sexta-feira, 18 de junho de 2010

To have (ter)

     O verbo to have(ter) é usado também nos sentidos de "comer" ou "beber", isto é, para sinônimos de "tomar" quando se trata de tomar algo, de comer ou beber.
Exemplos:
I have some toast for breafast.
Como algumas torradas no café da manhã.

He has a cup of coffee.
Ele toma uma xícara de café

Note: To have breakfast - tomar o café da manhã
          To have lunch - almoçar
          To have dinner - jantar
          To have tea - tomar chá

To have a tea(tomar chá) é empregado frequentemente com o sentido de "lanchar".
Nestes casos, vem geralmente seguido de "in the afternoon", isto é, a frase completa costuma ser "to have tea in the afternoon" - "tomar chá à tarde", "lanchar".

Meals - "refeições, isto é, qualquer refeição.
Ex.:
We have our meals in the dinning-room.
Nós fazemos nossas refeições na sala de jantar.

Além do noon existe a expressão midday para indicar "meio-dia".
Ex.:
It's midday.
É meio-dia.

At noon.
Ao meio-dia.

At midnight.
À meia-noite.

Para interrogar ou para negar com o verbo to have qundo significa "ter" ou "haver" (como auxiliar), não é necessário o emprego do auxiliar do.
Ex.:
Hes he a straw hat?
Ele tem um chapéu de palha?

O verbo to have empregado no sentido de "comer" ou "beber" preciso do auxiliar do para interrogar ou para negar.
Ex.:
What do you have for lanche?
O que é que você come no almoço?

Para interrogar ou para negar com o verbo to have empregado na terceira pessoa do singular e quando este verbo significa "comer" ou "beber" é necessário o uso do auxiliar does, acompanhado de have.
A terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo to have é has. Quando se usa o auxiliar does para interrogar com a terceira pessoa do singular do to have, usa-se have e não has.
Ex.:
What does he have for lunch?
o que é que ele come no almoço?

He has meat for lunch?
Ele come carne no almoço.

Another meanings of the verb to have ( Outros significados do verbo to have)

O verbo to have é empregado também como "tomar" na expressão "to have a bath" - tomar banho. Necessita do auxiliar do para interrogar ou negar.
É empregado também como "tomar", "servir", no sentido de oferecer algo a alguém.
Ex.:
Have some sweets.
Sirva-se de uns doces.

To have a cigarette.
Fumar um cigarro.

                                                                             FIM

terça-feira, 15 de junho de 2010

The Future Tense - O Tempo Futuro

Vamos aprender a fazer perguntas e respostas no Tempo Futuro, e para isso é usado o verbo auxiliar will, que também é colocado na pergunta tendo como função conjugar o verbo principal no tempo futuro. Nas respostas também substitue o verbo já conjugado.
O verbo auxiliar will também não tem tradução.
Ex.:
*Will you learn English next month?
 Você aprenderá inglês no próximo mês?
 Yes, I will.
 Sim, eu aprenderei.
 No, I will not (No, I won't.)
 Não, eu não aprenderei.

*Will she come here tomorrow?
 Ela virá aqui amanhã?
 Yes, she will.
 Sim, ela virá.
 No, she will not. (No, she won't.)
 Não, ela não virá.

*Will he eat a lot next week?
 Ele comerá muito na próxima semana?
 Yes, he will.
 Sim, ele comerá.
 No, he will not. (No, he won't.)
 Não, ele não comerá.

The Condicional Tense (O Tempo Condicional)

*Would she stady more tomorrow night?
 Ela estudaria mais amanhã à noite?
 Yes, she would.
 Sim, ela estudaria.
 No, she would not. (No, she wouldn't.)

*Would you speak German next year?
 Você falaria alemão no próximo ano?
 Yes, I would.
 Sim, eu falaria.
No, I would not. (No, I wouldn't.)

