terça-feira, 27 de abril de 2010

O verbo be

Em inglês, talvez o verbo mais importante entre todos seja o verbo be. Este auxiliar pode ser tradu-
zido de diversas maneiras do ponto de vista da língua portuguesa, e, portanto, vale ressaltar suas defe-
renças fundamentais. Os dois aspectos ou interpretações mais usadas são:
* Ser
* Estar

Mas também podemos traduzi-lo como:
* Ficar
* Ter

Exemplos:
* Ser
She is a secretary (Ela é um secretária)

*Estar
He is studying English. (Ele está estudando inglês)

*Ficar
The bank is on corner of the road. (o banco fica na esquina da rua)

*Ter
I am hungry. (Tenho fome)

Pronomes pessoais do caso reto:
Inglês            Português
..........................................................................
I                    Eu
We                Nós
They              Eles/Elas
You(plural)    Vocês
You(sing.)      Você
He                 Ele
It                   Ele/Ela
She                Ela
.........................................................................
Tabela 1

Repita os pronomes pessoais. Note que a conjugação dos pronomes tem sentidos bem diferentes e essencialmente úteis.
..................................................................................
Singular                                        Plural
..................................................................................
I (Eu)                                            We (nós)
You (você)                                    You(vocês)
He(ele)/she(ela)/ It9ele/ela neutro,  They(eles/elas)
para animais e objetos inanimados)
.................................................................................
Tabela 1.2

A conjugação do verbo be:

O verbo be é um dos poucos verbos que também tem uma forma contraída de conjugação.
As formas no presente simples são:
.................................................................................
Singular                  Plural
...............................................................................
I am - (I'm)            We are - (we're)
You are - (you're   They are (they're)
You are - (you're)
He is - (he's)
She is - (she's)
It - (It's)
................................................................................
Tabela 1.4

Conjugação do verbo (to) be (Ser)
...............................................................................
Be                   Ser
................................................................................
I am                 Eu sou
You are           Você é (Tu és)
He is                Ele é
She is              Ela é
It is                  Ele/Ela é
We are            Nós somos
You are           Vocês são
They are          Eles/Elas são
................................................................................
Tabela 1.5

Identifying - Identificação:
* I am the boss. - Eu sou o chefe.
* We are Brazilian. - Nós somos brasileiros.
* They are workers. - Eles são trabalhadores.
* You are all beginners. - Vocês todos são iniciantes.
* You are the student. - Você é o aluno.
* He is a friend. - Ele é um amigo.
* It is a ferrari. - É uma ferrari.
* She's my sister. - Ela é a minha irmã.

Descrição:
Existe uma clara relação entre to be e o verbo "ser" na identificação de pessoas e objetos. Mas quando se começa empregar os elementos descritivos, outros verbos entram na tradução entre inglês e
português. A seguir, os exemplos incluem osverbos "ter" e "estar".
...........................................................................
Be Estar Ser Ter
...........................................................................
I am Eu estou Eu sou Eu tenho
You are Você está Você é Você tem
He is Ele está Ele é Ele tem
She is Ela está Ela é Ela tem
It is Ele/Ela está Ele/Ela é Ele/Ela tem
We are Nós estamos Nós somos Nós temos
You are Vocês estão Vocês são Vocês têm
They are Eles/Elas estão Eles/Elas são Eles/Elas têm
.............................................................................
Tabela 1.6

Exemplos:
* I am tired. - Eu estou cansado.
* We are hungry. - Estamos com fome.
* They are angry. - Eles estão aborrecidos.
* You are beautiful. - Você é linda.
* You are lucki. - Vocês têm sorte.
* He is 18 years' old. - Ele tem 18 anos.
* Is is scary. - É assustador.
* She is nice. - Ela é simpática.

Passing states - Estados passageiros
Uma descrição de algo faz com que a pessoa perceba se algo é permanente ou passageiro. Assim, o
verbo "ser" mostra fatos ou características permanentes, enquanto "estar" define os passageiros.

Vocabulário:
*Tired - cansado
*Angry - com raiva
*Beautiful - lindo
*Lucki - com sorte
*Nice - simpático
*Scaring - assustando

Exemplos:
* I am feeling tired. - Eu estou cansado.
*We are feeling hungry. - Estamos com fome.
*They are (feeling) angry. - Estão com raiva.
*You are looking beautiful. - Você está linda.
*You are (being) lucky. - Estão com sorte.
*He is nearly 18 years' old. - Ele está com quase 18 anos.
*Is is scaring me. - Está me assustando.
*She is nice. - Ela é simpática.

Posições e localizações:
Ao usar be para determinar posições, os sentidos estão divididos mais uma vez. Podemos ter uma
posição relativa não permanente e outra mais fixa ou permanente (dentro da nossa vida). Quando se
trata de posições não permanentes, usa-se o sentido de "estar":
......................................................................
Be Ficar
.....................................................................
I am Eu fico
You are Você fica
He is Ele fica
She is Ela fica
It is Ele/Ela fica
We are Nós ficamos
You are Vocês ficam
They are Eles/Elas ficam
................................................................
Tabela 1.7

Exemplos:
*I am in the shopping center. - Estou no shopping center.
*We are at the beach. - Estamos na praia.
*They are in de pool. - Eles estão na piscina.

Mas quando se trata de um estabelecimento fixo, ou se for necessário indicar uma permanência,
usa-se o verbo "ficar".
Exemplos:
*I'm here all day. - Fico aqui o dia todo.
*The bank is on the corner. - O banco fica na esquina.
*It is not easy to now whot to do. - Não é fácil saber o que fazer.

