going to learn a lot of things. - Você vai aprender muitas coisas.
* He's going to listen to the radio. - Ele vai escutar o rádio.
b) para as negações, usamos "am not", "aren't" ou "isn't":
Ex.:
* Her aunt isn't going to do yoga. - Sua tia não vai fazer yoga.
* I am not going to write a book. - Não vai escrever um livro.
* They aren't going to sell their apartment. - Eles não vão vender o apartamento.
c) Para perguntas, "am", "are" ou "is" são colocados antes do sujeito:
Ex.:
* Are you going to buy a dictionary? - Você vai comprar um dicionário?
* Is your sister going to learn English? - sua irmã vai aprender inglês?
* What are you going to do? - O que você vai fazer?
d) em respostas curtas:
Ex.:
*Are you going to see the match on TV? Yes, I am. - Vai ver a partida na televisão? Sim.
* Is he going to be your teacher? No, he isn't. - Ele vai ser seu professor? Não.
9 - Se o verbo for "go" ou "come", ao invés de dizer "going to go" ou "going to come", dizemos "going to" ou "coming to":
Ex.:
* I'm going to the movies on Saturday. - Vou ao cinema no sábado.
* They're coming to the meeting. - Eles virão à reunião.
10 - No inglês americano falado é muito frequente o uso de "gonna" por "going to":
Ex.:
* We're gonna move house. - Vamos mudar de casa.

EXPRESSÕES COM "BOTH", "EITHER" E "NEITHER"

1 - Vejamos cada caso:
a) "Both" - significa ambos/as, os dois/as duas
Ex.:
* Both men are Mexican. - Os dois homens são mexicanos.
* I like both cars. - Gosto de ambos os carros.
b) "Either" - usamos either...or (ou..ou) - para apresentar uma alternativa ou indicar uma opção.
Ex.:
* We can either watch TV or listen to music. - Podemos assistir à TV ou escutar música.
* He is either lazy ou stupid. - Ele é preguiçoso ou estúpido.
c) "Neither" - usamos "neither... nor" (nem... nem) - para indicar que nenhuma opção é possível:
Ex.:
* Neither you nor your children like smail. - Nem você nem seus filhos gostam de caracóis.
* They neither came nor phoned. - Eles nem vieram e nem ligaram.

EXERCISE

1.Complete os espaços com a forma correta de "will" ou "going to" e o vero correspondente:
a) I don't understand. (you say) ____________ it again, please?
b) Did you send the email? No, I gorget. I (send) ______________ it right now.
c) (you buy) _____________ a new car? Yes, next month.
d) He (study) _____________ French becouse he wants to work in France.
e) You look tired. I (make) _____________ you a cup of coffee.

2.Correlacione:
a) She... a new dress for the party.
b) I'm hungry. I... some sandwiches.
c) Don't worry. I... careful.
d) They... a new match next month.
e) Peter and Linda... a baby.

1.(    ) are going to have
2.(    ) is going to buy
3.(    ) 'll / will make
4.(    ) 'll / will be
5.(    ) are going to play

3.Use "both... and", "either...or" ou "neither...nor" nas seguintes frases.
a) This sweater is ________ cheap _______ nice. Don't buy it.
b) I like _______ salsa _________- merengue. I like dancing a lot.
c) You can wear _________ the blue suit ___________ the black one. Both are fine.
d) Pedro is __________  Argentinian ___________ Spanish. He has these two nationalities.
e) He _________works ________ studies. He doen't do anything.

                                                                            FIM

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Let's speak - about the housework

EXPRESSÕES SOBRE "A ORDEM" EM CASA

1 - Quando nos referimos à ordem ou desordem em casa, ou em qualquer outro lugar, podemos utilizar a seguinte série de expressões, adjetivos e verbos. Sobre a desordem, vamos usar a palavra "mess" (bagunça, desordem):
* To make a mess - desarrumar / desordenar
Ex.:
* What a mess! - Que bagunça!, Que desordem!
* This room is (in) a mess. - Este quarto está desarrumado.
* I don't like this mess. - Eu não gosto desta desordem.
* They are making a mess in their bedroom. - Eles estão desarrumando o quarto.
2 - Também podemos usar os seguintes adjetivos:
* clean - limpo/a
* dirty - sujo/a
* tidy - organizado/a
* untidy - desarrumado/a
Ex.:
* This room was dirty before. Now it's clean. - Este quarto estava sujo antes. Agora está limpo.
* Charles is very untidy boy. - Charles é um menino muito desordenado.
3 - Assim mesmo encontramos os verbos:
* to clean (up) - limpar
* to tidy (up) - ordenar
* to straighten up - ordenar
Ex.:
* Let's clean (up) this room. - Vamos limpar este quarto.
* You have to tidy up your bedroom. It's in a mess. - Você tem que arrumar seu quarto. Está uma bagunça.
* He left the office in a mess and we had to straighten it up. - Deixou o escritório desarrumado e nós tivemos que arrumá-lo.