Another auxiliary verb did - Verbo auxiliar did

Did - Auxiliay verb of Past Tense ( Verbo auxiliar do Tempo Passado)

Agora, vamos aprender um outro verbo auxiliar: did.
A função do verbo auxiliar did, na pergunta, é conjugar o verbo principal no tempo Passado Simples, que usamos para falar de ações ou situações ocorridas no passado.
O verbo auxiliar did não tem tradução.
Some sentenças:
Algumas sentenças:

*Did you study Geography today?
Você estudou geografia hoje?
Yes, I did.
Sim, eu estudei.
No, I didn't.
Não, eu não estudei.

*Did she understand the lesson?
Ela entendeu a lição?
Yes, she did.
Sim, ela entendeu.
No, she didn't.
Não, ela não entendeu.

Verb to do - present tense

Usamos o verbo auxiliar do para para a formação de perguntas no present tense.
Do - Não tem tradução e a função dele na pergunta é conjugar o verbo principal da sentença no tempo presente.
Observe a pergunta a seguir:

You speak English?
Você falar inglês?

Está sem sentido, sem tempo verbal, correto? Precisamos conjugar o verbo (falar) no tempo presente (Simple Present). Para isto, coloca-se o verbo auxiliar (do) na pergunta, pois, ele tem como função colocar o verbo principal da frase no tempo presente.
Let's see now ( Vamos ver agora):

Question (Pergunta)

Do you                   speak      English?
(v. auxiliar)Você   fala         inglês?

Answer ( Reposta)

Yes, I do.
Sim, eu falo.

No, I do not (don't).
Não, não falo.

Short answers (Repostas curtas): na resposta curta, o verbo auxiliar do substitue o verbo principal da frase.

More examples ( Mais exemplos)

*Do you speak French?
Você fala francês?
Yes, I do.
Sim, eu falo.
No, I don't.
Não, eu não falo.

Long answers ( Respostas longas)

*Do you speak Portuguese?
Você fala português?
Yes, I speak Portuguese.
Sim, eu falo português.
No, I don't speak Portuguese.
Não, eu não falo português.

Possessive pronouns and possessive adjectives

     Pronomes possessivos e pronomes adjetivos

     A primeira particularidade a ser observada é que em inglês, ao contrário do português, tanto o adjetivo como o pronome concordam em gênero, número e pessoa com o possuidor e não com a coisa possuída.
Ex.:
His car - seu carro (o carro dele)
Her pen - sua caneta (a caneta dela)
His pen - sua caneta (a caneta dele)
Her car - seu carro ( o carro dela)

Adjectives (adjetivos)                            Pronouns (Pronomes)

My - meu                                                 Mine - meu
Your - teu                                                Yours - teu
His - seu (dele)                                       His - seu (dele)
Her - seu (dela)                                       Hers - seu (dela)
Its - seu (dele/dela)                                 Its - seu (dele/dela)
Our - nosso(a), nossos(as)                      Ours - nosso(a), nossos(as)
Your - vosso(a), vossos(as)                    Yours - vosso(a), vossos (as)
Their - seu(s), sua(s)                               Theirs - seu(s), sua(s)

A forma do adjetivo possessivo deve ser usada antes do substantivo.
Ex.:
*This is my pen.
Esta caneta é minha.

*This is her house.
Esta é a casa dela.

*This pen is mine.
Esta caneta é minha.

Atenção: Evita-se dizer: this pen is my pen.

*This house is hers.
Esta casa é sua (dela).

Atenção: Quando o possuidor for do gênero neutro, deve-se usar its.

*The cat licks its paws.
O gato lambe suas patas.

Atenção: Mais de um possuidor, usa-se their e o pronome theirs.

*The cats lick their paws.
Os gatos lambem suas patas.

Exercise (Exercícios)
A. Write the possessive adjective which corresponds with the subject of the sentence (Escreva o adjetivo possessivo que corresponde com o sujeito da sentençe):

01.The boys walk to_____________ class.
02.The girl walks to_____________ chair.
03.I walk to____________ chair.
04.We study____________ lessons every night.
05.I put____________ copybook on the desk.
06.Paty likes___________ English class.
07.We bring____________ copybooks to the lesson.
08.The boys bring_________copybooks to the lesson.
09.The girl brings__________copybook to the lesson.