Very - Muito
Para intensificar o sentido de algo, podemos utilizar o advérbio very(muito). E para dar um sentido
oposto a isso, podemos simplesmente adicionar not antes(not very).
Exemplos:
*He is usually a very happy person. - Normalmente, ele é uma pessoa muito feliz.
*The children are very intelligent. - As crianças são muito inteligentes.
*Food is very expensive in Britain. - A comida na Grã-Bretanha é muito cara.
*This coffe is very strong. - Este café é muito forte.
*This cake is not very nice. - Este bolo não é muito gostoso.
*The boss is not very pleased with you! - O chefe não está muito contente com você!

Present continuous

O present continuous é o tempo verbal que reflete o momento atual. Como o tempo é progressivo, ele indica, ele indica ações em progresso al longo do momento atual, ou seja, que estão acontecendo agora.
Esse tempo é formado por dois elementos: o verbo auxiliar be e a forma de particípio presente, co-
nhecida como o gerúndio, em português. A conjugação fica bem clara nos dois elementos do pronome
pessoal(de caso reto) e na conjugação do verbo auxiliar be.
Para formar o gerúndio em inglês, a regra básica é adicionar -ing no final do verbo.
No caso do verbo play(jogar, brincar, tocar[instrumento]), o resultado seria: playing.
........................................................................
Conjugação do verbo auxiliar
Participio presente
........................................................................
I am playing
You are playing
He is playing
It is playing
She is playing
We are playing
You are playing
They are playing
........................................................................
Tabela 2.1

Como se pode notar. o gerúndio é uma constante, sem mudança nem irregularidade.
*At presente our company is cutting prices.
 Neste momento, nossa empresa está cortando preços.

*Currently, we are struggling to compete.
  Atualmente estamos batalhando para concorrer.

*Now, I am considering a carreer move.
  Agora, estou considerando mudar de ramo.

*This year, we are aiming to expend our operations.
  Este ano, visamos a expandir nossa operação.

*At the moment our competidors are reducing production.
  No momento, a concorrência está reduzindo a produção.

*Presently, the market is growing.
 Neste momento, o marcado está em expansão.

*Right now the economy is moving into recession.
 Agora mesmo, a economia está indo para uma recessão.

A forma interrogativa
Para se fazer uma pergunta (forma interrogativa) em inglês, há uma regra básica: a inversão do ver-
bo auxiliar com o pronome pessoal do caso reto. Essa forma está presente em todos os aspectos e tem-
pos verbais dentro da gramática da língua inglesa. Ao criar uma inversão, iniciamos uma dinâmica aberta a qualquer resposta, ou seja, é o início de um diálago. Veja exemplos:
*Is your company cutting prices?
  Sua empresa está cortando os preços?

*Are you experiencing problems right now?
  Você está com dificuldade no momento?

*Are you considering a career move?
  Está pensando em mudar de ramo?

*Are you aiming to expand yor operations this year?
  Está visando a expandir os negócios neste ano?

*Are your competitors reducing production?
  A concorrência está reduzindo produção?

*Is the market growing at present?
  O mercado está em expansão?

*Is the economy currently in recession?
  A economia está atualmente em recessão?

                                                                  FIM

Pronomes possessivos

-----------------------------------------------------
Singular - Plural
..........................................................................
My (meu(s), minha(s)) Our(nosso(s)/nossa(s))

Your(teu/tuas(s), seu/sua, de você Your(seu(s)/sua(s), de vocês)

His/Her/Its (dele/dela(s) Their (deles/delas)
..........................................................................
Tabela 2.2

Exemplos:
*That's my seat! - Aquele é o meu lugar!

*Is this your book? - É seu o livro?

*It's not his turn. - Não é a vez dele?

*He spoke to its(the dog's) owner. - Ele falou com o dono do animal.

*It's our decision. - A decisão é nossa.

*They gave me their word. - Eles me deram a palavra.

Pronomes possessivos absolutos
..........................................................................
Singular Plural
...........................................................................
Mine (teu/tua(s), seu/sua(s) Ours(nosso/nossa(s))

Your (meu/minha(s) Yours (seu/sua(s), de vocês

His/Hers (dele/dela) Theirs(deles/delas)
...........................................................................
Tabela 2.3

Exercício:
*That's mine. - Aquele é o meu.

*Is this yours? - É o seu?

*It's not his/hers. - Não é dele/dela.

*It's ours. - É o nosso.

*This is theirs(the girls) not mine. - Isto não é meu, é delas. (é das meninas)

Vocabulary
*Badly: mal
*Global warming: aquecimento global
*Going out with: saindo, namorando
*Going through: vivendo, passando
*Holiday/holidays: feriado, férias
*Issue: assunto, polêmica
*Job: emprego
*Looking for: procurando
*Oil:petróleo
*Outside: lá fora
*Raining hard: chovendo forte
*Sales (dept): departamento de vendas
*Saving up: poupando
*Staff: empregados
*To become: tornarumo ao, virar
*To cut back: reduzir
*To get married: casar-se
*To head for: rumo ao, indo para
*To listen: ouvir
*To look for: procurar
*To plan: planejar
*To rise: subir

                                                                       FIM

Present simple tense

A conjugação tradicional dos verbos é ensinada com a apresentação da forma verbal nas 1ª,2ª e 3ª
pessoas do singular e, depois nas 1ª,2ª e 3ª pessoas do plural.

O verbo auxiliar Do

Play
I play We play
You play You play
He/she/it plays
They play

Change
I change We change
You change You change
He/she/it changes
They change

Go
I go We go
You go You go
He/she/it goes
They go

O presente simples é operado pelo verbo modal do. O sentido é enfático, afirmando o fato. Do não
possui uma tradução exata em português, já que o tempo equivalente nesse idioma não utiliza um verbo
auxiliar. No entanto, podemos ver o auxiliar como "mesmo", "realmente" ou "é"!
Quando usamos o auxiliar, ele fica preposto ao verbo principal, ou seja, ele marca a ênfase exata-
mente antes do verbo.