AS TAREFAS DOMÉSTICAS - The housework

1 - Vamos estudar mais alguns verbos relacionados com as tarefas domésticas:
a) housework, household chores - tarefas domésticas
* to make the meal - fazer a comida
* to wash the dishes - lavar os pratos
* to sweep the floor - varrer o chão
* to mop the floor - limpar o chão
* to pick up the clothes - recolher a roupa
* to hang up the clothes - pendurar a roupa
* to make the bed - fazer a cama
* to dust the furniture - tirar o pó dos móveis
* to vacuum the flor - aspirar o pó
* to iron the clothes - passar a roupa
* to take the garbage out - tirar o lixo
b) Ao nos referirmos às atividades, muitas delas se expressam com o verbo "to do":
* to do - the cleanning    - fazer a limpeza
            - the washing      - lavar a roupa
            - the washing-up - lavar os pratos
            - the shopping     - fazer as compras
            - the ironing        - passar
            - the vacuuming  - aspirar 
Ex.:
* My mother makes the meal but I have to wash the dishes. - Minha mãe faz a comida mas eu tenho que lavar os pratos.
* I make my bed and straighten up my bedroom before leaving home. - Eu faço minha cama e arrumo meu quarto antes de sair de casa.
* On Saturdays we have time to do the ckaning at home. - Aos sábados temos tempo de fazer a limpeza em casa.
* Can you take the garbage out, please? - Pode tirar o lixo, por favor?
* She hates ironing. - Ela odeia passar.

PRONOMES POSSESSIVOS
 pronomes possessivos são usados para substituir o adjetivo possessivo e o substantivo que o acompanha.
Adjetivos            Pronomes
possessivos         possessivos

* my / mine         (o/a)  meu/minha, (os/as) meus/minhas
* your/yours        (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas
* his/his              (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas (dele)
* her/hers            (o/a) seu/suas, (os/as) seus/suas (dela)
* its/its                (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas
* our/ours            (o/a) nosso/a, (os/as) nossos/as
* your/yours        (o/a) seu/sua, (os/as) seus/suas
* their/theirs        (o/a seu/sua, (os/as) seus/suas (deles/as)
Atenção: Vemos que "exceto "mine", o resto dos pronomes possessivos têm a mesma forma que os adjetivos possessivos, acrescentando "s", salvo os casos que já terminam em "s" (his, its), que são iguais.
Ex.:
* My car is black. Mine is black. - Meu carro é preto. O meu é preto.
* This is your house. This house is yours. - Esta é sua casa. Esta casa é sua.
* That is his book. that book is his. - Esse é seu livro (dele). Esse livro é dele.
* It is her toy. It's hers. É seu brinquedo (dela). É dela.
* They are our pictures. they are ours. São nossos quadros. São nossos.
* These are your shoes. These are yours. - Estes são seus sapatos (de vocês). Estes são os seus (de vocês)
* It's their computer. It's theirs. - É o computador deles. É deles.

O INTERROGATIVO "WHOSE?" - de quem?

1 - O pronome interrogativo "whose?" implica posse e significa "de quem?". As perguntas podem ser feitas de diversas maneiras:
a) Whose + to be no singular + nome no singular ou pronome singular:
Ex.:
* Whose is this shirt? Whose is it? - De quem é esta camisa? De quem é?
b) Whose + verbo "to be" no plural+ nome plural ou pronome plural:
Ex.:
* Whose are those documents? Whose are they? - De quem são esses documentos? De quem são?
c) Whose + nome singular + verbo "to be" no singular
Ex.:
* Whose ring is this? - De quem é este anel?
* Whose dog is that? - De quem é este cachorro?
d) Whose + nome plural + verbo "to be" no plural.
Ex.:
* Whose books are these? - De quem são estes livros?
* Whose cards are those? - De quem são esses cartões?
2 - A estas perguntas devemos responder:
a) Com um pronome possessivo:
Ex.:
* Whose is this shirt? - De quem é esta camisa?
   It's mine. - É minha.
* Whose are those documents? - De quem são estes documentos?
   They're hers. - São dela.
* Whose ring is this? - De quem é este anel?
   It's his. - É dele.
* Whose books are these? - De quem são estes livros?
   They're ours. - São nossos.
b) Com o caso genitivo, na resposta, não usamos o objeto junto ao possuidor?
Ex.:
* Whose is this dog? - De quem é este cachorro?
   It's Tom's. - É de Tom.
* Whose cards are those? - De quem são estes cartões?
   They're Sarah's. - São da Sarah.