  

Personal Pronouns - Pronomes Pessoais

Os pronomes pessoais tomam gênero, número e pessoa dos substantivos que representam.
Em inglês existem dois casos:
Nominative(Nominativo)            Objective (Obletivo)

I - eu                                              me - me, mim
you - você                                     you - te, ti
he - ele                                          him - ele, lhe, o
she - ela                                        her  - ela, lhe, a
it - ele ou ela(neutro)                    it - ele, lhe, o, a, ela
we - nós                                        us - nos
you - eles ou elas                          you - vos
they - eles ou elas                         them - eles, elas, lhe os, as

*Neutro - é usado para animais, objetos ou sujeito aculto.

1.Quando o pronome representa o sujeito da sentença, usam-se as formas correspondentes ao caso nominativo:
Ex.:
I drive a car.
Eu dirijo um carro.

We read a book.
Nós lemos um livro.

2.As formas do caso objetivo são usadas como objeto direto ou indireto do verbo, com ou sem preposição.
Ex.:
*They went with us.
Eles foram conosco.

*He gave a book to me.
Ele deu um livro para mim.

*I see him.
Eu o vejo.

3.Pronome I (eu) é escrito sempre com letra maiúscula, mesmo  quando estiver no meio de uma frase.
Ex.:
*Peter and saw the accident.
Pedro e eu vimos o acidente.

4.O pronome it refere-se a coisas, animais e a um ser cujo sexo e indeterminado.
Ex.:
*Which is your car?
Qual é o seu carro?

*It is the yellow one.
É o amarelo.

5.P ronome they pode se referir às pessoas em geral, especificamente na frase "they say",dizem que).
Ex.:
They say it is going to be a hot day.
Dizem que será um dia quente.

6.Após as palavra "but", "except" e "like", usa-se sempre a forma objetiva.
Ex.:
*There was no one there but him.
Não havia ninguém lá além dele.

*Everybody was requested except her.
Todos foram interrogados, exceto ela.

*She is like me.
Ela é como eu.

Exercise

A.Complete with personal pronouns (subjet or objet) (Complete com pronomes pessoais(sujeito ou objeto):
I, he, she, it
We, you, they
Them, us, me, him, her.

01.These pictures were in the drawer, but I didn't find________________
02.I spoke with Paul, but_____________didn't understand____________
03.We went to visit Mr. Fahd, but___________didn't receive____________
04.Robert loves Anne, but___________doesn't love____________
05.Daisy read the book, but____________didn't understand_____________
06.Jane loves Peter, but____________doesn't love_____________
07.Do you now Mr. Rocha? No__________don't know_______________
08.I have a new car, but____________don't like_____________
09.What did Frank do with the apple?___________ate___________
10.Jannifer is playing the guitar now. Don't speak to__________

B.Complete with the pronouns(Complete com os pronomes).
1.John gave_______two pencils.(we/us)
2.Send_________ some cards. (I/me)
3.Who is waiting for_____________?(she/her)
4.I know all about____________ .(they/them)
5.____________like to be at home.(we/us)
6.I read better than__________.(he/him)
7._____________say it's going to be a hard a winter. (they/them)

C.Write the Personal Pronoun - I, you, he, she, it, we, me, him, her, us, them - which corresponds to the words in bold of each sentence(Escreva o pronome pessoal que corresponde as palavras em negrito de cada sentença):
01.The book is on the desk.( 1 linha)
02.Mr. foster is in his office.
03.Mark and his brother are in the cafetria.
04.I saw Peter and his brother yesterday morning.
05.Do you study with George?
06.Yes, I study with George and his mother.
07.This chair is new.
08.Those pencils on the table are red.
09.We see those animals on the farm in the morning.
10.I put a hat and a coat on the table.
11.She has her English class at three o.'clock.
12.I put your dog in the garden.
13.Jessica and I like to estudy mathematics.
14.I saw you with Lucy on the bus this morning.
15.The soldier opened the door for me.