Play
I do play We do play
You do play You do play
He/she/it does play
They do play

Nessas fomas enfáticas do presente simples, fica evidente que a terceira passoa do singular perde
o "s" ou "es" final. Por outro lado surge o "es" no final do verbo modal.
O verbo fica em sua forma integral, não há exceções, ou seja, não existe irregularidade nos verbos
no presente simples.

Exemplos:
*I am not hungry. - Não estou com fome.

*I do not like cabbage. - Não gosto de repolho.

*Don't ask me to eat any. - Não espere que eu coma.

*No, he doesn't tell me anything. - Não, ele não me conta nada.

Como se pôde observar, o negativo vem após o verbo auxiliar. Outro ponto importante é que, para
suavisar a ênfase, podemos contrair o negativo com o verbo auxiliar ou, no caso do verbo be, a contra-
ção, às vezes, cabe melhor no pronome pessoal.
---------------------------------------------------------------
Enfática Suave Tradução
.......................................................................................
I do not play. I don't play. Não jogo
I can not play. I can't play. Não posso jogar
I am not cold. I'm not cold/ I ain't cold. Não estou com frio
He is not tired. He's not tired/ He isn't tired. Ele não está cansado
You are not late. You're not late/ You aren't late. Você não chegou tarde
She does not sing. She doesn't sing. Ela não canta
She did not sing. She didn't sing. Ela não cantou
...................................................................................
Tabela 3.1

O presente simples appresenta, de forma geral, uma visão dos fatos no momento atual.
Diferentemente dom "presente contínuo", o "presente simples" representa fatos que podem simples-
mente existir ou indicar certa regularidade de acontecimentos que não são progressivos.

Fato ou hábito com frequência regular

*I go to the gym three times a week. - Vou à academia três vezes por semana.
*She goes to the supermarket once a week. - Ela vai ao supermercado uma vez por semana.

Hábito
*We always eat in this restaurant. - Sempre comemos neste restaurante.

Fato/opinião
*He plays piano well. - Ele toca bem o piano.

Formas interrogativas e a inversão dinâmica

Podemos transformar uma afirmação em uma pergunta de forma simples: utilizando uma inversão
dos elementos básicos de nossa sintaxe. Vejamos os passos:

Afirmação
*She likes ice cream. - Ele gosta de sorvete.

Lembre-se que a versão enfática da mesma frase é:
*She does like ice cream. - Ela realmente gosta de sorvete.

Agora, inverta o pronome pessoal (do caso reto) com o verbo auxiliar. O resultado pode ser uma
exclamação ou uma interrogativa - uma pergunta:

Interrogação/Exclamação
*Does she like ice cream?!
Puxa, como ela gosta de sorvete!
Ela gosta de sorvete?

*My God! Is it hot!
Meu Deus! Está quente!

*Wow, isn't that beautiful!
Puxa! não é lindo!

Outros exemplos:
*She likes pizza. - Ela gosta de pizza.
*She does like pizza. - Ela realmente gosta de pizza.
*Does she like pizza?! - Puxa, ela gosta mesmo de pizza! ou - Ela gosta de pizza?

                                                                                  FIM

Comparativos e superlativos

Comparativos:
Em inglês, quase sempre há duas formas para tudo. Assim, o sistema de comparativos e superlativos apresenta duas influências fortes que acabam criando duas soluções diferentes.
Palavras curtas, na pronúncia, favorecem o sistema de um sufixo. Os adjetivos nesse grupo recebem a terminação -er e se completam com o uso do comparativo than.
Exemplos:
*This house is bigger than the other one.
  Esta casa é maior do que a outra.

*Today is colder than yesterday.
  Hoje faz mais frio do que ontem.

*She's brighter than her brother.
  Ela é mais esperta do que seu irmão.

O segundo grupo são palavras mais compridas, em geral, de raiz latina. Elas usam o sistema das lín-guas de raiz latina "mais que" - more than.
Exemplos:
*This test is more difficult than the last.
  Esta prova está mais difícil do que a última.

*He is more arrogant than his father.
  Ele é mais arrogante do que o pai dele.

*This program is more interesting than last week's.
  Este programa é menos interessante do que o da semana passada.

Superlativos:
As adjetivos neste grupo recebem a terminação -est. Normalmente utilizamos o artigo definido, já que
são identificados e únicos.
Exemplos:
*This is the biggest house here.
Esta casa é a maior daqui.

*Today is the coldest day of the year.
  Hoje é o dia mais frio do ano.

*She's the brightest girl in the class.
  Ela é a menina mais esperta da turma.

O segundo grupo são palavras mais compridas, em geral, de raiz latina. Usam o sistema das línguas de
raiz latina "o mais" - the most.
Exemplos:
*This is the most difficult test.
  Esta prova é a mais difícil.

*He is the most arrogant person I know.
  Ele é a pessoa mais arrogante que eu conheço.

*This is the most interesting program on TV tonight.
  Este é o programa mais interessante na TV hoje à noite.

Podemos também utilizar the least para investigar outro grau comparativo.
Exemplos:
*This is the least difficult test.
  Esta prova é menos difícil(mais fácil).

*He is the least arrogant person I know.
  Ele é a pessoa menos arrogante que eu conheço.

*This is the least interesting propgram on TV tonight.
  Este é o programa menos interessante na TV hoje à noite.

=================================
Adjetivo Grau comparativo Grau superlativo
.............................................................................
Big            Bigger                     (The)biggest
Hungry      Hungrier                  (The)hungriest
Intelligent  More intelligent      (The)most intelligent
Stupid       Less stupid               (The)most/least stupid
Uselful      More Less useful     (The)most/least useful
...........................................................................
Tabela 3.2

Exercises

01.Comparative: forme os comparativos para os seguintes adjetivos.
a) tall                taller
b) young           ______________
c) beautiful       ______________
d) interesting    ______________
d) happy           ______________
e) dificult         ______________
f) fat                 ______________
g) long              ______________
h) old               ______________
i) boring           ______________
j) annoying       ______________

02.Preencha os espaços com a forma adequada do comparativo.
     ------------------------------------------------------------------
     taller - smaller - faster - older - more - dificult - longer
     ------------------------------------------------------------------
a) A mouse is __________than an elephant.
b) The dolphin swims _____________ than a man.
c) Statistically, women live ___________ than men.
d) John is __________ than Harry.
e) The London Underground is __________ than the Metro in São Paulo.
f) Learning Chinese is ________________ than English.