TAMBÉM E TAMPOUCO

1 - Já conhecemos algumas formas de dizer "também" (also, too, as well).
Ex.:
* - I like English. - Eu gosto de inglês.
   - I like English, too. - Eu gosto de inglês também.
* - She washed the dishes. - Ela lavou os pratos.
   - I washed the dishes, too. - Eu também lavei os pratos.
2 - Se a frase for negativa, ao final da frase usaremos "either" (tampouco).
Ex.:
* - He isn't tall. - Ele não é alto.
   - I am not tall either. - Eu tampouco sou alto.
3 - Se não queremos repetir toda a frase, podemos usar apenas o sujeito, o auxiliar (verbo "to be", do/does/did, etc) e "too" ou "either".
Ex.:
* - He is angry. - Ele está com raiva.
   - She is too. - Ela também.
* - I like doing the cleaning. - Eu gosto de fazer a limpeza.
   - I do too. - Eu também.
* - She traveled to Europe. - Ela viajou para a Europa.
   - I did too. - Eu também.
* -They aren't enjoying the party. - Eles não estão aproveitando a festa.
   - We aren't either. - Nós tampouco.
* - She doesn't go to work by bus. - Ela não vai trabalhar de ônibus.
   - I don't either.
* - I didn't study for the test. - Não estudei para o exame.
   - I didn't either. - Eu tampouco.
4 - Outras formas de expressar "também" e "tampouco".
a) Uma forma curta:
* Me, too - Eu, também.
* Me, neither - Eu, também
Ex.:
* - I speak English. - Eu falo inglês.
   - Me, too. - Eu também.
* - I don't like chocalate. - Não gosto de chocolate.
   - Me, neither. Eu tampouco.
5 - Outra maneira mais elaborada é:
* So + auxiliar + sujeito - sujeito + também
* Neither + auxiliar + sujeito - sujeito + tampouco
Ex.:
* - I am Spanish. - Sou espanhol.
   - So am I. - Eu, também.
* - She can play the piano. - Ela sabe tocar piano.
   - So can I. - Eu, também.
* - They like tennis. - Eles gostam de tênis.
   - So do we. - Nós também.
* - I ate fish yesterday. - Comi peixe ontem.
   - So did I. - Eu, também.
* - I am not studuing Russian. - Eu não estou estudando russo.
   - Neither am I. - Eu tampouco.
* - He wasn't a doctor. - Ele não era médico.
   - Neither was his mate. - Seu companheiro tampouco era.
* - I don't live in Brazil. - Eu não moro no Brasil.
   - Neither do I. - Eu tampouco.
* - She didn't steal the watch. - Ela não roubou o relógio.
   - Neither did I. - Eu tampouco.

EXERCISE

1.Substitua as palavras sublinhadas por pronomes possessivos.
a) It's their house. It's _________________
b) Our exam was more difficult. _____________ was more difficult.
c) It's John's dog. It's _______________
d) This is my wallet. This is _______________
e) Where is your umbrella? where is ____________

2.Ordene as palavras para formar frases corretas.
a) car this is whose? mine it's.
b) these keys are whose? his they're.
c) computer whose is that? Mary's it's.
d) whose this was camera? Peter's was it.
e) ours nicer is than apartment your.

3.Una as frases corretamente.
a) I can't play the violin
b) She went to the movies yesterday.
c) We are tired.
d) They can speak three languages.
e) I don't like getting up early.

1.(    ) So can I.
2.(    ) Neither do I.
3.(    ) I did, too
4.(    ) So were my parents.
5.(    ) I can't, either.