Respostas:
A.
1.them
2.he
3.they - us
4.she - him
5.she - it
6.she - him
7.I - him
8.I - it
9.he - it
10.her

B.Complete with the Pronouns(Complete com os pronomes):

1.us
2.me
3.her
4.them
5.we
6.him
7.she

C.Write the Personal Pronoun - I, you, he, she, it, we, they, me, him, her, us, them - which corresponds to the words in bold of each sentence(Escreva o pronome pessoal que corresponde às palavras em negrito de cada sentença):

01.It
02.He
03.they
04.them
05.him
06.them
07.It
08.They
09.them
10.them
11.it
12.it
13.We
14.you
15.He

There is and there are

     Inpersonal form of the verb (there is, there are) -Forma impessoal do verbo (there is, there are).

     A forma há do verbo impessoal haver verte-se para o inglês por there is quando se lhe segue um complemento no singular, e there are quando se lhe segue um complemento no plural.
Ex.:
There is a clock on the wall.
Há um relógio na parede.

There are two pictures on the wall.
Há duas fotos na parede.

A forma negativa do verbo impessoal haver forma-se em inglês, colocando-se not depois do verbo.
Ex.:
There is not a box on the table.
Há uma caixa em cima da mesa.

There are not two books on the chair.
Há dois livros em cima da cadeira.

A forma interrogativa do verbo impessoal haver, forma-se em inglês, colocando-se is ou are antes de there.
Ex.:
Is there a book on the table?
Há um livro sobre a mesa?

Are there three chairs in this room?
Há três cadeiros nesta sala?

Emprega-se yes, there is ou yes, there are, se a resposta for afirmativa; e no, there isn't ou no, there aren't, se a resposta for negativa

Verb to have - Present Tense

Let's see the verb to have (ter), in all forms (Vamos ver o verbo ter, em todas as formas):

Present Tense (Tempo Presente)

O verbo to have aquivale em português a "ter" como verbo principal ou auxiliar.
Emprega-se have com as duas primeira pessoas do singular e astrês do plural, ou seja:
I - eu
You - você, tu
We - nós
You - vós
They -eles, elas.

Emprega-se have com as duas primeiras pessoas do singular e as três pessoas do plural, ou seja:
I - eu
You - você, tu
We - nós
You - vós
They - eles, elas

Empregase has com a terceira pessoa do singular (masculino, feminino e neutro), ou seja: he, she, it.
They have é o plural de:
* he has
*she has
*it has

I have - eu tenho
You have - você tem
He has - ele tem
She has - ela tem
It has - ele/ela tem
We have - nós temos
You have - vocês têm
They have - eles ou elas têm

Ex.:
*I have a car - Eu tenho um carro.
*You have a car - Você tem um carro.
*He has a car - Ele tem um carro.
*She has a car - Ela tem um carro.
*It has a car - Ele/ela tem um carro.
*We have a car - Nós temos um carro.
*You have a car - Vocês têm um carro.
*They have a car - Eles/elas têm um carro.
*He has a house - Ele tem a casa.
*I have two friends - Eu tenho dois(duas) amigos(as).
*She has a bike - Ela tem uma bicicleta.

Negative form (Forma negativa)

Forma-se a negativa do to have acrescentando not depois de have e has.
Ex.:
*I don't have a new hat.
Ela não tem  um chapeu novo.

*She doesn't have a bag.
Ela não tem uma bolsa nova.

Na conversação usa-se, normalmente, a forma negativa  contracta: haven't com I, you, they; hasn't com
he, she, it.

*I don't have a dog.
Eu não não tenho um cão.

*She doesn't have a boyfriend.
Ela não tem um namorado.

*We don't have money.
Nós não temos dinheiro.

Interrogative form (Forma interrogativa)

Forma-se a interrogativa colocando have/has antes do sujeito.
Ex.:
Have you a lot of friends?
Você tem muitos amigos?

Has he a lot of money?
Ele tem muito dinheiro?

Short answers (Respostas abreviadas)

É muito frequente em inglês o emprego de uma resposta abreviada. Quando a resposta é afirmativa, empregam-se o sujeito e o verdo precedido de yes = sim.
Ex.:
*Do you have a car?
Você tem um carro?
Yes, I do.
Sim, eu tenho.