03.Superlative: forme os superlativos:
a) tall            the tallest
b) good         ____________
c) beautiful   ____________
d) less           ____________
e) happy        ____________
f) difficult     ____________
g) fat             ____________
h) long          ____________
i) old            ____________
j) bad           ____________
l) intelligent ____________

04.Comparative and superlative: Preencha os espaços para completar as ideias comparativas e superlativas.
------------------------------------------------------
than - more - the - quicker - worst - better  than
------------------------------------------------------
a) John finds Sciences _________ difficult than Mathematics.
b) Julia is ____________ best tennis player in the school.
c) Joe may be smaller than Roger but he is _________ on the basketball court.
d) Fernando is the ___________ at football, but he is American noy Brazilian.
e) However, Fernando speaks English ________ everyone else, of course.

                                                                      FIM

Vocabulary - I

01.Basketball court: quadra de basquete
02.Brighter: mais rápido/inteligente
03.Can (modal aux.): poder
04.Dolphin: golfinho
05.Drive: dirigir
06.Easily: facilmente
07.Easy: fácil
08.Elephant: elefante
09.Every weekend: cada fim de semana
10.Everything: tudo
11.Get(to a place): chegar
12.Get off (work): terminar
13.Go on holiday: sair de férias
14.Good (adj.): bom/boa
15.Good (adv.): bem
16.Good friends: bons amigos
17.Hard: duro
18.Help: ajudar
19.Hope: esperar
20.Know: saber (conhecer)
21.Like me: gosta de mim
22.Mouse: rato
23.Not any more: nada mais
24.Old car: carro velho
25.On fridays: às sextas-feiras
26.Really: realmente, na verdade, depois de tudo
27.Switched off: desligado(a)
28.To break: quebrar
29.To live: viver (live-morar)
30.To swim: nadar
31.Very hard: muito difícil
32.(We) work very hard: trabalhamos muito
33.Well (adv.): bem
34.Well (adj.): saudável
35.Work (n.): trabalho
36.Work (v.): funcionar/trabalhar

                                                                                Fim

Question markers - pronomes interrogativos

Os pronomes interrogativos, também conhecidos como question markers, substituem o objeto sobre o qual procuramos informação em umampergunta. Dentro da frase, eles identificam a informação que bus-
camos.
============================
Inglês Português
...............................................................
Who           - Quem
What          - Que/Qual
Which        - Qual/Que
Where        - Onde
When          - Quando
Why            - Por que
Whose        - De quem
To Whom    - A quem
How            - Como
..................................................................
Tabela 4.1
Exemplos:
*Who is that over there?
Quem é aquela lá?

*What are you doing?
O que está fazendo?

*What is your name?
Qual é o seu nome?

*Which bus did you catch?
Que ônibus você pegou?

*Which one do you prefer?
Qual você prefere?

*Where are you going?
Para onde você vai?

*When can you deliver?
Quando pode entregar?

*Why don't you come?
Por que você não vem?

*Whose pen is this?
De quem é está caneta?

*To whom must it go?
Para quem precisa ser enviado?

*How will you pay?
Como vai pagar?

                                                                             FIM

Personal Survery: guia de sobrevivência

*What is your name?
Qual é seu nome?
My name is...
Meu nome é...

*What is your favorite colour?
Qual é sua cor preferida?
Red - vermelho
Green - verde
Blue - azul
Orange - laranja
Yellow - amarelo
Lilac - lilás
Purple - roxo

*What is your favorite food?
Qual é sua comida favorita?
Fruit - frutas
Meat - carne
Fish & Seafood - peixe e frutos do mar
Sweets and puddings - doces
Salty snacks - salgadinhos
Salads - saladas

*Which sports/sporting events do you like to watch?
 Quais esportes/eventos esportivos você gosta de assistir?
Football - Futebol americano
Soccer - Futebol
Basketball - Basquete
Tennis - Tênis
Golf - Golfe
Olympic games - Jogos Olímpicos
The World Cup - Copa do Mundo
I hate watching sport! - Não gosto de assistir a jogos esportivos!

*Where do you prefer to spend your holiday?
Onde você prefere passar as férias?
At the beach - na praia
In the countryside - No campo
In another country - Em outro país
Stay at home (to rest) - Ficar em casa

                                                                         FIM

Adverby of frequency

Para perguntar sobre a frequência com que algo acontece ou com que alguém faz alguma coisa, utiliza-
mos o pronome interrogativo - how often (com que frequência).

How often do you - Com que frequência você
*Go to the bank?
... vai ao banco?

*Go to cinema?
... vai ao cinema?

*Wash
your car?
... lava o carro?

*Travel abroad?
... viaja para o exterior?

Para responder, podemos ou indicar um período exato, ou escolher um advérbio generalizado de fre-
quência, ou às vezes os dois.
Exemplos:.
*I go to the bank twice a week.
Vou ao banco duas vezes por semana.

*I normally go once a week.
Geralmente, vou uma vez por semana.

*I never wash my car. I always pay someone else to do it.
Eu nunca lavo o meu carro. Sempre pago alguém para fazer isso.

*I reraly travel abroad. Perhaps twice a year for work.
Eu raramente viajo ao exterior. Talvez duas vezes por ano, a trabalho.

How often...
*... does it snoe?
Com que frequência neva?

*It always snows in the winter.
Sempre neva no inverno.

*...are the Olympic Games held?
Com que frequência se celebram as Olimpíadas?

*The Olympics are held every four years.
As Olimpíadas ocorrem a cada quatro anos.