                                                                    FIM

domingo, 18 de setembro de 2011

Let's speak - about the apartment - II

O E-MAIL

1 - Para dar ou ler um endereço de e-mail dizemos:
* tollin_bis@englishmail.com
* leia: tollin underscore bis at englishmail dot com
* underline ou - underscore
* @                 - at
* ponto            - dot

VERBO - Esperar

1 - O verbo "esperar" pode ser dito de diferentes maneiras, segundo a situação na qual o usaremos
a) wait (for something or somebody) / esperar fisicamente (algo ou alguém) - Se o varbo "wait" vier seguido de algo ou alguém, será necessária a preposição "for".
Ex.:
* I'm waiting for my mother. - Estou esperando pela minha mãe.
* Who are you waiting for? - Quem você está esperando?
* She's waiting for the bus. - Ela está esperando o ônibus.
b) Expect / esperar (com evidência de que algo vai ocorrer) - é usado quando pensamos que algo vai ocorrer porque há motivos para que ocorra.
Ex.:
* I expect to finish my work next week. - Espero acabar meu trabalho na próxima semana. (Já está adiantado)
* She is expecting a baby. - Ela está esperando um bebê.
c) Hope / esperar (sem evidência de que algo vai ocorrer) - é usado quando queremos que algo ocorra ou tenha ocorrido.
Ex.:
* I hope to win the lottery. - Espero ganhar na loteria.
* I hope you enjoyed the party. - Espero que tenha aproveitado a festa.
* I hope it will rain soon. - Espero que chova logo.

NO APARTAMENTO - In the apartament

1 - Vocabulário:
a) In the kitchen - na cozinha:
* cooker - fogão
* freezer - congelador
* fridge - refrigerador
* garbage can - lata de lixo
* spoon - colher
* fork - garfo
* knife - faca
* sink - pia
* oven - forno
* microwave oven - forno microondas
* washing machine - lavadora de roupas
* dishwasher - lavadora de louças
* dish - prato
* cup - xícara
* glass - copo
b) In the bedroom - no quarto
* bed - cama
* pillow - travesseiro
* sheet - lençol
* blanket - manta
* mattreess - colchão
* closet - armário
* curtain - cortina
* bedside table - mesa de cabeceira
* alarm clock - despertador
c) In the bathroom - no banheiro
* bath mat - tapete de banheiro
* bathroom cabinet - box
* bath - banheira
* toilet - privada
* toothbrush - escova de dentes
* toothpaste - pasta de dentes
* hair brush - escova de cabelo
* comb - pente
* toilet paper - papel higiênico
* towel - toalha
* mirror - espelho
* soap - sabonete
* washbasin, sink - lavabo, pia

FORMAS E MATERIAIS - Shapes and materials

1 - De acordo com sua forma, as coisas podem ser:
* round - redondo/a
* square - quadrado/a
* rectangular - retangular
2 - Quanto ao material:
* metal - metal
* metallic - metálico
* iron - ferro
* steel - aço
* wood - madeira
* wooden - de madeira
* glass - vidro
* plastic - plástico
Ex.:
* I bought a nice, round, wooden table. - Comprei uma bonita mesa redonda de madeira.
* She's got a square, plastic purse. - Ela tem uma bolsa quadrada de plástico.

O CASO GENITIVO

1 - Há diversas maneiras de expressar posse em inglês. Uma delas, é usando os adjetivos possessivos:
Ex.:
* My brother is Tom. - Meu irmão é Tom.
* Her kitchen is really big. - Sua cozinha (dela) é realmente grande.
* I don't like your negative attitude. - Não gosto de sua atitude negativa.
* What are their names? - Como eles se chamam?
* His car is the blue one. - O carro dele é o azul.
2 - Vamos estudar o caso genitivo, que é outra maneira de expressar posse. É utilizado quando na frase aparecem tanto o possuidor (que deve ser uma pessoa ou, às vezes, um animal) como aquilo que é possuído.
a) Ao possuidor, a ele se acrescenta apóstrofe  "s" e depois, aquilo que se possui.
* John's car - O carro de John
b) Se a posse estiver precedida de um artigo definido (o, a, os, as), este desaparece em inglês.
* O cachorro de Mike - Mike's dog.
* A casa de Susan é grande - Susan's house is big.
Ex.:
* Linda's book is interesting. - O livro de Linda é interessante.
* She doesn't like Peter's work. - Ele não gosta do trabalho do Peter.
* My brother's name is Tom. - O nome de meu irmão é Tom.
* Her father's sister is her aunt. - a irmã de seu pai é sua tia.
c) Quando o possuidor acaba em "s"  por ser um plural, só se acrescenta apóstrofe:
Ex.:
* Your parentes' bedroom is very small. - O quarto de seus pais é muito pequeno.
* This is his friens's classroom. _ Esta é a classe de seus amigos.
d) Quando o nome do possuidor termina em "s" podemos acrescentar apóstrofe e "s" ou apenas apóstrofe, mas a pronúnicia varia.
Ex.:
* Dennis's dog. (pronuncia-se denisiz)
* Dennis' dog.
d) O caso genitivo também se utiliza quando "o possuidor" é um advérbio de tempo:
Ex.:
* Today's newspaper. - O jornal de hoje.