*Does he have a new house?
Ele  tem uma casa nova?
Yes, he does.
Sim, ele tem.

Se a resposta for negativa, emprega-se o sujeito e o verbo, em sua forma contracta, precedida de no = não.
Ex.:
*Have they a lot of friends?
Eles têm muitos amigos?
No, they haven't.
Não, eles não têm.

*Has she a lot of money?
Ela tem muito dinheiro?
No, she hasn't.
Não, ela não tem.

Exercises (Exercícios)

A.Make these interrogative and negative forms(Faça na forma interrogativa e negativa)
1.I have a small car( Eu tenho um carro pequeno).
   .....................................................................
   .....................................................................
2.She has  a new bag(Ela tem uma  bolsa nova).
   .....................................................................
   ......................................................................
3.They have a box of tabacco(Eles têm uma caixa de fumo).
    .......................................................................
    .......................................................................
4.You have a pretty house(Você tem uma bonita casa).
    ...........................................................................
    ...........................................................................
5.He has an old car(Ele tem um carro velho).
   .............................................................................
   ..............................................................................

Verb to be (verbo ser/estar)

Let's see the grammar point about the past tense of the verb to be (Vamos ver o ponto gramatical sobre o passado do verbo to be)

Vamos ver a conjugação e tradução, deste verbo já conhecido e muito usado, nos dois tempos verbais:

Present tense verb to be (Tempo presente do verbo ser/estar):
I am................Eu sou/Eu estou
You are..........Você é/Você está
He is..............Ele é/Ele está
She is.............Ela é/Ela está
It is.................Ele ou Ela é/Ele ou Ela está
We are............Nós somos/Nós estamos
You are...........Vocês são/Vocês estão
They are..........Eles ou Elas são/Eles ou Elas estão

Past tense verb to be (tempo passado do verbo ser/estar)
I was...............Eu era/Eu estava
You were........Você era/Você estava
He was...........Ele era/Ele estava
She was..........Ela era/Ela estava
It was..............Ela ou ele era/Ele ou Ela estava
We were.........Nós éramos/Nós estávamos
You were........Vocês eram/vocês estavam
They were......Eles ou Elas eram/Eles ou Elas estavam

Past tense of the verb to be (Tempo passado do verbo to be)

O verbo tob be tem as seguintes formas no pasado:
*Afirmativa;
*Interrogativa;
*Negativa.

Affirmative form (forma afirmativa)
I was - fui, está, era
You were - foste, foi, estás, estava, eras, era
He was - foi, está, era
She was - foi, estava, era
It was - foi, estava, era
We were - fomos, estávamos, éramos
You were - foram, estavam, eram
They were - foram, estavam, eram

Interrogative form (forma interrogativa)

As perguntas com to be no tempo passado são formadas da mesma maneira que a interrogativa no tempo presente - colocando-se o verbo antes do sujeito.

Was I? - Eu estava? Eu era/
Were you? - Você estava? Você era?
Was he? - Ele era? Ele estava?
Was she? - Ela era? Ela estava?
Was it? - Ele/ela era/ Ele/ela estava?
Were we? - Nós éramos?Nós estávamos?
Were you? - Vocês eram? Vocês estavam?
Were they? Eles/elas eram? Eles/elas estavam?

Negative form (forma negativa)

Forma-se a negativa do to be no passado da mesma maneira que no presente, ou seja, colocando-se not após o verbo.

I wasn't
Eu não era. Eu não estava.

You weren't.
Você não era. Você não estava.

He wasn't.
Ele não era. Ele não estava

She wasn't.
Ela não era. Ela não estava.

It wasn't.
Ele/ela não era. Ele/ela não estava.

We weren't.
Nós não éramos. Nós não estávamos.

You weren't.
Vocês não eram. Vocês não estavam.

They weren't.
Eles/elas não eram. Eles/elas não estavam.