Os advérbios de frequência:
Never          - Nunca
Always        - Sempre
Sometimes   - Às vezes
Rarely          - Raramente
Usually        - normally Geralmente/normalmente

Sintaxe para os advérbios de frequência
Como os advérbios são utilizados para dar ênfase, eles sempre aparecem antes do verbo.
Exemplos:
*I never go.
Eu nunca vou.

*I always try to be on time.
Trato de chegar na hora certa.

*I sometimes wake up late.
Às vezes acordo tarde.

*I rarely miss the Formula 1 on TV.
Raramente perco as corridas de Fórmula 1 na TV.

*I usually have toast and coffee at breakfast time
Normalmente tomo café com torradas no café da manhã.
==================================
Never - nunca
None - nada
Nobody - ninguém
Nothing - nada
Nowhere - lugar nenhum
Sometimes - às vezes
Some - algo
Somebody - alguém
Something - algo
Somewhere - um lugar
Many times - muitas vezes
Lots of... - muitos...
Lots of peaple - muitas pessoas
Lots of things - muitas coisas
Lots of places/spaces - muitos lugares
Always - sempre
All - todas
Everybody - todo mundo
Everything - todas as coisas
Everywhere - todos os lugares

Exercises

01.Utilize as  as opções para escrever frases opostas para os exemplos a seguir:
Exemplo:
There was nobody people there.
There were lots of people there.

a) They are always early.
     __________________________________

b) There is some left.
     __________________________________

c) There is somybody over there.
     __________________________________

d) There are lots of things todo.
     ___________________________________

e) There is lots of space to park the car.
     ____________________________________

                                                                              FIM

Verbos de posse e os possessivos

Existem diversas maneiras de indicar posse de algo:
a)O uso de um pronome possessivo
Exemplos:
*That book is mine, not yours.
  Este livro é o meu, não o seu.

*It's their fault we didn't win.
  Não vencemos por culpa deles.

b)Outra expressão verbal (por exemplo: belong, own)
Exemplos:
*She owns a very large colletion of shoes.
Ela tem uma coleção de sapatos.

*The cat belongs to a little old Lady.
O gato pertence a uma velhinha.

c)A forma mais óbvia, porém, dá-se com o auxílio do verbo haver.
Exemplos:
*I have an old car.
 Tenho um carro velho.

*I still have all my teeth.
 Ainda tenho todos os meus dentes.

O Verbo Haver

O verbo haver é tanto um verbo auxiliar (tempo perfeito) como umverbo principal.
O verbo principal indica "posse".
-----------------------------------------------
Haver                Ter (possuir)
-----------------------------------------------
I        have         Eu tenho
You   have         Você tem
He     has           Ele tem
She    has           Ela tem
It        has           Ele/Ela tem
We     have         Nós temos
You    have         Vocês têm
They   have         Eles/Elas têm
....................................................................

Get: Got - Have Got
a) para expressar ideia de obter posse, utilizamos get.
b) para expressar ideia no passado, usamos a forma got.
Ex.:
*I bought this yesterday. I got it for half-price.
  comprei isso ontem. Consegui pela metade do preço.

*I got a car whem I was 19.
  Comprei (ganhei) um carro aos 19 anos.

Quando tiramos a referência temporal a respeito de quando conseguimos algo, passamos a utilizar o tempo presente perfeito. Como ele usa o auxiliar have na construção do tempo, os dois métodos de expressar posse tornam-se, portanto, equivalentes.
Ex.:
*I've got a car = I have a car.
  Eu tenho um carro.

*I've got a cold = I have a cold.
  Peguei gripe.

-----------------------------------------------
Have                 Get (present perfect)
-----------------------------------------------
I      have           I       have  got
You have          You  have  got
He   has            He    have  got
She  has            She   has    got
It      has            It      has    got
We   have         We    have got
You  have         You   have got
They have         They  have got 
....................................................................

Ability: Can - Habilidade
O verbo modal can expressa a ideia de habilidade no tempo do presente.
O verbo modal é enfático e deve estar anteposto ao verbo principal. O sentido de can também indica "saber" ou "saber como".
Ex.:
*She can play the piano.
  Ela sabe tocar piano.

*We can buy fresh bread at the bakery.
  Podemos comprar pão fresco na padaria.

*Can you tell me the right time?
  Pode me dizer que horas são?

*I can't go tomorrow.
  Não posso ir amanhã.

*They can't help us.
  Não podem nos ajudar.

ATENÇÃO: Como se trata de um verbo modal, can não tem forma de infinitivo. Para expressar a ideia do infinitivo "poder", deve-se utilizar a forma to be able.

Exercises

1.Preencha os espaços com uma palavra:
   ------------------------------------------------------------
   Have - where - Have you got - Able - Can - Who - What - How
   ------------------------------------------------------------
a) _______________________ is the neatest bank?
b) _______________________ is that over there?
c) ____________________ you drive?
d) ____________________ much does it cost?
e) What ________________ you got in your pocker?
f) He is not __________________ to help us.
g) ____________________ a spare moment?
h) ____________________ is there for lunch?

                                                                           FIM

O verbo haver

O verbo haver é tanto um verbo auxiliar (tempo perfeito) como um verbo principal.
O verbo principal indica "posse".
===============================
Haver Ter (possuir)
....................................................................
I                have  Eu tenho
You           have  Você tem
He/She/It   has    Ele/Ela/(ele/ela) tem
We            have  Nós temos
You           have  Vocês têm
They          have  Eles/Elas têm
......................................................................
Tabela 4.4

Get: Got - Have got
No inglês, a ideia de possuir algo pode ser vista de outro ângulo, o de obter posse. Nesse sentido, uti-
lizamos o verbo get. Para expressar a ideia no passado, usamos a forma got; veja bem:
Exemplos:
*I bought this yesterday. I got it for half-price.
 Comprei isso ontem. Consegui pela metade do preço.