PREPOSIÇÕES DE LUGAR - IN, ON, AT

1 - As preposições "in", "on" e "at" eqivalem a "em" em português, mas são usados em situações diferentes.
a) In - significa "dentro" de um lugar ou espaço limitado:
* in a car - no carro
* in a shop - na loja
* in a park - no parque
* in the water - na água
* in the sea - no mar
* in the newspaper - no jornal
* in a line - na fila
* in the street - na rua
* in an armchair - na poltrona
* in bed - na cama
* in the corner - no canto
* in the house - na casa
Ex.:
* My father's in the kitchen. - Meu pai está na cozinha.
* They live in Canada. - Eles vivem no Canadá.
* The gift is in a box. - O presente está em uma caixa.
b) On - significa "sobre" uma superfície com a qual se tem contato.
* on a bus - no ônibus
* on a train - no trem
* on a plane - no avião
* on the corner - na esquina
* on Oak streek - na rua Oak
* on the first floor - no primeiro andar
* on the coast - na costa
* on a chair - na cadeira
Ex.:
* My glasses are on the table. - Meus óculos estão na mesa.
* The pictures are on the walls. - Os quadros estão nas paredes.
* The children are playing on the floor. - As crianças estão brincando no chão.
2 - Algumas diferenças entre "in" e "on":
a) Quando falamos de carros usamos: "in" (in a car, in a taxi).
b) Para outros meios de transporte, "on" (on a bus, on a plane).
c) Com a palavra "armchair" usamos "in", mas com "chair" usamos "on".
d) Se nos referimos a um canto (interno) utilizamos "in", mas se for uma esquina (externa) usamos "on".
e) Ao falar  de rua, em geral, utilizamos "in" (in the street), mas com nomes de ruas "on" (on Oak street).
3 - At - significa "em" quando nos referimos a um ponto, a um lugar determinado.
* at the gas station - no posto de gasolina
* at the airport - no aeroporto
* at the traffic lights - no sinal de trânsito
* at home - em casa
* at work - no trabalho
* at school - na escola
* at the meeting - na reunião
* at the concert - no concerto / show
* at the end of the street - ao final da rua
* at the bottom of the page - ao final da página
* at the front - na parte da frente
* at the back - na parte de trás
Ex.:
* There's a man at the door. - Há um homem na porta.
* He is waiting for me at the station. - Ele está me esperando na estação.
* Are there many people at the bus stop? - Tem muita gente no ponto de ônibus?
4 - A diferença entre "in" e "at" é que o primeiro se refere ao "interior de um recinto" e o segundo à "atividade própria que se realiza em um recinto":
Ex.:
* The accident happened in the school. - O acidente aconteceu na escola.
* The children are at school. - As crianças estão na escola. (Aprendendo) 

EXERCISE

1.O que não podemos fazer com um "brush"?
a) tidy you hair
b) clean the floor
c) wash your body
d) clean your teeth

2.Nunca está "in":
a) a train
b) a car
c) a plane
d) a bus

3.Una estas frases usando o caso genitivo.
a) Peter has a cat. The cat is brown and white. ______________
b) My brother has some friends. They are American. _____________
c) Your brother has a cousin. She's your cousin, too. ______________
d) Your brothers have children. They are your nieces and nephews. _____________
e) Charles has a problem. It is very serious. __________________

4.Complete os espaços com as preposições "in", "on" e "at".
a) How many people can you see _____ the photo?
b) The bank is _____ the corner. It isn't far from here.
c) Have you heard the news ______ the radio?
d) He's waiting for us _____ the airport.
e) She's ______ bed. She doesn't feel well.

                                                                             FIM