Exercises (Exercícios)

Pode ser usada também a forma not, ou seja, I am not, em vez da forma contracta.
A.Use the correct past tense of to be (Use o correto no tempo passado do to be)

01.John ____ absent from class yesterday(was)
02.He_____always a good student.
03.The doors________opened all day long.
04.Both doors__________opened all day long.
05.The book____________on the table.
06.Helen and I ___________always good friends.
07.There____________someone in this room.
08.This_____________an easy exercise.
09.The last exercise____________a dificult exercise.
10.The weather_____________bad yesterday.
11.Mr. Smith_____________our teacher for a long time.
12.Both of them____________absente from class yesterday.

B.Change from Present Tense to Past Tense. Change today to yesterday when necessary (Mude do Tempo Presente para o Tempo Passado. Mude hoje para ontem quando necessário):

01.John's absent from class today.
02.They are in Washington today.
03.There ara a lot of estudents absent from class today.
04.The book is on the desk.
05.They are very good friends.
06.She is a good teacher.
07.This exercise is easy.
08.Miss Jones is our teacher.
09.They are two men in the room.
10.Henry and george ara both absent from class today.

C.Change to negative form (Mude para a forma negativa):

01.There were two buses at the corner.
02.The dog was in the room.
03.We were both absent yesterday.
04.John was sick all last week.
05.The weather yesterday was very bad.

Let's learn some "questions words" - Vamos aprender algumas "palavras interrogativas"

*What - O que?
*Why - Por quê?
*Which - Qual, quais?
*Whose - De quem?
*Where - Onde?
*How - Como?

Exemplos:
Which is your car?
Qual é o seu carro?

What is your phone number?
Qual é seu número de telefone?

Whose is that red car?
De quem é aquele carro vermelho?

How old are you?
Quantos anos você tem?

Which is the best?
Qual é o melhor?

Where do you live?
Onde você mora?

Articles - Artigos: 2

Os artigos podem ser definidos ou indefinidos.
Definitive article - Artigo definido
Em inglês é the que corresponde em português aos artigos definidos o, a, os, as.
Ex.:
the book - o livro
the books - os livros
the chair - a cadeira
the chairs - as cadeiras
the table - a mesa
the egg - o ovo

Indefinitive article - Artigo indefinido
Em inglês o artigo indefinido tem forma dupla: a e an.
Ambas correspondem aos nossos artigos indefinidos no singular: um, uma. Servem para os três gêneros.
Vejamos a forma a:
Ex.:
a man - um homem
a woman - uma mulher
a box - uma caixa
Antes de um nome (substantivo ou adjetivo) que comece  por vogal ou possua som de vogal, emprega-se em vez de a o artigo indefinido an.
Ex.:
an egg - um ovo
an hour - uma hora

Exercises - Exercícios

A. Use the indefinitive article - a/an:
Empregue o artigo indefinido
01.____ man - homem
02.____ woman - mulher
03.____ dog - cachorro
04.____ boy - menino
05.____ girl - menina
06.____ table - mesa
07.____ student - estudante
08.____ elephant - elefante
09.____ airplane - aeroplano
10.____ artist - artista
11.____ pilot - piloto
12.____ clock - relógio(de parede)
13.____ tower - torre
14.____ umbrella - quarda-chuva
15.____ watch - relógio (de pulso)
16.____ apple - maçã
17.____ flag - bandeira
18.____ orange - laranja
19.____ teacher - professor
20.____ sky - céu

Let's see some sentences, ...- Vamos ver algumas sentenças,...

Let's see some sentences, questions and answers.
Vamos ver algumas sentenças, perguntas e respostas.

* Hi, I am Jessica.
Oi, eu sou a Jéssica.

* Hello, how are you?
Olá, como vai você?

* I am Brazilian.
Eu sou brasileiro(a).

* You are American.
Você é americano(a).

* How do you say "pipoca" in English?
Como você diz "pipoca" em inglês?

* I say "popcorn".
Eu digo "popcorn".

* How do you say "amor" in English.
Como você diz "amor" em inglês?

* I say "love".
Eu digo "love".

* Thank you.
Obrigado.

* You're welcome.
De nada.

How to iniciate a conversation? - Como iniciar uma conversa?