*I got a car when I was 19.
  Comprei(ganhei) um carro aos 19 anos.

Quando tiramos a referência temporal a respeito de quando conseguimos algo, passamos a utilizar o
tempo presente perfeito. Como ele usa o auxiliar have na construção do tempo, os dois métodos de
expressar posse tornam-se, portanto, equivalentes.
Exemplos:
*I've got a car = I have a car.
Tenho um carro.

*I've got a cold = I have a cold.
Peguei gripe.

==============================
Have Get(present perfect)
.................................................................
I               have   I               have got
You          have  You          have got
He/She/It  has    He/She/It  has got
We           have  We            have got
You          have  You           have got
Yhey         have They          have got
..................................................................
Tabela 4.5

Ability: Can - Habilidade

O verbo modal can expressa a ideia de habilidade no tempo do presente.
O verbo modal é enfático e deve estar anteposto ao verbo principal. O sentido de can indica "saber" ou "saber como".
Exemplos:
*She can play the piano.
Ela sabe tocar piano.

*We can bauy fresh bread at the bakery.
Podemos comprar pão fresco na padaria.

*Can you tell me the right time.
Pode me dizer que horas são?

*Can you lend me some money?
Pode me emprestar dinheiro?

*I can't go tomorrow?
Não posso ir amanhã.

*He can't see very well without glasses.
Ele não enxerga bem sem óculos.

*They can't help us.
Ñão podem nos ajudar.

Obs.: como se trata de um verbol modal, can não tem forma de infinitivo. Para expressar a ideia do infinitivo "poder", deve-se utilizar a forma to be able.

Vocabulary - 2

01.Bad breath - mau hálito
02.Boss - chefe
03.Dream - sonhar
04.Foll asleep - cochilar
05.Fly - voar
06.Go swimming - praticar natação
07.Morning - manhã
08.Night - noite
09.On the job - no trabalho
10.Once - uma vez
11.Swear - xingar
12.There is nothing = não há
13.Three times - três vezes
14.Twice - duas veses
15.Wake up us - acordar
16.Wash -lavar
17.Whenever -sempre que

                                                                          FIM

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Future expression I - Expressões de futuro I

Expressões de futuro apresentam uma gama de formas que podemos utilizar. A razão para tanta riqueza é que, apesar da ideia convencional de que o futuro se expressa com o verbo modal will, essa é somen-
te parte das possibilidades. Existem muitas maneiras de nos expressarmos num tempo futuro, e cada uma delas possui uma forma particular.
Conforme visto, há mais de uma maneira de indicar ações futuras. Em inglês, muitas expressões podem ser ou não verbais ou modais. Neste ponto, vamos explorar os sentidos mais firmes, ou seja, as expres-
sões que não são relacionadas a qualquer grau de probabilidade ou hipótese.

Determination - Determinação
Exemplos:
*I am determined to do it.
*I shall do it.

O verbo auxiliar modal para expressar determinação é shall. Diferentemente de will, o modal shall é
mais forte, com uma dinâmica bem persuasiva.
Exemplos:
*"We shall see the day." (Martin Luther King)
*"We shall fight on the beaches." (Winston Churchill)

Suggestion - Sugestão
Na inversão, a determinação é jogada para outra pessoa, ou seja, baseia-se na procura de uma ideia ou
sugestão:
Exemplos:
*Where shall we go?
*What shall we do?

Obligation - Obrigação
A obrigação pode ser expressa com uma expressão verbal ou modal.
Exemplos:
*I have to do it.
  Tenho de fazer isso.

*I must do it.
  Devo fazer isso.

Quando usamos o negativo, o modal retém o sentido de obrigação, que pode se tornar até mesmo um
tipo de proibição.
Exemplo:
*I mustn't do it.
  Não devo fazer isso.

Por outro lado, quando usamos have to... na forma negativa, a frase torna-se oposta à obrigação, ou seja, indica desnecessidade.
Exemplo:
*I don't have to do it.
  Não preciso fazer isso.

Advice - Conselho
Do mesmo modo, o conceito de conselho é expresso por meio de duas formas típicas:
Exemplos:
*You ought to do it.
  Você deveria fazer isso.

*You should do it. (Shouldn't do it)
  Você deveria fazer isso. (Não deveria fazer isso.)

Quando damos nossa permissão, liberamos as pessoas de fazer algo. Tal liberação trata-se de uma ação
futura. Ou seja, o ato de conceder permissão é sempre uma noção sobre o futuro.
Exemplos:
*I plan to go to New York.
Planejo ir a Nova York.

*I intend to do it.
  É a minha intenção fazer isso.

*I'm going to do it.
 Eu vou fazer

*I will do it.
 Eu farei.

Predictions - Previsões
O modal will expressa um aspecto futuro, ideal para projetar nossas previsões, com verbos específicos
e expressões verbais com formas infinitivas. Temos, inclusive um aviso que usa a forma do progres-sivo.
Exemplos:
*It will snow.
Nevará

*I predict it it will happen.
Prevejo que acontecerá.

*It's going to happen.
Vai acontecer.

Preposistion I - Preposições I

As preposições básicas que nos indicam onde ficam as coisas incluem:
*On: tocar uma superfície superior.
*In: dentro (incluído), por dentro.
*At: num ponto, lugar ou tempo fixo.

Com essas preposições, podemos começar a definir posições:
Exemplos:
*The heys are on the table.
As chaves estão em cima da mesa.

*The book is on the drawer.
O livro está na gaveta.

*I left the umbrella at work.
Deixei o guarda-chuva no trabalho.

Utilizamos as mesmas preposições para indicar tempo, podemos deduzir:
a) On a day: Usamos on ao nos referirmos a um dia.
b) In a period of time: Usamos in quando percebemos o tempo dentro de um período.
c) At a fixed moment: Usamos at quando se trata de um momento fixo no tempo.

Portanto:
*The meetings are always on the first Mondey in naeach month, at 5 o'clock p.m.
As reuniões sempre acontecem na primeira segunda-feira de cada mês, às 17 horas.

Entretanto, em português, o uso específico de em ou no,  e em cima faz com que fique difícil, às vezes, notar a lógica para saber quando se utilizam certas formas ou como traduzir cada preposição.
Por isso, aconselha-se não traduzir. É mais simples entender as colocações, sem muito questionar. Na
verdade, estaríamos entendendo formas que são corretas, em vez de tentar raciocinar por que não é
diferente, ou por que não é constante etc.

On:
Exemplos:
*On the susface: na superfície
*On the table: em cima da (sobre a) mesa
*On television: na televisão
*On Wednesday: na quarta-feira
*On Saturdays: aos sábados
*On the weekend (ing. americano) no fim de semana.
*On the ground: no chão

At:
Exemplos:
*At 7 o'clock: às sete horas
*At thr hospital: no hospital
*At night: à noite
*At the weekend (ing. britânico): no fim de semana

In:
Exemplos:
*In june: em junho
*In the passing of time: ao longo do tempo
*In the morning ( afternoon/evening): durante a manhã (tarde)
*In the day: durante o dia
*In the sky: no céu

Exercises
01.Prencha os espaços com a preposição certa (on, in ou at):
a) The film is _______ TV _____ 9 o'clock tonight.
b) My brother is ______ hospital.
c) My birthday is _____ June.
d) The test is _____ Thursday.
e) The Magazine is _____ the sofa.
f) The meeting is _____ the afternoon.
g) It is dark ______ night.
h) Early, ______ the morning.
i) Up _____ the sky.
j) Down _____ the ground.

Vocabulary - 3

01.9 o'clock: nove horas
02.Afternoon: tarde
03.Become: tornar-se
04.Birthday: aniversário
05.Borrow: tomar emprestado
06.Brother: irmão
07.Busy: ocupado
08.Change: trocar (mudar)
09.Cut: cortar
10.Dark: escuro
11.Down: para baixo
12.Early: cedo
13.Evening: tarde
14.June: junho
15.Library: biblioteca
16.Morning: manhã
17.Plane: avião
18.Postcard: cartão postal
19.Send: mandar, enviar
20.Sister: irmã
21.Study: estudar
22.Test: prova
23.The door: a porta
24.Thursday: quinta-feira
25.To be sick: estar doente/enjoado
26.Tonight: esta noite
27.What about: E sobre..
28.What's the matter?: O que houve?
29.Do you mind: você se importa

                                                                           FIM

Past expression I

Existem diversos meios de expressar uma ideia no passado. Também há uma gama de elementos que pode condicionar uma frase para criar o parâmetro de tempo passado.
O primeiro elemento é condicionar um marcador temporal, que pode ser uma simples palavra ou uma
expressão:
Exemplos:
*Yesterday: ontem
*In the past: na semana passada
*A year ago: um ano atrás
Ex.:
*When I was young: quando era novo (jovem)
*Over the past five months: durante os últimos cinco meses
*For the last year: no último ano.

O segundo elemento é o tempo do verbo. As expressões no passado permitem que diferenciemos even-
tos percebidos de maneiras distintas. Podemos ver o evento como um fato no passado, seja geral ou
simplesmente um evento singular. Também é possível refletir sobre ações contínuas e progressivas,
mostrando atividades em progresso ou hábitos passados e até indicar intenções não realizadas. O pas-
sado pode ser real, hipotético ou expressado com elementos de dúvida ou graus de probabilidade.
Exemplos:
*Yesterday I didn't go to work.
  Ontem, não fui trabalhar.

*In the past people lived without electricity.
  No passado, as pessoas não tinham luz elétrica. (pretérito imperfeito)

*When I was young I was fat.
  Quando era novo (jovem), eu era gordo. (pretérito imperfeito)

*A year ago, I was going out with Jane.
  Um ano atrás, eu ainda namorava Jane. (progressive/pretárito imperfeito)

*For the last the climate has been cold.
  No último ano, o clima foi frio. (presente perfeito)

Como mostram os exemplos, existem diferenças entre português e inglês na forma usada para relatar
a mesma ideia. É importante entender que, enquanto todas as línguas conseguem tratar todos os temas
imagináveis, muitos falantes, ao apreder um novo idioma, encontram limitações com certas formas
gramaticais.
Nesta primeira exposição, o enfoque será a forma em inglês que podemos usar tanto para refletir o sen-
tido passado quanto para traçar tempos prolongados ou hábitos no passado remoto. Fácil em teoria, mas
pode causar uma dor de cabeça danada se não for explicado do modo certo.

                                                                               FIM

The past simple - Passado simples

O sistema verbal do idioma inglês depende dos auxiliares, e com o "passado simples", past simple, não
é diferente. Ele usa o modal did, a forma do passado de do, como modal auxiliar para marcar o fato
passado.

O verbo modal did
Para expressar o tempo do passado simples, ou seja o tempo dos fatos passados, ou até o tempo imper-
feito, precisamos empregar o modal de fatos do - em sua forma passada did.
O modal did é normalmente conjugado sem variações, deixando a conjugação principal nos pronomes sujeitos. Ou seja, did não muda entre as formas de 1ª, 2,ª e 3ª pessoas do singular e plural.
Exemplos:
I                did  We    did
You          did   You  did
He/She/It  did  They  did

Quando colocamos o modal em sua posição enfática, antes do verbo principal (a palavra de ação), o
verbo fica na sua forma raiz, sem alteração qualquer, sem exceção. Como em inglês, o uso do verbo
auxiliar é implícito para operar o negativo, a forma negativa do passado é sempre did not ou sua con-
tração, didn't.
Exemplos:
*They didn't see the game.
  Eles não assistiram ao jogo.

*He didn't remember the meeting.
  Ele não se lembrou da reunião.