Em qualquer língua, como iniciamos uma conversa, um diálogo? Com perguntas e respostas é claro!
Conheça algumas expressões que você usará diariamente com você.
* Good morning studentes!
Bom dia, alunos/estudantes
* Let's start our class.
Vamos começar nossa aula.

*Repeat for me.
Repitam para mim.

*How do you say... in English?
Como você diz... em inglês?

* Repeat after me.
Repitam depois de mim.

* Let's learn.
Vamos aprender.

* Good morning my students.
Bom-dia, meus estudantes.

* Good afternoon.
Boa tarde.

* Good evening teacher.
Boa noite, professor(a).

* Good night folks.
Boa noite, pessoal.

*Obs.; Usa-se good evening quando se está chegando a algum lugar e good night quando se está saindo.

* Translate this sentence, please.
Traduza esta sentença, por favor.

* Make this exercise.
Faça este exercício.

* Have a good weekend!
Tenha um bom final de semana!

* You too!
Você também!

* Everybody, please!
Todos, por favor!

*Open your books on page...!
Abram seus livros na página...!

* Close your books.
Fechem seus livros.

* Of course.
É claro.

* Come here!
Venha aqui.

* Come here, please!
Venha aqui, por favor!

* Please, don't say goodbye!
Por favor, não diga adeus!

* Don't go without me!
Não vá sem mim.

* Pardon?
Como?/ Perdão?

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Diphthongs - Ditongos

Som do ditongo au

* O ditongo au soa geralmente como [ó]:
Ex.: August - agosto

Som do ditongo ea

* O dotongo ea soa, na maior parte dos casos, como [i]:
Ex.:
pea - ervilha
speak - falar

* Soa como [é] em vários vocábulos, entre os quais:
Ex.:
bear - urso
head - cabeço
dead - morto

* Tem o som de [â] quando seguido de r e outra consoante:
Ex.:
earn - ganhar
earth - terra
learn - aprender

* Soa como [êi] em:
Ex.:
break - quebrar
great - grande
steak - bife

Som do ditongo oa

* O ditongo oa tem por som regular [ou]:
Ex.:
boat - barco
coat - casaco, paletó

Som do ditongo oe

* O ditongo oe soa como [ôu] em:
Ex.:
Joe
Monroe
Crusoe

Som do ditongo oo

* O ditongo oo tem, em regra, o som de [u]:
Ex.: book - livro

* Soa como [o] longo em:
Ex.:
door - porta
floor - chão

* Tem o som de [â] em:
Ex.:
blood - sangue
flood - enchente, dilúvio

Som do ditongo ou

* O ditongo ou soa como [au], na maior parte dos casos:
Ex.:
hause - casa
cloud - nuvem

* Soa como [â] em:
Ex.:
country - país, região, interior, rural
cousin - primo(a)
double - dobro, duplo
Douglas

Som do ditongo ua

* O ditongo ua soa como [uó] em:
Ex.:
quality - qualidade
quarrel - rixa, disputa

* Soa como [a] em:
Ex.: guard - guarda
guarantee - garantir

Pronúncia das palavras com th

O dígrafo th apresenta duas pronúncias:
* Linguodental(a ponta da língua fica entre os dentes anteriores e o ar passa como num sopro rápido):
EX.:
tooth - dente
thank - obrigado
through - através, de lado a lado

* Linguopalatal( a ponta da língua toca leve e rapidamente o palato acima dos dentes superiores):
Ex.:
this - este(a)
that - aquele(a)
these - estes(as)
those - aqueles(as)

Vowels - Vogais

Som da vogal a

* A vogal a soa como [êi] nos dissílabos terminados em e mudo:
Ex.: trade - comércio, ofício

* Soa como [aé] nos monossílabos:
Ex.: cat - gato
e tambem antes de bb, cc, dd, pp, tt:
Ex.:
rabble - população
paddle - remo
battle - combate, batalha

* Tem som de [a] nos monossílabos, quando seguida de r:
Ex.: car - carro

* Soa como [é] nos dissílabos terminados em re:
Ex.: care - cuidado

* Soa como [ó] antes de ll,ld,lk e re:
Ex.:
small - pequeno
bald - calvo
talk - conversar
salt - sal