No afirmativo, did é usado para marcar ênfase.
Exemplos:
*I did do it!
Eu fiz, sim!

*I did give you the money back, didn't I?
Te dei o dinheiro, né?

*It did feel strange.
Sentia-me estranho./Tive uma sensação estranha.

A construção sintática
-----------------------------------------
Sujeito + modal + verbo(raiz) + complemento
.........................................................
They      didn't       watch           the game.
She        did          inform           me?
He         did          go                 to the party
...........................................................
Tabela 6.1

Em adição, há dois verbos bastante irregulares: go e be. A forma do passado de go é went. As formas
de be são was e were.

Formas interrogativas - usam a inversão típica do sujeito e verbo auxiliar:
====================================
Modal + subjeito + verbo(raiz) + complemento
...............................................................................
Didn't      they         watch            the game.
Did          she          inform           me?
Did          he            go                to the party
..............................................................................
Tabela 6.2

Verbos regulares e/ou irregulares

Um dos pontos da língua inglesa que provoca muita preocupação são os verbos irregulares no passado.
Enquanto usamos o modal na posição enfática, não há qualquer modulação da forma básica do verbo.
Fica sempre igual à da raiz do verbo, que, em inglês, é a palavra de ação. É somente quando tiramos a
ênfase do auxiliar modal que notamos alterações nos verbos, ou seja, percebemos qualquer "irregulari-
dade".
Existem três tipos de verbos fundamentais em inglês.
1. Regulares
2. Irregulares tipo 1
3. Irregulares tipo 2

A divisão dos verbos se baseia no comportamento que podemos observar em cada tipo.
*Grupo 1: os chamados "verbos regulares" contêm todos os verbos que acabam em ed.
*Grupo 2: cobre os verbos que mudam radicalmente no som de vogal. Esses verbos não acabam em ed.
*Grupo 3: contam com uma coleção de verbos que têm pronúncia restrita e que não mudam de forma
entre o presente e passado, mesmo que recebam inflexões distintas para diferenciá-los.

======================================
Grupo 1 - Regulares Grupo 2 - Irregulares I Grupo 3 - Irregulares I
...................................................................................
presente passado   presente  passado presente passado
...................................................................................
Play       Pleyed     Speak      Spoke     Cut        Cut
Change  Changed  Drive       Drove     Bet        Bet
Need     Needed   Catch       Caught     Beat      Beat
Work     Worked  Teach       Taught     Hurt      Hurt
...................................................................................
Tabela 6.3

Exercises

1.Ligue as formas do passado do verbo com suas raízes à esquerda:
Be       (     )                                                    1.Put
Bet      (     )                                                    2.Was/were
Cut      (     )                                                    3.Went
Fight    (     )                                                   4.Read  
Go       (     )                                                   5.Played
Keep    (     )                                                   6.Saw
Play     (     )                                                    7.Thought
Put       (     )                                                    8.Fought
Read    (     )                                                    9.Set
See      (     )                                                   10.Bet
Set       (     )                                                   11.Kept
Think   (     )                                                   12.Cut

1.Utilize as palavras a seguir para completar as frases:
   -----------------------------------------------------------
   ago - cut - couple of months - put - didn't - went - 1996 - spoke
   ------------------------------------------------------------
Example:
I wrote my first book years ago.
a) I got back from Europe a ________ ago.
b) I __________ know you played so well.
c) In ____________, I moved to Brazil.
d) She ____________ French to her mother and English to her father.
e) I _____________ my finger slicing onions yesterday.
f) He _____________ his hat and coat on and _______________ out in the rain.

                                                                              FIM

Lista dos verbos mais comuns em inglês

=================================
Forma do passado    Raiz      Tradução
........................................................................

01.Was/Were           Be          Ser/Estar, Ficar

02.Had                     Have      Ter, Possuir

03.Said                     Say         Dizer, Falar

04.Did                      Do          Fazer

05.Liked                   Like        Gostar

06.Saw                     See         Ver, Entender

07.Made                   Make      Fazer, Preparar, Construir

08.Found                   Find       Achar, Encontrar

09.Used                    Use         Utilizar, Usar, Costumar

10.Knew                   Know     Saber, Conhecer

11.Got                      Get          Conseguir, Receber, Pegar, Possuir

12.Went                    Go           Ir, Andar

13.Wrote                   Write      Escrever

14.Looked                 Look       Olhar, Procurar, Ver

15.Thought                Think      Pensar, Achar, Considerar


16.Came                    Come     Vir, Chegar

17.Worked                Work      Trabalhar, Funcionar

18.Helped                 Help        Ajudar, Assistir(dar assistência)

19.Put                        Put          Colocar

20.Told                     Tell         Contar, Falar

21.Gave                     Give       Dar

22.Set                        Set          Estabelecer, Criar

23.Owned                 Own        Ser dono de, Possuir, Gerenciar


24.Read                     Read       Ler

25.Asked                   Ask         Perguntar, Pedir

26.Wanted                 Want       Querer(voz passiva - Be wanted: Ser procurado)


27.Kept                      Keep       Guardar, Continuar, Realizar uma ação continuamente)


28.Formed                  Form       Formar

29.Landed                  Land        Aterrissar, Conseguir, Pescar

30.Took                     Take         Levar, Tomar

31.Began                    Begin       Começar

32.Lived                     Live         Viver

33.Need                      Need        Precisar

34.Lit                          Light         Ascender, Iluminar

35.Let                          Let           Deixar, Permitir, Alugar

36.Stadied                   Study        Estudar, Observar

37.Heard                     Hear         Ouvir, Endender

38.Changed                 Change      Mudar, Trocar

39.Answered              Answer      Responder, Atender, Contestar

40.Turned                   Turn           Virar, Tornar, Transformar-se

41.Played                    Play           Jogar, Tocar, Brincar
......................................................................

                                                                           FIM
Tabela 6.4