Som da vogal e

* Tem som de [i]:
Ex.: be - ser ou estar

* Soa como [é] nos monossílabos, quando seguida de consoante:
Ex.: let - deixar

* É muda no fim das palavras:
Ex.: name - nome

* É muda nos díssilabos, antes de n final:
Ex.: garden - jardim

* Soa como [â]  antes de um r final:
Ex.: finger - dedo

Som da vogal i

* Tem o som de [i] bree nos monossílabos:
Ex.: bit - pouco
Bem como nos dissílabos, quando seguida de duas ou mais consoantes:
Ex.: little poco(a)

* Soa como [ai] antes de gh e gn:
Ex.:
light - luz, leve, claro
sign - assinar, sinal, letreiro

* Soa ainda como [ai] nas palavras terminadas em e mudo;
Ex.: life - vida
Excetuam os vervo give(dar) e live(morar), em que  soa como [i] breve.

* Tem o som de [â] antes de r seguido de consoante:
Ex.: bird - pássaro

Som da vogal o

* Tem o som de [ôu] nos dissílabos:
Ex.: stone - pedra

*Tem o som de [ó] nos monossílabos:
Ex.: stop - parar, ponto

* Soa como [u] em:
Ex.:
do - fazer, agir
to  - a
who - quem
shoe - sapato
woman - mulher
to lose - perder
to move - mover, mudar-se
to prove - provar
to improve - melhorar

* Soa como [â] em:
Ex.:
to come - vir
done - feito
none - feito
dove - pomba
glove - luva
above - acima
some - algum(a), alguns(mas)
brother - irmão
mother - mãe
nothing - nada
to govern - governar

Som da vogal u

* Tem o som de [i] em:
Ex.:
busy - ocupado
business - acupação, negócio

* Soa como [é] mudo em:
Ex.:
buoy - boia
guarantee - garantir
biscuit - biscoito

* Com exceção do verbo to put - pôr, e algumas outras palavras, a vogal u soa como [â] nos monossílabos:
Ex.: rug - tapete

* Tem o som de [iu] na maior parte dos dissílabos:
Ex.: pupil -aluno(a)

Numbers

001. one - um
002.two - dois
003.three - três
004.four - quatro
005.five - cinco
006.six - seis
007.seven - sete
008.eight - oito
009.nine - nove
010.ten - dez
011.eleven - onze
012.twelve - doze
013.thirteen - treze
014.fourteen - quatorze
015.fifteen - quinze
016.sexteen - dezesseis
017.seventeen - dezessete
018.eighteen - dezoito
019.nineteen - dezenove
020.twenty - vinte
021.twenty one - vinte e um
022.twenty four - vinte e quatro
023.twenty seven - vinte e sete
030.thirty - trinta
035.thirty five - trinta e cinco
040.forty - quarenta
041.forty three - quarenta e três
048.forty eight - quarenta e oito
050.fifty - cinquenta
055.fifty five -cinquenta e cinco
060.sixty - sessenta
069.sixty nine - sessenta e nove
070.seventy - setenta
077.seventy seven - setenta e sete
080.eighty - oitenta
088.eighty eight - oitenta e oito
090.ninety - noventa
091.ninety one - noventa e um
094.ninety four - noventa e quatro
100.one (a)hundred - uma centena/cem
101.one hundred and one - cento e um
102.one hundred and two - cento e dois
103.one hundred and twenty - cento e vinte
      Obs.:
 a thousand - mil
 two thousand - dois mil
 a million - um milhão
         

Alphabet - Alfabeto

A - [ êi ]                            

B - [ bíí ]

C - [ cíí ]

D - [ díí ]

E -  [ íí ]

F - [ éff ]

G - [djíí ]

H - [êitch ]

 I - [ àii ]

J - [djêi ]

K - [kêi ]

L - [ éll ]

M -[êmm ]

N - [ênn ]

O - [ ou ]

P - [ píí ]

Q - [quíu ]

R - [ àrr ]

S - [éss ]

T - [ tíí ]

U - [ iú ]

W -[ dêbliôu ]

Y [ uái ]

Z - [ zíí ]